Início » Brasil » A esquadra de Pedro Álvares Cabral partiu de Portugal
Nesta Data

A esquadra de Pedro Álvares Cabral partiu de Portugal

No dia 9 de março de 1500, a esquadra de Pedro Álvares Cabral partiu de Portugal, chegando ao Brasil 44 dias depois no sul da Bahia

A esquadra de Pedro Álvares Cabral partiu de Portugal
Pintura que retrata o momento do primeiro contato dos nativos com os portugueses. Não se sabe se a chegada de Cabral ao Brasil foi intencional ou casual. (Foto; Reprodução/Internet)

A esquadra de Pedro Álvares Cabral tinha como endereço as Índias, em busca de torças comerciais, mas por acidente, ou não, chegou ao Brasil. Na época, Portugal e Espanha eram considerados os dois países mais influentes no planeta por conseguirem “dominar” o mar.

Sob o argumento de que queria dominar a rota de comércio com as Índias, Cabral partiu no dia 9 de março de 1500, do Rio Tejo, com aproximadamente 1400 homens. A chegada ao Brasil se deu 44 dias depois, no dia 22 de Abril.

O primeiro contato dos portugueses com os nativos aconteceu no sul de onde hoje se situa o estado da Bahia. Uma carta foi enviada ao rei de Portugal relatando o que foi encontrado no novo território. No dia 1° de maio, o capitão da esquadra oficializou a posse das terras brasileiras pela coroa portuguesa.

Apesar dos avanços no estudo da história, ainda não se sabe se Cabral chegou ao Brasil de forma casual ou intencional. Alguns especialistas defendem que Portugal já tinha conhecimento da presença das terras na região.

Fontes:
InfoEscola-Chegada de Cabral ao Brasil

4 Opiniões

  1. Monique disse:

    Amei esse site

  2. Lauren Carvalho disse:

    V. V. Bom , só estou estudando e só estudo nesse site

  3. silvanete disse:

    comcordo com tudo

  4. Renato Fregapani disse:

    Vicente Pinzon foi o primeiro governador do Brasil, nomeado pelo rei espanhol. Antes do “descobrimento”, os portugueses ja vinham e exploravam a madeira (pau-brasil). Os espanhois Vicente Pinzon e Diogo de Lepe vieram em 1500 e não tomaram posse em favor da Espanha, isso obrigou os portugueses a se apressarem mandando Cabral fazer uma “escala” em sua viagem à Índia. Este “Descobriu” o Brasil.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *