Início » Brasil » A proposta de Netanyahu de anexar o Vale do Jordão
'DIREITO DE SOBERANIA'

A proposta de Netanyahu de anexar o Vale do Jordão

Anexação do Vale do Jordão, uma região estratégica da Cisjordânia, se tornou uma promessa de campanha do primeiro-ministro israelense

A proposta de Netanyahu de anexar o Vale do Jordão
Netanyahu prometeu exercer o que chamou de direito de soberania de Israel na região (Foto: kremlin.ru)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou planos de anexar partes da Cisjordânia, caso seja reeleito em 17 de setembro.

Em uma entrevista coletiva, Netanyahu disse a jornalistas que, se for reeleito e conseguir formar uma coalizão, exerceria o que chamou de direito de soberania de Israel no vale do Jordão e no norte do Mar Morto, uma área sob controle dos palestinos.

O primeiro-ministro disse ainda que o presidente americano Donald Trump apresentará uma proposta de paz para o Oriente Médio logo depois da eleição e que, em uma ação coordenada com os EUA, irá anexar partes da Cisjordânia onde se situam os assentamentos israelenses.

Ao ser entrevistado pela CNN, um membro do governo dos EUA declarou que nada havia mudado no posicionamento do governo americano sobre a questão Israel-Palestina e que a proposta de paz “Vision for Peace” seria, de fato, apresentada após a eleição de setembro. “O governo dos EUA está decidido a encontrar um caminho para restaurar a segurança e a estabilidade política na região”, observou a fonte.

Ayman Odeh, representante dos deputados árabes no Knesset, o parlamento israelense, disse que o comentário feito por Netanyahu aos jornalistas era uma confirmação de que Israel era “um Estado que impunha uma política de segregação racial”.

Em um comunicado, o líder da Lista Conjunta, uma coalizão de partidos que representam cidadãos árabes nas eleições da próxima semana, declarou que Netanyahu, de uma maneira sistemática, estava eliminando a possibilidade de paz entre Israel e a Palestina.

Por sua vez, Benny Gantz, líder do principal partido de oposição de Israel, Azul e Branco, afirmou em um comunicado que sempre defendera a ideia de estender a soberania de Israel ao vale do Jordão, mas criticou o fato de o anúncio não ter feito menção aos habitantes locais.

O vale do Jordão localiza-se na região leste da Cisjordânia. O lugar tem uma importância estratégica para Israel por causa da extensa fronteira com a Jordânia.

Na Guerra dos Seis Dias, em 1967, a Jordânia perdeu o território da Cisjordânia para Israel. Na opinião de grande parte da comunidade internacional, os assentamentos israelenses construídos na área são ilegais, embora Israel conteste essa afirmação. 

Fontes:
CNN-Netanyahu says Israel will annex parts of West Bank if he's re-elected

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *