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Natura lança coleção com cenas de beijos lésbicos e é alvo de boicote

Nas redes sociais, internautas convocam boicote à marca. Caso relembra situações recentes de Burger King e Banco do Brasil

Natura lança coleção com cenas de beijos lésbicos e é alvo de boicote
Campanha lançava novas cores de batom (Foto: Maquiagemnatural/Instagram)

A Natura lançou na última segunda-feira, 13, a “Coleção do Amor”, integrando a linha “FACES”, com seis diferentes tons de batons matte. No entanto, ao exibir casais lésbicos no anúncio da campanha, a marca de cosméticos causou furor nas redes sociais, e críticos convocaram uma campanha de boicote à marca.

Na manhã desta terça-feira, 14, a hashtag “Boicote Natura” (#BoicoteNatura) estava em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados das redes sociais. No entanto, a hashtag de convocação do boicote também tinha a participação de apoiadores da marca, que usavam o destaque para elogiar a iniciativa da Natura.

“Que nossa maquiagem só borre por causa de beijos cheios de AMOR! Para divulgar a nova #ColeçãoDoAmor, convidamos três casais para contar suas histórias e celebrar a diversidade! Conheça as seis novas cores do Batom Matte”, escreveu a Natura no Instagram, destacando em diferentes momentos, e em várias publicações, que o tema de sua nova campanha é o amor.

Foto: Instagram/maquiagemnatura

Críticas e elogios lotaram todas as redes sociais da empresa. O vídeo oficial da campanha foi lançado pelo YouTube, enquanto pequenos vídeos promocionais e imagens foram compartilhados em outras redes sociais, como o Instagram.

Antes mesmo do lançamento oficial da campanha, a Natura havia publicado em seu portal institucional, no último dia 10 de maio, um “Glossário LGBT+”, explicando algumas das orientações sexuais e identidades de gênero.

Questionada pelo Opinião e Notícia sobre a campanha, a Natura respondeu, através de um comunicado, que a empresa acredita no valor da diversidade. Segundo a nota, o posicionamento “está expresso em nossas crenças há mais de vinte anos em nossas campanhas publicitárias, projetos patrocinados e em nosso corpo de colaboradores”.

“Com o lema ‘No amor cabem todas as cores’, a nova coleção de maquiagem FACES reforça o apoio da marca à causa LGBT+, incentivando o orgulho de ser quem é e amar quem quiser”, concluiu a Natura.

Caso Burger King

A campanha de boicote à Natura relembra o recente caso Burger King, no qual diferentes usuários das redes sociais também convocaram um boicote à empresa de fast food. O boicote se deu devido à convocação do Burger King a atores e atrizes que participaram do comercial do Banco do Brasil, vetado pelo governo de Jair Bolsonaro.

Algumas das principais postagens contra a Natura exibiam o famoso jargão do ultraconservadorismo “Quem lacra não lucra”. Vários destes compartilhamentos relembravam que o lucro do Burger King no Brasil caiu 65% no 1º trimestre deste ano.

No entanto, a queda do lucro do Burger King ocorreu no 1º trimestre deste ano, entre janeiro e março. A polêmica convocação, no entanto, ocorreu no início do mês de maio, visto que o comercial do Banco do Brasil só foi vetado no fim de abril. Dessa forma, não é possível conectar a campanha de boicote à queda no lucro da companhia.

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