Início » Brasil » A PEC Anti-Lula 2018
Coluna Esplanada

A PEC Anti-Lula 2018

Deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) acaba de protocolar a PEC 125, que pode enterrar a carreira de Lula, se aprovada

A PEC Anti-Lula 2018
Lula pretende se candidatar em 2018 (Fonte: Reprodução/Heinrich Aikawa/ Instituto Lula/Fotos Públicas)

A oposição não quer facilitar a vida da presidente Dilma tampouco a esperança de Luiz Inácio Lula da Silva. Filha do delator do mensalão, o ex-presidiário Roberto Jefferson — que manda no PTB –. a deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) acaba de protocolar a PEC 125, que pode enterrar a carreira de Lula, se aprovada. Ele pretende se candidatar em 2018. O texto proíbe a ‘reeleição por períodos descontinuados para cargos do Executivo’, desde prefeitos até presidente da República.

Adesão

A proposta tem a simpatia de todos os partidos da oposição e de muitos do PMDB, a maior bancada do Congresso.

Sei, não sei…

Questionado pela Coluna, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha — opositor declarado do PT –, diz não saber de nada. Mas acredita que a PEC vai para a CCJ em breve.

O porém

Há um obstáculo. A PEC barra também pretensões de prefeitos e governadores, que têm seus interesses e forte influência em suas bancadas no Congresso; podem impedi-la.

Coturno na porta

A situação ficou feia entre a caserna e o Governo depois da malsucedida portaria do Ministério da Defesa que tirou poderes dos militares em nomeações e transferências. O Governo recuou. É que militares mais exaltados enviaram recados velados ao Planalto de que poderiam ‘desestabilizar ainda mais o Governo’ — não se imagina como.

E o exemplo?

A mudança seria mínima na conta, mas o exemplo enorme e significativo. Mas nenhum ministro vai reduzir o próprio salário, nem a presidente; tampouco falam dos jetons milionários que recebem nos conselhos de estatais, que fazem dobrar seus ganhos.

Palácios do barril

Enquanto o Governo vende imóveis de luxo, a Petrobras, sem caixa e correndo atrás de empréstimos, se acomoda — e bem. Apenas no Rio, além da conhecida sede própria, a estatal e a BR mantêm dois novos edifícios inteiros alugados no Centro.

No sal

Em Vitória, a Petrobras ocupa a nova mega sede do pré-sal, erguida superfaturada, conforme mostra a operação Lava Jato. E a petroleira nem vai mais explorar a camada.

Dançou

É pule de 10 o TRE de Minas cassar hoje o mandato do deputado Luis Tibé (PTdoB). Ele é acusado de pedir votos dentro de uma escola ano passado.

Toda zen

Mesmo com a Rede Sustentabilidade no forno do TSE, a presidenciável Marina Silva, atualmente no PSB, não quer saber de eleições municipais em 2016. Pretende entrar em período sabático de estudos no exterior.

Veneno não vale

Em tempos de ajuda humanitária internacional, um especialista, remexendo projetos da Câmara, encontrou o que titula de ‘PL Bom Samaritano’. Mas nem tanto. Do ex-senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), ele prevê isenção de punibilidade criminal para doadores de alimentos em caso de o beneficiário ir a óbito devido a efeitos da ingestão.

Lupa na conta

Ninguém quer deixar barato esse vaivém de pacotes e ajustes. Economista renomado, o deputado Júlio César (PSD-PI) apresentou o requerimento 43/15 para que o Tribunal de Contas da União fiscalize o… Ministério da Fazenda.

Olha aí, Dilma!

A Câmara da pequena São Francisco do Glória (MG) aprovou a redução de 20% dos salários do prefeito, vice e secretários — proposta enviada pelo prefeito José Bissiati (PT). Por tempo indeterminado. Com outras ações, querem economizar R$ 100 mil/mês.

Neoverde

O ex-deputado federal Sérgio Barradas Carneiro se filia ao PV após 16 anos de PT — e anteriormente seis anos de PDT. Foi a única alternativa de partido independente.

Ponto Final

‘Ela está se recuperando’.
Sobre a presidente Dilma, do mui amigo vice Michel Temer, que levou para a Rússia quatro ministros do PMDB enquanto ela se virava por aqui no fim de semana.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

6 Opiniões

  1. olbe disse:

    Temer além de levar acompanhantes para Russia não disse o que foi fazer mas agora estamos sabendo que ele foi COMPRAR 3 MISSEIS ao custo de 500 milhões…mas os jornais não falam nada…

  2. Paulo Fernando disse:

    A Câmara da pequena São Francisco do Glória (MG) aprovou a redução de 20% dos salários do prefeito, vice e secretários — proposta enviada pelo prefeito José Bissiati (PT). Por tempo indeterminado. Com outras ações, querem economizar R$ 100 mil/mês. Porque a nível Federal não segue esse bom exemplo, nessa época de economia difícil e orçamento apertado, para o País.

  3. Joaquim Caldas disse:

    Lula é o boy de ouro do Foro de São Paulo.O homem que burlou o comunismo,inseriu na cadeia todos da luta armada do PT .As FFAA estão livres para fazer o que Dilma manda! Estamos atentos!!!

  4. Joma Bastos disse:

    Todo e qualquer cidadão que já tenha sido condenado por qualquer crime, deveria ser proibido de exercer qualquer cargo político ou atividade política ativa para toda a sua vida!
    Todo e qualquer cidadão que esteja indiciado por qualquer crime, deveria ser temporariamente proibido de exercer qualquer cargo político ou atividade política ativa, até ao término do seu julgamento.

  5. Francisco R Nascimento disse:

    É uma falta de conhecimento jurídico de toda a mídia “badalar “esse “decreto” do Governo que tira poderes das Forças Armada. Se, para publicá-lo o Governo cometeu os crimes de CONTRAFAÇÃO e FALSIDADE IDEOLÓGICA, o referido “decreto” é NULO DE PLENO DIREITO. A nulidade absoluta não gera direitos, mas pode originar CRIMES. Em crimes o PT é um partido recordista.

  6. Ludwig Von Drake disse:

    O articulista, Leandro Mazzini, afirmou que não sabe como os militares mais exaltados poderiam ‘desestabilizar ainda mais o Governo’. É que ele não prestou atenção em milhares de motivos armados desfilando no sete de setembro. Mesmo que seja pouco, não há – nem houve – governo popular que não se apoie na popularidade de um fuzil.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *