Início » Brasil » A culpa foi do Mantega
Inflação

A culpa foi do Mantega

Presidente do Banco Central deixa claro que inflação alta é culpa do ex-ministro da Fazenda

A culpa foi do Mantega
Presidente do BC, Alexandre Tombini, deixou o recado que o culpado pela inflação é o Ministério da Fazenda (Reprodução/Internet)

Na sua apresentação nesta terça-feira, 24, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, quando questionado sobre a inflação alta e a política monetária, falou diversas vezes que a redução da inflação (ou o sucesso da política monetária) depende do comportamento da política fiscal. Verdade, mas depende também do Banco Central.

Não sei se o o presidente do Banco Central quis falar isso, mas deixou o recado que o culpado foi o Ministério da Fazenda com a sua política fiscal expansionista. O mais correto seria dizer que a culpa foi da Presidente da República e que o Banco Central, como não é independente, ficou de mãos atadas e aceitou uma inflação maior.

Bom, e agora que o Mantega está fora? Bom, agora a culpa recairá sobre o novo ministro da Fazenda porque este falou muito sobre o fim das operações de swaps e permitiu um forte reajuste dos preços administrados. A inflação no Brasil é alta, o Banco Central não conseguiu reduzir as expectativas de inflação nos últimos quatro anos, e o Banco Central aceitará este ano uma taxa de inflação acima do teto da meta. De fato, o Banco Central não é independente.

*Mansueto é economista do Ipea e titular do Blog do Mansueto

Fontes:
Blog do Mansueto - A culpa foi do Mantega

4 Opiniões

  1. Vitafer disse:

    Roberto, deixa de ser esnobe e fale em Português. Ninguém é obrigado a entender Inglês.

  2. Áureo Ramos de Souza disse:

    Agora o mordomo era Mantega, me poupe Tombini, o que vem acontecendo é velho e Dilma sabia e sabe de tudo, o STF devia mandar fazer varredura nas contas da Dilma na Suiça assim como a do Lula pois bem sabemos que as de Lula esta na Friboi.

  3. Roberto1776 disse:

    É notável que todas as cabeças pensantes do país já sabiam disso, inclusive me, myself and I, mas a dilma NÃO sabia.
    Não existe a possibilidade de impeachment por burrice?
    Outro que anda se metendo de pato a ganso é esse tombini, mind my words!

  4. André Luiz D. Queiroz disse:

    É uma canalhice do governo (alguém esperava algo diferente…) culpar Mantega da inflação descontrolada, agora que não está mais no governo. E por acaso, a política econômica do 1º governo Dilma veio da cabeça dele? Sabemos que não: Mantega apenas cumpria ‘ordens’, não passava de um “ministro marionete”, que, aparentemente, engolia bem mastigadinho o orgulho e as próprias ideias (caso as tivesse…) para “bater palmas” e seguir bovinamente a todas as orientações ‘desenvolvimentistas’ de Dilma. Seu salário de Ministro de Estado, somado ao de integrante do Conselho da Petrobras, e outras benesses, deviam pagar bem sua subserviência…!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *