Início » Brasil » A Usina Brasil-Bolívia
Coluna Esplanada

A Usina Brasil-Bolívia

O modelo deve seguir Itaipu (parceria com o Paraguai) – se concretizada, a Bolívia deve vender energia excedente para o Brasil

A Usina Brasil-Bolívia
A construção da usina hidrelétrica binacional Brasil-Bolívia será no rio Madeira, com barragem em território boliviano (Foto: Wikimedia)

O governador do Acre, Tião Viana (PT), o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB), e o presidente boliviano Evo Morales pretendem se reunir em julho para oficializar a construção da usina hidrelétrica binacional Brasil-Bolívia no rio Madeira, com barragem em território boliviano. As negociações avançam entre os setores energéticos dois países, e a obra está orçada em R$ 15 bilhões, com previsão de gerar 3 mil MW. O modelo deve seguir Itaipu (parceria com o Paraguai) – se concretizada, a Bolívia deve vender energia excedente para o Brasil.

Água$ que passam

O mistério é que o projeto é de 2011, custava R$ 5 bilhões, pelos cálculos do governo boliviano, com previsão de ficar pronta para este 2015, gerando os mesmo 3 mil MW.

E do lado de cá?

Por falar no Paraguai, o país divulga no site (do lado de lá) os nomes de seus funcionários e diretores, com salários em Itaipu (confira no link  http://bit.ly/1FzcSPT )

Tô na moita

De Marconi Perillo (GO) sobre se candidatar ao Planalto: ‘Quem falar nisso hoje vai comprar briga no seu partido, nos outros partidos e com a presidência da República’.

Papo azeitado

O governador tucano Marconi Perillo, de Goiás, conseguiu o que queria – o afago da cúpula do PSDB, que o havia isolado. A aproximação de Marconi com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, e a possibilidade de migrar para o novo partido, acendeu o alerta no tucanato. Marconi voltou de Nova York manso, e diz agora que não deixará o PSDB.

Fala mansa

O governador encontrou em NY os senadores Aécio Neves, José Serra, Tasso Jereissati e o ex-presidente FHC. Algo aconteceu na cidade para Marconi mudar de ideia. O que foi, ainda é mistério. Mas não se descarta a promessa de uma vice na chapa presidencial do PSDB em 2018. Aécio e Serra sempre foram entusiastas da chapa puro-sangue.

Pátria Mãe..

O Exército Brasileiro doou 20 caminhões Mercedes modelo 1418 para o Paraguai, num acordo de cooperação militar. O Congresso Nacional – o de lá e o daqui – ainda não aprovaram, como regra, mas os veículos atravessaram a fronteira pela estrada de Itaipu.

..generosa

O Brasil não tem munição para uma hora de guerra, manda soldado para casa para economizar alimento na caserna e ainda reformou os caminhões antes da entrega.

Memória

Como qualquer doação, mesmo em cooperação militar, o Congresso deve dar aval. Foi assim com um navio fragata para a Namíbia, e aviões Super Tucano para Moçambique.

Pessoa(s)

Ninguém no PSDB entende os movimentos autorizados por Aécio Neves, sem suas digitais, para indicar o deputado Izalci como interventor na direção do partido do DF. O rival deputado distrital Raimundo Ribeiro é o preferido dos militantes.

Segredos de Estado

Não se ouve falar mais no Senado na Comissão de Controle das Atividades de Inteligência. Pelo menos 24 parlamentares, entre senadores e deputados, lêem inéditos relatórios secretos da Agência Brasileira de Inteligência e do GSI da Presidência.

Segredos de La Paz

Já está nas mãos do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) o Ofício nº 53, resposta sigilosa enviada pelo Itamaraty sobre o processo disciplinar contra o diplomata Eduardo Saboya – o que ajudou o senador boliviano Roger Molina a fugir de La Paz.

Bancada Prado

O deputado petista Weliton Prado (MG) deve sair do partido. E daí? O PT deve se preocupar. A família inteira está na política no Triângulo mineiro. O irmão Ismar Prado (PT) é vereador, e há dois irmãos estaduais: Liza Prado (PROS) e Elismar Prado (PT).

Novela da vida real

Nem a poderosa emissora, que arrecada bilhões por ano, escapa dos efeitos da crise. A TV Globo extinguiu há poucos meses o banco de locação, cadastro de imóveis de luxo, do campo à praia, usado para tomadas de novelas e seriados. Agora, só no Projac.

Boa ideia

O deputado Brunny (PTC-MG) apresentou o PL 1630/15 que obriga os prefeitos que forem cassados a bancarem do próprio bolso, para o TSE, a eleição suplementar.

Ponto Final

Será que o FBI vai investigar o 7 x 1 da Alemanha em cima do Brasil?

 

Com Equipe DF, SP e Nordeste

5 Opiniões

  1. André Luiz D. Queiroz disse:

    Outra “Itaipu”, só que em parceria com a Bolívia de Evo Morales?!… É de querer arrancar as calças pela cabeça! Por mais que a demanda energética brasileira justifique tal obra, a conjuntura política e a recente história de imbróglios com a Bolívia dão ideia que isso “é cilada, Bino!!”…

  2. WILSON SCHMEISKE disse:

    COM REFERENCIA A USINA HIDRELETRICA BRASIL-BOLIVIA, DEIXEM EVO MORALES CONTRATAR OS CHINESES QUE O OBRA FICARA PELO MENOS 5 VEZES MAIS BARATA, PELO FIM DESTES CANCER QUE CORROEM O BRASIL… ODEBRECHT OAS…CAMARGO CORREA…DELTA ENG. ETC.

  3. Abrahão P. de Souza disse:

    Com relação a construção da hidro-eletrica na Bolivia,devemos lembrar que o mesmo governo desse Indio tomou a refinaria que o Brasil construi naquele Pais,sem qualquer indenizalção, fazendo conlui com o governo Lula que não fez qualquer reação com relação a esse roubo,Como o nosso governo é o mesmo TEMOS QUE TOMAR TODO CUIDADO,pois estamos lidando com o governo desonesto,como podemos observar pela imprensa.

  4. DJALMA BENTES disse:

    Passar de 5 para 15…..essa petralhada não é para que digamos. O cocaleiro vai tomar conta e fazer o mesmo que fez com a Petrobras. A petralhada deve ter raiva da Petrobras, fazem tudo para acabar com ela

  5. Roberto1776 disse:

    Se existe algum organismo no mundo capaz de desmascarar o grande blefe brasileiro (pt), certamente tal organismo se encontra fora do Brasil, pois aqui dentro já está tudo dominado.
    Mas, se for o FBI, os petistas alegarão que é golpe, portanto continuamos sem esperanças.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *