Início » Brasil » 2014: Lula vai pedir a cadeira de volta?
Tendências e debates

2014: Lula vai pedir a cadeira de volta?

Impossível, por certo, não é. Mas como Lula iria explicar um chega pra lá em uma presidente que bateu o seu -- dele -- recorde de aprovação?

2014: Lula vai pedir a cadeira de volta?
Parece remota a possibilidade de Dilma não tentar a reeleição em 2014 (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

No último domingo, 20, na coluna do jornalista Elio Gaspari publicada nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo, saiu uma notinha intrigante sobre os bastidores do PT:

“Azedou uma conversa de Lula com a doutora Dilma em Paris. Quem assistiu ficou com a impressão de que Nosso Guia está preparando o bote para pedir a cadeira de volta. Se pedir, levará”.

Dois dias depois, na última terça-feira, 22, o jornalista Reinaldo Azevedo, colunista da revista Veja, publicou em seu blog uma análise sob a seguinte introdução:

“Lula mete o pé na porta de Dilma e anuncia golpe; chefão do PT exige o controle da base aliada e quer presidente como mera gerentona de novo. Ela vai aceitar o papel subalterno?”.

Está certo que o blogueiro da revista Veja é famoso, dentre outras qualidades e defeitos, por querer sempre ver o circo do PT pegar fogo, mas o que ele diz com sua escrita peculiar não é muito diferente do que afirmou Elio Gaspari sobre o atrito de “Nosso Guia” com sua sucessora e sobre a possibilidade do “bote” visando 2014.

À primeira vista, é remota a possibilidade de Dilma não tentar a reeleição em 2014 para ceder a candidatura a Lula. Não por causa das reiteradas negativas de vários dirigentes do PT quando inquiridos sobre o assunto. Afinal, petistas negando veementemente o que quer que seja não é algo que hoje goza de muita credibilidade, vide os mensaleiros insistindo na inocência.

Por outro lado, como Lula iria explicar um chega pra lá em uma presidente da República que bateu o seu próprio — dele — recorde de aprovação, o que parecia algo impossível quando ele deixou o Planalto nos braços do povo.

 

Ditando as prioridades

 

O fato é que Lula voltou à ativa, e por “ativa” entenda-se o que ele sempre fez no PT: decidir, orientar, costurar, amarrar, organizar, mandar. Em poucas palavras: ter a palavra final. Lula está aos poucos, e sem fazer muita cerimônia, ocupando o seu lugar no partido que nasceu e cresceu em torno do seu carisma, e esse lugar não é outro senão o mais importante dentro da legenda.

Este Opinião e Notícia repercutiu a notícia dada pela Folha de S.Paulo de que Lula se reuniu no último dia 16 de janeiro com o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, nome escolhido pelo ex-presidente para disputar a eleição para o Palácio do Anhangabaú, sua vice, Nádia Campeão, e alguns dos principais secretários da nova administração da capital paulista para apontar as prioridades da gestão.

Naquela mesma matéria a Folha de S.Paulo informava que Lula já estava de encontro marcado com a presidente Dilma, ministros de Estado e dirigentes petistas justamente para esta sexta-feira, 25, e com uma pauta semelhante à do tête-à-tête com Haddad.

Antes disso, porém, surgiu a notícia de que Lula voltaria a atuar em Brasília, nos bastidores, na articulação da base aliada do governo petista, tarefa na qual o ex-presidente vai “jogar toda sua energia”, nas palavras do diretor do Instituto Lula Paulo Vannuchi, e assim aumentar ainda mais a já aparentemente exacerbada influência, por assim dizer, de Lula, o mais recente “algema de ouro” (o político mais corrupto de 2012), nos governos do PT.

 

Caro leitor,

Você acha que as movimentações cada vez mais ostensivas de Lula dentro do PT e até nos governos encabeçados pelo partido tendem a colocá-lo em rota de colisão com Dilma à luz das eleições de 2014?

 

 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

44 Opiniões

  1. helo disse:

    Lula planejava voltar, mas não voltará mais.
    Se nos malfeitos se escondeu, não vai poder se expor numa campanha.
    Serão bilhões de pequenos e grandes crimes que virão a tona.
    Seu governo foi melhor que o da Dilma, mas foi muito corrupto.
    Dilma nem precisa se estressar, nem Maduro em Caracas.

  2. André Luiz Duarte de Queiroz disse:

    Olha, Lula demonstra tanto apego ao poder que não duvido que force a barra para ser o candidato do PT em 2014, não interessando quanto esteja a popularidade de Dilma ou o sucesso (?) de seu governo até a eleição. Ele não se satisfaz em ser ‘eminência parda’, ele QUER estar nos holofotes! É assim que percebo…

    E não creio que todos os ‘malfeitos’ do governo Lula possam surgidos até agora sejam suficientes para minar suas chances de reeleição; seria necessário vir à tona algo muito, mas muito grave e indefensável para comprometer sua imagem perante seu eleitorado…

    Sou obrigado a discordar da leitora helo quanto à gestão Lula ter sido melhor do que a de Dilma. Em seu primeiro mandato Lula ‘surfou’ nos resultados do saneamento econômico do Plano Real, gestado no governo FHC, e foi consolidando sua imagem de ‘pai dos pobres’ com o bolsa-família e outros tantos benefícios sociais eleitoreiros. O governo atual, nesse último aspecto, não faz diferente; mas está enfrentando uma conjuntura econômica internacional muito diferente e claramente desfavorável, e arcando com as consequências das decisões ‘e omissões’ políticas e econômicas do governo anterior (a famigerada “herança maldita”). Além disso, o governo atual ainda não se concluiu — se bem que, de hoje até 2014, o que o governo fará de tão diferente para deixar uma ‘marca’ da gestão Dilma? — e portanto a comparação entre as duas gestões é incompleta. A meu ver, só podemos realmente determinar se um governo foi ‘bom’ ou ruim’ depois que ele termina, pois então é que se pode mensurar os resultados concretos e perenes desse governo.

  3. Shirley Mang. disse:

    Diante da conquista do PT no aumento de seus dirigentes, governantes e até de uma possível “autonomia” através da autoridade da Presidente Dilma tudo é possível na política atual. Fica o alerta no sentido de que a população precisa despertar para o que é essêncial e o superficial na política. Um mero gracejo em fazer piada de tudo já virou hábito se tratando do ex-Presidente Luís Inácio(o LULA). Temos acompanhado através dos meios de comunicação as melhorias que o governo constantemente vem anunciando, inegavelmente com o firme propósito de uma reeleição, entretanto, ainda há muito a ser feito, a exemplo da Transposição do São Francisco, obra primordial para o povo que sofre com a seca. Além disso, os desvios de verba e o aumento na cobrança de impostos que o contribuinte, eu, você, cidadãos brasileiros somos obrigados a pagar. Bem diferente do que é anunciado véz por outra pelos nossos dirigentes. Infelizmente, a verdade é que ainda trabalhamos com o conceito de país do futuro e não o país do presente, por isso, tantos conchavos políticos.
    Shirley Mangueira, C. Grande-PB.

  4. helo disse:

    André,
    Minha avaliação talvez tenha sido equivocada.
    Os governos e os erros são similares. Porém o governo Dilma é um monte de pequenas intervenções bem intencionadas e equivocadas, sem um planejamento geral.
    Lula não governava, delegava, sobretudo no primeiro mandato. Já Dilma é mais centralizadora, e emperra o país. Estamos parando, o governo engordando e se a presidenta não rouba, também não interfere nas corrupções reinantes.
    De fato é importante lembrar que herdou práticas pouco virtuosas, mas os outros emergentes crescem na crise e nós não.
    Penso que o PT não quererá Lula, é muito trabalhoso administrar e explicar tanta cara de pau, que os gastos com Rose são apenas um pequeno exemplo do infinito desrespeito com o país.
    Dizem que Lula tem tanto malfeito escondido que não quer arriscar. Vai preferir uma estatal, uma embaixada, um ministério que nenhum poste poderá lhe recusar.

  5. André Luiz Duarte de Queiroz disse:

    @Shirley,
    Sim, há muito ser feito, e a gestão Dilma ainda patina em realizar o que é preciso (vide os percentuais de conclusão de obras dos programas PAC, 1 e 2…); mas contesto a pertinência da ‘aclamada’ Transposição do Rio São Francisco. Essa obra é pensada há décadas (li que já se discutia sobre isso desde o 2º Império…) como solução ‘mirabolante’ para a seca no Nordeste, mas jamais foi implantada face as dificuldades técnicas e o custo total de tal empreitada. Além do quê, os riscos de causar danos ambientais irremediáveis são grandes…

    Sabemos bem que, no Brasil, empreitadas ‘faraônicas’ são feitas muito mais para atender interesses privados e políticos do que por legítimas razões técnicas e econômicas — exemplos não faltam! E para combater os efeitos da seca, soluções muito mais simples (programas de incentivo a construção de cisternas e açudes; exploração de lençóis freáticos) e factíveis deveriam ter a preferência, mas… é aquilo: muitas vezes, o dono do carro-pipa que abastece o vilarejo, é justamente o prefeito, o vereador…!

    Bem, minha opinião é baseada nos fatos e dados que conheço, e com certa tendência a sempre desmerecer as iniciativas governamentais, confesso… E sendo você residente em Campina Grande/PB, certamente conhece muito melhor a realidade nordestina do que eu, morador do Rio de Janeiro/RJ… Este espaço, em Opinião & Notícia, é justamente para isso: para contrapormos as visões sobre um mesmo tema, e assim enriquecermos o entendimento de todos! 🙂

  6. igor godoy disse:

    Olha o lula sabe que se candidatar no lugar ou contra a dilma,tem grande chance de perder.
    ,já dilma se continuar com a aprovação em alta vai se reeleger por mas 4 anos,agora em 2018 quem sabe…..

  7. André Luiz Duarte de Queiroz disse:

    @helo,
    Nossa visão crítica sobre a situação do governo PT nesses 10 anos, com seus erros e acertos, é praticamente a mesma. Concordo em muito de sua opinião sobre os estilos de governos de Lula e Dilma, e das consequências.
    Quanto a se Lula vai se satisfazer em se manter numa posição que não a de principal protagonista, não sei… Eu diria que ele se acha o ‘Nelson Mandela’ do Brasil! Mas está longe de ser como ele…

    Por mim, Lula ou Dilma em 2014, tanto faz! Não vou votar em nenhum dos dois!!
    Abs!

  8. binaca correia disse:

    sim eu concordo que lula volte a governar a republica eu admiro muito ele o que ele fez para o nosso brasil ele tiro a pobreza das ruas!!!!!

  9. Ariani disse:

    Chega de vergonha! O lula só foi na onda de impulso em beneficios do FHC.
    CHEGA DESTE CÂNCER ,será que o povo brasileiro não acorda com toda a chacota que virou este País? Criminoso ainda voltando para assumir cargo político como Gesuíno? De novo o Lula era só o que faltava para acabar de vez com o resto que sobrou (se sobrou ) !

  10. Rafael Esteban disse:

    Em politica tudo pode acontecer, depende muito de uma boa articulação e de um bom entendimento
    e os mensaleiros condenados?? os desvios de dinheiro??

  11. helo disse:

    Binaca,
    Lula administrou uma boa herança, e só nisso fez bem.
    A pobreza, com a volta da inflação, não terá Bolsa que resolva.
    Ele não voltará, não quer e nem pode.

  12. Miguel Meira disse:

    Título do livro: “Os (dois) Miseráveis” de espírito. Precisa dizer mais alguma coisa ? A história do país não pode ter este título.
    VOTE NULO, VOTE EM BRANCO. Tire todos eles e que vão para CUBA.

  13. Luis Fernando Castro Santos disse:

    Ola Companheiros,
    A presidente Dilma já esta a par da movimentação do senhor dos Aneis (LULA), que por sua vez sabe que na politica não se passa o poder SE PERDE. Hoje seu maior adversario para voltar para Brasilia é aquela que ajudou a se eleger. Ele sabe que no PT não pode ter duas estrelas, uma vai ter que se apagar em 2014 e ele não querer ver a sua estrela no chão. A estrada para chegar a Brasilia se chama ALIANÇA, mas o Lula não tem hoje a força e poder da caneta, portanto a Dilma leva aí uma grande vantagem. A presidente começa a fazer sua campanha usando a caneta que é o maior cabo eleitoral dos candidatos a reeleição. A baixa nos juros, o desconto nas contas de luz e outros esquemas eleitoreiros já começam a fortalecert a imagem da presidente para 2014. Bem, o espaço aqui é pequeno para expor outras teorias, mas o LULA que se cuide, pois não vai faltar traição, pois ele não pode esquecer : QUE MULHER COM BIGODE E MULHER DO PT NEM O DIABO PODE.
    LUIS FERNANDO – VOLTA REDONDA RJ.

  14. Rafael Sarnelli disse:

    VOTOU PT! VOTOU LADRÃO !!!

  15. Mauricio Fernandez disse:

    A história nos ensina que os grandes estrategistas tiravam dos confrontos nos campos de batalhas as dúvidas quanto suas teorias. Lula pertence a essa escola. Não são coisas de livros. Não se apoiam em experiências de outros. Os métodos de Lula arrastam e consolidam a possibilidade do certo e do errado com maior afinidade com o objetivo almejado. Requer o exercício dioturno das transformações executadas ao sabor dos eventos. Herança de intensa vivência no trato da coisa sindicalista. Aqui reside a principal razão de Lula ter desmobilizado totalmente a costumeira interface das relações parlamentares. Uma vez que se instalou na complexa rede de interesses se transmuta como um virus que não sofre rejeição seja de que ospedeiro for e para o qual, portanto, inexiste anti-virus. Assim está construído o Lula possível e o Lula impossível por sobre tudo o que se pense ou diga. Em tais condições, primário e ingênuo imaginar descontruir Lula a partir de denuncias. Ora!… denúncias houveram de forma dura e contundente durante todos os períodos de sua atividade como presidente e ex presidente e em campanha para a eleição de Dilma e mais recentemente para a eleição de Haddad. Lula será sempre um fortíssimo candidato em qualquer situação. Se a economia naufragar e Dilma não demonstrar a que veio…. – o que ainda não o fez! muito provavelmente Dilma sairá do PT. O descontrole sobre os eventos eleitorais no nordeste e no norte por conta da falta de pulso junto aos ministros do PMDB exigem a intervenção forte de Lula confirmando não somente sua capacidade de articulador, diga-se de somenos importância frente sua imensa capacidade de comandar e se fazer respeitar no meio político seja por que meio for. Portanto, fica demonstrado que a forma de “descontruir” Lula passa pelo aniquilamento daquilo que o construiu. Tarefa dificel mas que tem merecido a atenção de setores ligados ao próprio governo. Sinal de racha. Lula observa e insentiva exercitanto assim sua forte vocação de líder e o experimento de novas taticas nos moldes das aplicadas na eleição de Haddad.

  16. olbe disse:

    Tomara que eles briguem muito e que o povo brasileiro perceba que são farinha do mesmo saco.. Ela só foi presidente pq ele exigiu…e o povo num brilhante ataque de inteligência escolha outro nome…fora do PT!!!

  17. nilton disse:

    na politica tudo é possiveu. no meu estado si colocar um candidato que nao saiba convencer o povo pede denovo.

  18. Helioberto Marcel Ramos disse:

    O ex Presidente ja fez a sua parte, teve 8 anos, agora he a vez da reeleição da Presidenta Dilma.

  19. marlenefialho disse:

    eu concordo com a volta ,dele mesmo porque ,votei todas as vezes em que o lula se elegeu ,e votaria novamente……

  20. Ciro disse:

    Não tem atrito, não. Ela é o cachorrinho dele: pode ficar excitada com o brinquedinho que ganhou, mas se ele falar firme a terrorista de estimação sai da frente e cede o espaço.

    Se a economia for bem ano que vem e com bons presságios para os anos seguintes – ou seja, se não tiver chance dele
    assumir a presidência e se desgastar com fracassos administrativos- ele se candidata. O sujeito ama a própria imagem mas que tudo e ele é peça indispensável na bolivarização do Brasil.

  21. helo disse:

    Marlene,
    Você concorda com o rombo às nossas custas de 20 bi?
    Você gostou de pagar Rose?
    Quando Lula não se elegeu você não votou nele?
    Tá gostando da Dilma?

  22. Áureo mRamos de souza disse:

    No meu entender os jornalistas deveriam deixar o Lula pra lá, esse negócio de viver falando nele é mais propagando para o próprio e lá vem ele sempre aparecendo na mídia, se nós e os jornalistas deixassem ele pra lá ninguém se lembraria dele e nem tão pouco aparecia na mídia. Vocês sabem quanto mais aparece mais cresce.

  23. Jose Joao de carvalho disse:

    Muitas críticas acirradas pelos os oposicionista mas acredito que a fatura já esta liquidada!. com a reeleição da presidenta Dilma, Lula como bom articulador politíco sabe que o moento é da Dilma governar o Brasil por mais quatro anos.

  24. Zé da Silva disse:

    O que revista veja e jornal folha de São Paulo publicam são exatamente matérias produzidas pelas organizações globo, são portanto divulgações tendenciosas e pouco confiáveis. É sabido que esse tal Reinaldo Azevedo é um elemento tendencioso e presta um desserviço ao Brasil. É também membro importante do PIG.
    O que deverá acontecer em 2014 a contra gosto de uma minuria, inclua-se aí a oposição e o PIG, é o Lula ser eleito governador de São Paulo e a Dilma ser reeleita presidenta(e). Agora para 2016 a situação sera invertida, a Dilma será a governadora de São Paulo e Lula voltará a ser presidente.
    É claro que isso causará forte impacto e antes mesmo que ocorra haverá um grande movimento coordenado pela mídia tendenciosa com o objetivo claro de jogar o povo contra o governo, só que quem decidirá tudo será o voto da maioria.

  25. helo disse:

    Zé da Silva e José João,
    Os partidos de oposição devem até querer a Dilma e o Lula, para que administrem as suas heranças malditas.
    Eu, como brasileira não.
    Tenho pena que tenhamos que chegar no fundo do poço, e do bolso, pra que a maioria mude de opinião.
    A falta de política no controle da inflação e na questão de energia, não tem Bolsa, que até gosto, que dê jeito.
    Sem inflação, ganham todos os brasileiros, e sobretudo todos os pobres, com ou sem Bolsa.
    Já votei no PT, e hoje faço oposição forte.

  26. dirmo pinto de camargo filho disse:

    Dilma, Lula nunca mais porque no governo dele é só roubalheira e mais roubalheira e nada para aqueles que trabalham honestamente, Pt é não um partido do trabalhador e sim partido dos enganadores e mentirosos neste dez anos de Pt só roubaram o povo e não gastaram um cenatvo na saúde, educação, segurança, habitação, e transpoetes só enganaram o povo isto sem falar que a Dilma e o Lula foram o criador do mensalão para roubar o dinheiro publico das aumentos a corruptos e e dando um salario minimo de fome para poder sobrar mais para eles roubarem esta Lula e Dilma são os maiores desastre que o pais tem onde só quem rouba tem valor acorda povão não votem nunca mais nestes ladrões.

  27. vanda tereza cruz disse:

    Que venha o LULA votei e voto dinovo nele ele foi o melhor so quem não gosta dele e os riquinhos porque ele olha para os pobres

  28. Luiz Eduardo de Arruda disse:

    O que Reinaldo Azevedo escreve há muito não é levado a sério. Trata-se de um anti-PT, um obssecado. Por isso, não tem nenhuma credibilidade. Em 2014, o ex-presidente Lula vai apoiar a reeleição da presidente Dilma.

  29. Lucas disse:

    Ah gente, quem tem família no nordeste sabe o que estão fazendo, já vi pessoas que passavam fome não passar mais, minha tia não tinha energia elétrica em casa, agora tem, eles não tinha um poço em suas casas, agora tem, não é defendendo, mas nunca existirá um presidente tão ruim como Fernando Collor de Mello. E ai? Alguém lembra do que esse cara fez? Pois é, não podemos sair culpando e julgando uma pessoa por uma coisa que nós nem sabemos se ocorreu, claro, há suspeitas e desconfiança total, mas tudo tem que ser investigado e no fim da investigação, depois da confirmação ou negação do caso poderemos julgar, acusar e discutir sobre o assunto. Porém tem muita gente que não aceita ou não compreendem certas coisas… Só digo mais uma coisa, corrupção não durará para sempre, a casa vai cair um dia pra todo mundo que participa e se escapar alguém, irá ser poucos…

  30. Luiz Augusto disse:

    Ainda bem que ambos estão em rota de colisão. Tomara que não sobre nem pó.

  31. Afonso Schroeder disse:

    Pode na forma de enxergar destes poucos ser um partido leviano, mas por favor qual é dos outros partidos, que fez aquilo que o PT fez para a grande maioria do povo brasileiro, escrevo e digo sem medo de errar democratizou as instituições deste País, onde atualmente a inveja e ciumes desta minoria é simplesmente de se lamentar e mais estes poucos podem ter absoluta certeza a grande maioria não deseja a volta daqueles tempos sombrios e nebulosos, oxalá que Deus de entendimento a esta minoria.

  32. GERACINA disse:

    NO BRASIL SO APOIA ESSE IMUNDOS CORRUPTOS, OS BOSLSA FAMILIA , E AQUELES QUE LEVAM VANTAGEM. deverian ter vergonha na cara antes de vir aqui defender esse esses mafiosos que estao milionarios a custa do trabalhador.

  33. jose camargo disse:

    É bom que a “presidenta” não dixe a peteca cair, afinal sua aprovação esta sendo muito superior. Seria um retrocesso ter que aguentar esse MOLUSCO eternamente. Isso aqui não é um país onde defunto tem mandato continuo sem sua presença.

  34. MROCCIO disse:

    A PRESIDENTA DILMA ESTA FAZENDO UM BOM TRABALHO.MAS SE LULA VOLTAR TENHO CERTEZA QUE A VIDA DOS TRABALHADORES MELHORARÁ AINDA MAIS.MESMO QUE OS TUBARÕES CRITIQUEM E FALEM EM DESEMPREGO,NOVAS PORTAS SE ABRIRÃO E A POBREZA NÃO SERÁ MAIS POBREZA.
    PERCEBEMOS QUE A VIDA DOS BRASILEIROS POBRES, ESTÁ CADA DIA MELHOR. QTO AUMENTOU O NúMERO DE ESTUDANTES POBRES NAS UNIVERSIDADES.
    QTOS TÊM HOJE SUA CASA PRÓPRIA? ALGUÉM TEM SAUDADES DA INFLAÇÃO/ DOS PRESIDENTES QUE ANTECEDERAM LULA/DILMA? TENHO CERTEZA QUE NÃO. O POVO BRASILEIRO SÓ CONSEGUIU VIVER MELHOR DEPOIS QUE O BRASIL FOI DIRIGIDO PELO PT.
    NÃO SOU PETISTA.(FILIAÇÃO) MAS ACREDITO E VOTO DE NOVO LULA/DILMA.
    SÓ FALTA EXIGIR QUE GOVERNOS MELHOREM O SALARIO DOS PROFESSORES PARA QUE A EDUCAÇÃO CAMINHE COM MAIS SABEDORIA. E QUE VENHA O PT EM TODOS OS ESTADOS NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!

  35. Luiz A. F. Ramos disse:

    Primeiro: Essa excrescência sindicalista deve voltar às portas das fábricas do ABC, de onde nunca deveria ter saído. Segundo: Dilma não conseguiu administrar um brexó em Porto Alegre, donde se acredita estar perdida na gerência da Economia do País, onde Mantega é mero garoto de recado. Estamos muito mal servidos.

  36. helo disse:

    Mroccio,
    O Brasil melhorou sim com o fim da inflação. Com o PT a inflação já voltou. Foi um erro que ninguém, nem o PT pretendia. O importante é ir pra frente, renovar. Lula pintou demais, Dilma se mostra incapaz. Estou esperando que venha um jovem de Pernambuco ou de Minas e acerte o passo para não irmos pra trás.

  37. Mauricio Fernandez disse:

    Helo,
    Não sou PT ou PSDB ou outro partido qualquer. Sou pelos fundamentos da política que leve ao cidadão PAZ E FELICIDADE. Se, esses dois quesitos forem supridos é porque todos os outros como saúde, educação, segurança, ….e necessidades prioritárias, já o foram. Portanto Helo, não posso me entusiasmar com qualquer jovem seja pernambucano ou mineiro principalmente se apoiados por forte articulação da mídia ou proximidades recentes em ações políticas eleitoreiras com o poder vigente. Uma questão de coerência.

  38. helo disse:

    Maurício Fernandez,
    Governos prolongados passam com o tempo a cuidar menos de suas funções e mais da manutenção de seus próprios poderes.
    A democracia é imperfeita, mas uma de suas virtudes é a possibilidade de renovação, o que evita o inchaço do poder, vícios, feudos, corrupção consolidada, populismo, inércia, gargalos.
    A boa intenção, já diz o ditado, é fundamental porém não suficiente para garantir prioridades como o combate efetivo da miséria e da desigualdade do país. A inflação, já é consenso, cria e aprofunda a miséria, entretanto não é uma tarefa fácil. Um exemplo é a discussão, ainda sem um consenso no mundo, sobre modos de transferência de renda.
    Propostas alternativas vindas por ex. de PE, MG, SC, e de governos com aprovação popular, com proximidade ou não do poder vigente, podem ser uma opção saudável, e coerente com a virtude e a energia que é própria do que é novo.

  39. Mauricio Fernandez disse:

    Helo,
    A democracia não tem demonstrado muito sua vocação por virtudes. Está mais para um ensaio de boas intenções. Enquanto a inflação não passa de roubo descarado submergem as esperânças dos mais fracos e desvalidos que acredito sofrem forte influência dos mais fortes – formadores de opinião, e governos afinados e articulados. Fica dificultado encontrar opção saudável, coerente e virtuosa pela simples condição de novo. Eis que, em nome deste, o novo, se perpetuam ações velhas brilhantemente arquitetadas e aceitas até pelos que se entendem exercendo oposição. “-Assim não dá!” diria FHC.
    Abraço,

  40. Iggor disse:

    Dilma ou Lula, tanto faz. Só sei que se a Marina Silva se candidatar o bicho vai pegar!

  41. André Luiz Duarte de Queiroz disse:

    @ Mauricio Fernandez,
    O problema das ‘democracias’ (entenda-se por isso as ditas democracias representativas) é que são uma “espécie de jogo onde nem todos os jogadores sabem as regras, enquanto outros as burlam as regras”!… Entendo perfeitamente que sua opinião reflete a realidade brasileira e de outros países ‘emergentes’ onde o jogo eleitoral sempre foi manipulado — o povo, eleitor, porém ignorante e/ou omisso politicamente, é mera massa de manobra para legitimar no poder os grupos políticos patrocinados pelas oligarquias, seja lá a bandeira ideológica que levantem! Isso é fato, sabemos bem.

    Mas, ainda assim, é preciso cautela ao criticarmos a democracia representativa como forma de governo. Quais as alternativas a ela? Ditaduras? Teocracias absolutistas?… Nós brasileiros mal e mal saímos de um período obscuro de nossa história republicana, ‘melhor não dar ideia’…!

    Façamos uma comparação com o futebol: um jogo pode ser bom ou ruim, emocionante ou chato, mas não por culpa das condições do campo ou da bola… Os jogadores é que são craques, ou bolas-murchas mesmo!

  42. Mauricio fernandez disse:

    André Luiz Duarte de Queiroz,
    Como em outros comentários pautas pela exatidão e grande inteligência. Entendo que a necessidade de cautela nos aponta uma reflexão que elucide o pior do menos pior frente ao que temos e entendemos como democracia representativa onde eu jogo segundo regras que são burladas por outros jogadores, principalmente, me permita, quando ditaduras ou teocracias absolutistas sofreram algum tipo de escolha em suas origens. No caso ficamos entre os jogadores fracos e as bolas murchas. Como bem entendes tudo é uma espécie de jogo.
    Abraço,

  43. ISAAC J. A. CARMO disse:

    Afonso Schroeder, você acertou na mosca. Essa é a realidade que a direita raivosa insiste em não reconhecer. Deixa que o povo tem o “Domínio do Fato”!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *