Início » Brasil » Getúlio Vargas: o suicídio como arma política
60 anos depois

Getúlio Vargas: o suicídio como arma política

Em 24 de agosto de 1954, Getúlio Vargas cometeu suicídio

Getúlio Vargas: o suicídio como arma política
Decisão dramática pelo suicídio revelou-se extraordinária para salvar a biografia de Vargas (Reprodução/Internet)

O dia mal havia começado na manhã de 24 de agosto de 1954, quando Getúlio Vargas decidiu tirar a própria vida. Esse gesto foi o maior golpe de marketing político da história brasileira. Até aquela manhã, o ex-ditador estava acuado. Acusado de proteger ladrões, e com seu irmão e o chefe da guarda pessoal envolvidos na tentativa de assassinato do principal líder da oposição a seu governo, a situação política de Getúlio Vargas era insustentável.

A opinião pública acompanhara os detalhes das investigações do atentado da Rua Toneleros e estava chocada com as revelações. O coronel João Adil de Oliveira, que ficara encarregado do Inquérito Policial-Militar, havia declarado, a 19 de agosto, que o atentado contra Lacerda fora planejado dentro do Palácio do Catete. O vice-presidente e os militares pressionavam Getúlio para que renunciasse. Se deixasse a Presidência, o ex-ditador teria um destino muito parecido ao reservado a Fernando Collor: teria respondido a vários processos e correria o risco de ser condenado, junto com parentes e pessoas de sua estrita confiança. Teria tanto apoio da opinião pública quanto o ex-presidente Collor obteve durante o processo do impeachment.

A decisão dramática pelo suicídio revelou-se extraordinária para salvar a biografia do Tirano do Catete (Vargas foi o único ditador a habitar aquele palácio presidencial). Como num passe de mágica, poucas horas após o anúncio da sua morte, milhares de pessoas foram para as ruas da capital, inconformadas com os acontecimentos. Exceto para Gregório Fortunato e seus capangas, os demais acusados da entourage getulista saíram ilesos das acusações. Em 30 dias o inquérito foi encerrado e nada apurado em relação aos parentes do tirano. Os ladrões que o circundavam, segundo acusava Carlos Lacerda, também não tiveram os seus atos investigados.

O grande jurista e advogado Evandro Lins e Silva – que esteve à frente da defesa de alguns acusados do atentado da Rua Toneleros – declarou haver encontrado a melhor explicação para o suicídio de Vargas numa revista francesa, sob o título O suicídio como arma política. Nessa reportagem, segundo Lins e Silva, o autor mostrava que, com seu gesto, Getúlio Vargas tinha conseguido dominar, paralisar, desmoralizar a conspiração que pretendia alijá-lo do poder. Na verdade, isso aconteceu. Quem viveu aquele período e assistiu aos acontecimentos durante o dia, no Rio de Janeiro, tem a lembrança de que poucas vezes multidão igual saiu às ruas em apoio ao presidente.

Este é um exemplo perfeito de manipulação da opinião pública post mortem. Até a manhã do dia 24 de agosto Getúlio Vargas era um ex-ditador, convertido em demagogo, à frente de um governo acusado de corrupção e rodeado por bandidos que urdiram um atentado contra o principal político de oposição. Com o seu derradeiro gesto, tudo isso foi apagado e seu nome emprestado a ruas, avenidas, praças, cidades e instituições. Ergueram-se monumentos e bustos. E os que desejavam ver cumprida a lei e punidos os culpados, terminaram com a pecha de conspiradores aos olhos da maioria das pessoas. Nunca um suicídio mudara tanto os rumos da política brasileira, nem a biografia de um personagem.

Fontes:
Instituto Liberal - O suicídio como arma política

34 Opiniões

  1. jasna disse:

    ele foi denominado pai dos pobres por causa das leis trabalhistas

  2. CLAUDIO HESS disse:

    25.8.2014 – O FILME VARGAS VAI PASSAR NA GLOBO!!

  3. reifer disse:

    as eleições da república velha eram sérias ?
    não foi ele quem derrubou. ele teve apoio de minas e outros estados . luis carlos prestes roubou getulio ( 800 contos de réis ). a intentona comunista deu força a direita para tomar o poder. vamos salvar o país do comunismo assim como foi feito em 1964 > atacar um quartel os inimigos da revolução de 30 não tirariam nenhum proveito com isso ?
    olga benário não sabia o que era o expurgo stalinista ? nem os jovens sabem o que é . isso não é ensinado nas escolas por causa que nas escolas é ensinada a história marxista . a ditadura do proletariado aquela que olga defendia tira o direito de um individuo acreditar em Deus . isso é democracia ?
    adhemar de barros que lutou contra getulio falava em alemão com felinto miller . adhemar é pai da unicamp de onde surgiu essas manifestações de rua . paulo skaf entrou com ação contra haddad e ganhou o iptu. saiu vitorioso e terá votos para governador.
    o livro olga quem escreveu fou um pmdebista . ele não escreveu u m do estelionato do plano cruzado. brizola ( getulista ) alertou a população sobre tal plano. perdeu a eleição para governador . quem ganhou foi candidato da globo de carlos lacerda .

  4. Evandro Correia disse:

    reifer: vc acha que Getulio não foi um ditador? Ele, em 1930, derrubou um governo eleito e governou durante 15 anos, sem qualquer respeito à lei. Isso não é ditadura? Leia o livro “Olga”, do comunista Fernando Morais, para saber algumas das torturas e atrocidades praticadas por Getulio e seu infame chefe de polícia Filinto Muller.

  5. reifer disse:

    Ditador ?
    Antes dele a mulher poderia votar ? mulher representa metade da população .
    Existia a justiça eleitoral ou o voto de cabresto ?
    Por que apenas um estado da federação poderia eleger o presidente ?
    Carlos lacerda era comunista e depois foi parar na direita . O regime russo é democrático ? ele não sabia o que queria da vida .
    por que ele tomou um tiro na perna enquanto o major foi alvejado nas costas ? sujeito ruim de tiro não ?
    Carlos lacerda apoiou o golpe militar de 1964 . não teve ganho nenhum com isso porque os militares mostraram quem manda aqui. depois saiu criticando a globo que pertencia ao time life .
    vargas fez política de esquerda . ele foi o pai dos pobres . a clt é o combate a mais valia . foram os anarquistas que conquistaram a jornada de 48 horas semanais , férias , décimo terceiro salário ? não. porque se fizer greve o patrão demite o empregado ( lei da oferta e procura ).
    o presidente da fiesp disse que o Brasil deve competir com a china . custa muito para contratar um empregado. para baratear a contratação o que deverá ser feito ?
    esse texto é o que se ensina nas escolas . difamação , calunias sobre o presidente vargas . sobre monumentos : tem o obelisco lá em são paulo . 9 de julho . movimento financiado pela fiesp para tirar vargas do poder. hoje em dia com a internet as pessoas podem pesquisar mais e não cair na lábia desses difamadores. o vargas não está aqui para se defender .

  6. francislane disse:

    bom trabalho!continuem assim!

  7. Evanilda disse:

    Vargas…. Na moral bolada com isso

  8. valter custodio lemos da silva disse:

    Segundo a famosa vedete e amante de Getulio, ele foi assassinado e ela estava na cama com ele naquele momento, ela foi jogada pela janela, teve algumas fraturas e em fevereiro deste ano de 2012, deu uma entrevista a Radio Globo do Rio de Janeiro, onde revela o assassinato, ela diz que tudo está no seu livro auto biográfico, porque o resto da imprensa se cala diante disto e todos os anos nesta data, insistem em falar em suicido, até quando a história deste povo sofrido e espoliado será mentirosa, já não basta o ano do descobrimento, e desde la, são só mentiras, até um dos maiores bilionários do Brasil um tal de 9 dedos, não sabe de nada, fala da inexistência do mensalão mas se cala diante das acusações da revista Forbes, é este o Brasil que a elite e a imprensa covarde quer nos mostrar e manter.

  9. Sidnei Neves Ramos disse:

    Eu era ainda criança. Mais o povo o adoravam falavam dos seus feitos. Presidente Vargas com aquele chapéu
    branco de panamá que cobria as orelhas e sua cabeça chata e nanico lá ia o pequeno ditador. Dizem como ele –
    era. Mais eu lembrava dele. Para saber dele mesmo é só você procurar lê e mais nada,
    O povo precisa sim de uma pessoa que ame mesmo o seu País e seu Povo com desejos de avanço e colocar todos
    os que passem as pernas em nossos bens na forca.

  10. MARIA ELY disse:

    sOU MUITO SIMPATICA AO VARGAS,NÃO GOSTAVA DE LACERDA ENCREQUEIRO HOMEM METIDO A SÉRIO,SUA SEGUIDORAS AS LACERDISTAS ERAM NOJENTAS

  11. MARIA ELY disse:

    pRESIDENTE vARGAS GRANDE PRESIDENTE,EU ERA MENINA E FOI O PRIMEIRO DEFUNTO QUE VI.LEMBRO VARGAS EM PASSAGEM DE BONDE NA JANELA DO PALACIO ACENANDO PARA O POVO,SIMPATICO OS BRASILEIROS O ADORAVAM!!!!!!!!!!!!!

  12. Ricardo disse:

    Mais uma demonstração do que a direita é capaz e sempre foi capaz de fazer até hoje. Marketing?

  13. acreucho disse:

    Se hoje acontecesse isso com Lula ou Dilma, José Dirceu ou outro mensaleiro, eles se tornariam heróis nacionais como aconteceu com Getulio Vargas

  14. Rudy Lang disse:

    O protegido de Getúlio, Jango, também não era flor que se cheirasse. Não era tão astuto como a raposa (de duas caras) de quem foi ministro do trabalho, mas era de uma ingenuidade acachapante: chegou a discursar contra o seu próprio governo em 1964. Podemos agradecer a essas duas personalidades por mais 21 anos de dita(mole) militar. DEfinitivamente prefiro Ustra a Getúlio Vargas.

  15. TARCISIO NEVIANI disse:

    Sei que a minha opinião está contra a corrente e que muitos vão demonizá-la. Entretanto, vejo no suicidio de Vargas a consequência de um surto de burrice e covardia. Burrice do ponto de vista político porque, com o suicídio, o proprio suicida nada ganhou para ele. Fama efêmera e inconsequente. Se a política é cálculo de conveniências, o ato foi extremamente burro. Converter isso em um genial golpe de marketing me parece um tanto visionário, porque o ato extremo não gerou vantagem alguma para Vargas. Covardia porque, mesmo acuado e com o orgulho ferido, Vargas não foi homem o bastante para enfrentar as consequências dos fatos que ele deixou acontecer (ou induziu para que acontecessem). Não foi sério: fugiu da vida para não enfrentar as bruxas. Não merece, pois, o endeusamento da mídia. O julgamento da história, já distante das paixões do momento, não pode ser favorável a Vargas por esta atitude suicida. Um homem pequeno, na estatura física e moral. Que Deus o tenha em bom lugar pelo bem que ele tenha feito.
    Se, depois do suicidio, os processos que deveriam ter acontecido nao aconteceram, não foi porque o Sr. Vargas praticou um golpe de mestre com o suicidio, mas foi simplesmente porque nós somos um povo leniente com tudo, indisciplinado quase sempre e, por isso, não temos força moral para julgar com rigor e os que poderiam dar andamento a esses processos se acovardaram perante a comoção pública de um povo mal avisado, que, por outros motivos (no mais das vezes fisiológicos) idolatrou o popular Gegê.

  16. Rosa disse:

    Quando nascí, dois anos depois do ocorrido com o então Presidente da República Getúlio Vargas, crescí escutando que havia sido uma vítima e um bom presidente. Porém, lendo os comentários que foram feitos ano passado aqui, chego à conclusão: será que foi mesmo? Ou na verdade, foi mais um político corrupto da época?
    Se bem que nos tempos idos, a corrupção não era tão escancarada como nos tempos de hoje.
    Continua a mesma coisa, ou por que nao dizer, está cada vez pior?
    Quando chega época de eleição, fico muito desanimada e senão fosse obrigatório, nem votaria.
    Para que? Para completar o quadro de corrupção infeliz no nosso País?
    Aqui tudo é permitido, quando a justiça faz emergir os feitos dos implicados, todos se fazem de inocentes e pedem trégua, alegando seus renomados advogados, que tudo não passa de intriga da oposição.
    Acredito que ainda existam membros na justiça como na política dignos e honrados, mas o que dizer do resto?
    Mas como eu mesma disse, ainda acredito que um dia, que não se faça tardio esse tempo, vamos colocar os malfeitores na cárcer.

  17. Anonima disse:

    O texto mostra que esse político era fraco,pois o primeiro obstáculo que apareceu,ele fugio e se matou,atitude de pessoas que tem medo de enfrentar seus problemas.

  18. Luiz Franco disse:

    Muito difícil imaginar um político que se mate quando o escandalo bate à sua porta. Mas eram outros tempos, talvez isso fosse possível.

  19. Ana Maria B de Araujo disse:

    Me lembro perfeitamente do tal dia e como filho de “pobre” adorei não ter tido aula.
    Eu tinha 9 anos e olha só o que acontecia: Um dia sem aula porque o Presidente República faleceu.
    Hoje, as coisas mudaram e a meninada fica três meses sem aula (isso mesmo, 90 dias!)pois os professores ficam na guerrinha de quem é mais forte e já estão sendo antipatizados pelos que não tem nada a ver com isso.
    Quem acaba perdendo são os alunos da rede pública porque as Particulares, tudo normal.
    É,uma dura realidade.
    Democracia é isso?
    Cadê os nossos direitos?

  20. cesar tavares disse:

    Para chamar o jurista e advogado Evandro Lins e Silva de grande e cogitar que GV morreu por marketing politico, é deu uma debilidade de dar dó.

  21. Wilson Severiano da Silva disse:

    Muitas dúvidas pairam sobre o crime da Rua Tonelero, que culminou com o suicídio de VARGAS. Seu Guarda Costas GREGÓRIO FORTUNATO, tudo indica, assumiu para si a autoria do crime. Condenado a 25 anos de reclusão, teve sua pena reduzida a 20 anos por JK e depois a 15 anos por JANGO. Ao final da pena, às portas da liberdade,em outubro de 1962 foi assassinado no cárcere por outro detento e as anotações para seu livro de memórias desapareceram. Mais um fato nebuloso da nossa história em que muitas verdades são definitivamente apagadas para não comprometer gente muito poderosa!

  22. Bruno hesse disse:

    Politica é um jogo de poder e estrategia, isso é fato!.O suicidio de Getulio pode realmente ter tido alguma premeditação de tornalo ” Martir “, ou apenas foi uma fuga dessesperada da situação.

    Gostaria de lembrar a todos que os politicos corruptos sairam do meio do povo “nós” ,logo sao gente como agente,.. Nao sejamos ignorantes aponto de julgarmos com este estereotipo de: “todo politico é corrupto”,isso é comodismo de gente preguiçosa.. Ao contrario disso estudem e formem um caracter digno para serem representantes melhores do que esses que criticam.

    ;]

  23. renato vasconcellos disse:

    Vaargas foi um ditador simpatizante do fascismol, mas foi de uma época em que os homens públicos ainda tinhm honra e se suicidavam quando o escandalo batia na sua porta, muito ao contrário de hoje em que os corruptos negam(denegação, uma perversão) e ainda se vangloriam do feito.
    Concordo também com a opinião da farinha do mesmo saco, e como disse o Brizola”Pobre esquerda brasileira, ou é uma direita travestida de esquerda ou uma esquerda com prática e direita”

  24. Geracina disse:

    BRASIL NAUN TEM JEITO,GOVERNOS MILITARES CORRUPTOS,AGORA CIVIS TBEM CORRUPTO.TODOS SAO CONSTITUIDO POR HOMENS CORRUPTOS,SERES COM SERIOS DEVIOS DE CONDUTA.

  25. Jose disse:

    Tudo era só acusacao mesmo, pois acabou por iisso mesmo, se havia erros corrupcao porque nao continuaram? O objetivo de tudo era derrubar o presidente. Nao havia picia federal na epoca? Talcomo naqueles dias continua hoje, as mesmas forcas continuam atuando.

  26. Evandro Correia disse:

    Getulio foi um ditador sanguinário, matava e torturava. É uma ironia as pessoas que criticam o governo militar de 1964-85 admirarem Vargas. São farinha do mesmo saco. Usaram os mesmos métodos (tortura, cassação de direitos políticos) e até as mesmas pessoas (Filinto Muller entre outros).

  27. Dorival Silva disse:

    Kukáh, era a máquina de propaganda dele criando uma imagem favorável.

  28. Dorival Silva disse:

    Kukáh, era a máquina de propaganda dele criando uma imagem favorável.

  29. Kukáh disse:

    Alguém saberia me responder porque Getúlio Vargas foi denominado pai dos pobres ?

  30. Kukáh disse:

    Alguém saberia me responder porque Getúlio Vargas foi denominado pai dos pobres ?

  31. Carol E Túlio disse:

    Adorei!

  32. Erika Tatiane disse:

    PARABENS!!!!!

    Ótimo trabalho….
    O site é perfeito!!!!!!

    Continuem assim…

    Sucesso e mais sucesso!

  33. carol disse:

    muito boa

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *