Início » Brasil » A Família Real chega ao Rio de Janeiro
Nesta Data

A Família Real chega ao Rio de Janeiro

No dia 7 de março de 1808, a Família Real Portuguesa chega ao Rio de Janeiro fugindo da ofensiva de Napoleão por quebrar o bloqueio continental

A Família Real chega ao Rio de Janeiro
D. João VI foi o rei que conduziu a corte ao Brasil e implantou mudanças significativas na sociedade colonial (Foto: Reprodução/Internet)

A chegada da Família Real Portuguesa ao Rio de Janeiro é considerada um dos fatos mais importantes da história brasileira. Para fugir da perseguição de Napoleão Bonaparte, que tentava impedir que Portugal mantivesse suas relações comerciais com a Inglaterra, a corte portuguesa transferiu a capital do reino para a colônia.

Com a fuga, D. João VI conseguiu manter-se no trono, diferente do que aconteceu em outros reinos, onde Napoleão depôs o rei vigente, como na Espanha, por exemplo.

O primeiro ponto de chegada foi em Salvador (BA), onde a família real se fixou por um mês e assinou a carta régia, que permitia a abertura dos portos às nações amigas. Pouco depois se transferiram ao Rio de Janeiro, onde chegaram no dia 7 de março de 1808.

As modificações, que começaram pela carta régia na Bahia, rapidamente se estenderam à capital da colônia. O número de moradias aumentou, novas ruas foram criadas e as antigas ampliadas e novas áreas foram ocupadas, fazendo a cidade se expandir para o norte e para o sul.

Não só a estrutura da cidade mudou, o número de habitantes cresceu, principalmente pelo aumento do número de escravos. Com a criação de várias instituições, como a Real Academia de Belas Artes, a Imprensa Régia, o Banco do Brasil, a Biblioteca Real, a Casa da Moeda, o Jardim Botânico e a Real Academia Militar, a vida na cidade mudou completamente.

A presença da corte portuguesa criou uma estrutura administrativa e econômica no país, que 14 anos depois serviram de base para a proclamação da independência.

Fontes:
Oi Educa-Chegada da Família Real portuguesa ao Rio de Janeiro

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *