Início » Brasil » Abecedário do Lula!
Grita Brasil

Abecedário do Lula!

Pelo que parece no abecedário do Lula só existem mesmo o 'm', o 'p' e, claro, o 't'

Abecedário do Lula!
A coluna Grita Brasil é publicada às quintas-feiras

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

 

É.... tô vendo um "m"... um "p"... e um "t"!

Lula, quando era presidente, disse em um de seus “shows” no Maranhão, em 2009, que não queria saber e iria tirar o povo da “m” que ele se encontrava, custe o que custasse. Além de não tirar, custou caro. O tempo passou, já estamos em 2013, ele agora é ex-presidente – talvez e muito provavelmente só nas entrelinhas – mas continua com a sua língua afiada e com a sua total descompostura de homem público. Disse recentemente, para quem quisesse ouvir, que fica “p” com os ataques da imprensa à classe política.

Em uma coisa ele acertou. O “m” vem antes do “p”. No resto errou feio. Até porque pelo que parece no abecedário do Lula só existem mesmo o “m”, o “p” e tem o “t”, é claro.

Falar que tirou o povo da “m” é uma mentira descabida. Tirar alguém do limbo – só para tirar o “m” da história – não é só dizer que agora existe o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e que todos estão de bolsa e casa novas ou com elas a caminho. Existem outros aspectos que fazem o povo permanecer na lama, no limbo, na “m”.

“M” de morte na fila do hospital

Um povo sem acesso decente à Educação, à Saúde, ao Transporte, onde está? No céu? No paraíso? É normal ver em um hospital o que foi encontrado pela fiscalização do Conselho Municipal de Medicina no Hospital Municipal Salgado Filho, no Rio de Janeiro, onde pacientes graves que deveriam estar em um ambiente com quatro leitos dividiam o espaço com 12 pacientes, onde três pacientes dividiam até monitores, onde na sala de observação para pacientes menos graves o local com capacidade para 12 pacientes tinha, no dia da fiscalização, 42 pacientes? É normal que cariocas esperem até quatro meses por uma consulta? Doentes são obrigados a madrugar em postos médicos para marcar horário. E sei que isso é no Brasil todo. Menos no mundo do Lula. E no mundo do Subsecretário de Saúde, Daniel Soranz, que teve a coragem de dizer que antes levava nove meses para marcar uma consulta e que hoje melhorou, são quarto. Uau. Que progresso. Queria ver se fosse a mãe dele.

Se isso é normal, por que vocês, Lula, Sarney, Genoíno, vão para o Hospital Sírio-Libanês? É claro que vocês vão responder que estão fazendo isso para não tirar a vaga de pessoas que não podem pagar por um plano de saúde e dependem do SUS. Que bonitinho isso. Quanta preocupação. As pessoas têm plano de saúde justamente porque não podem confiar no governo, que não é capaz de dar assistência médica decente e, com isso, acaba ferindo a própria Constituição Federal, que assegura esse direito.

Continuando com o seu “m”, Lula, cadê o cuidado com todas aquelas pessoas que sofreram com as enchentes, perderam tudo e estão até hoje morando de favor, morando em escolas abandonadas, em barracas, em presídios?  E nem estou falando de vítimas recentes de 2010, 2011. Temos gente esquecida de uma enchente em 1988 – é, eu não errei o ano – que estão alojadas em um presídio desativado em Alagoas. Isso é sua vontade de tirar o povo da “m”?

“D” de descaso

Sabe, Lula, isso me revolta profundamente. Esse descaso não tem nome. É como se você passasse por um mendigo e cuspisse em sua cara quando este te pede um pedaço de pão. Me admiro mais ainda porque você, que veio lá do interior, passou fome, já sentiu isso na pele e mesmo assim se faz de bom moço, mas na verdade você não faz nada. É uma coisa tão simples de fazer. Basta ter vontade e principalmente compaixão, carinho e cuidado com o próximo.

Sei que as coisas são difíceis, mas a gente sabe que quando vocês do governo querem arrumar uma grana para uma determinada coisa, como mágica, arrumam. Seja para pagar uns milhões para um artista se apresentar num show, seja para trazer a Copa do Mundo para o Brasil. Sabemos (eu, você e talvez meia dúzia de desavisados) que se não fosse a Copa nenhuma dessas melhorias seriam feitas dentro desse prazo “recorde”. Poderiam até ser feitas, mas com certeza iram ser no prazo a perder de vista. Até porque, seja honesto uma vez, essas melhorias foram exigência da FIFA para que a coisa acontecesse. Então é tudo o que a FIFA mandar e tudo no padrão FIFA. Isso é engraçado porque sempre pedimos algumas dessas melhorias e vocês simplesmente ignoravam. Diziam “um dia”.  Mas como é a FIFA… Resumindo, essa Copa é para inglês, francês, americano, japonês verem. Já que no resto o Brasil tá meio sujinho, melhor limpar com a Copa perfeita. Será?

De “A” a “Z”

Mas voltando ao “p” do Lula, não vejo motivo para tal. O que ele quer? Que nós, que vemos essas atrocidades que os políticos fazem contra o povo, fiquemos de boca fechada somente para não ferir o ego de todos vocês?

Realmente Lula, a classe política é uma injustiçada. A imprensa é o carrasco. E você, um santo. O salvador. Salvador para mim é a capital da Bahia e pronto.

Quem está de “a” a “z” com os políticos passando pelo seu “m” e pelo seu “p” somos nós.

Mas fica aqui também a minha dúvida, que só será respondida quando tivermos os nomes dos próximos candidatos à Presidência da República. Até que ponto, depois de tudo que você, Lula, e seus seguidores fizeram, isso é sinônimo de nunca mais na história desse país? Tenho medo de que não seja. Medo não. Pavor. O povo me parece burro – e muito capaz de reeleger você, apesar dos pesares – e a inteligência pura não existe. Aliás, existe, mas só na novela de Walcyr Carrasco na pele da personagem Valdirene.

Sei que você diz todo dia para todo mundo, inclusive para a tal da imprensa, que você vê como a grande culpada por todos os malfeitos do seu governo, e para o seu espelho, que você não é candidato, não é candidato, que já fez o que tinha que fazer, blá, blá, blá. Que a vez é da Dilma.

A Dilma! A Dilma conseguiu ganhar uns pontinhos e subir um pouco a sua popularidade. Mas e daí? Também, gastando como nunca em propaganda, tem uma hora que a pessoa começa a acreditar em fadas e Papai Noel. E no coelhinho da Páscoa. Mas se a coisa ficar feia, ou melhor, mais feia do que já está, sei não. Mas algo me diz que você, Lula, sai do armário e assume o que você nunca deixou de ser: presidente.

Salve as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambiente fechado.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

14 Opiniões

  1. Irene disse:

    Como é que este Governo do PT pode celebrar alguma coisa, enquanto no Sertão Nordestino, 70% dos 52 milhões de habitantes são analfabetos?

  2. MARCIA disse:

    ESTA ESTÓRIA DE TRAZER MÉDICOS DE FORA DÁ IMPRESSAO QUE O ATENDIMENTO É ÓTIMO SEM FALAR NA EDUCACAO E NO TRANSPORTE PÚBLICO QUE TB. É PÉSIMO…

  3. Luiz Carlos Braga de Camargo disse:

    Aproveitando esse o Abecedário do Lula, faço uma consulta aos caros e letrados amigos.
    Em resposta a um email usei despretensiosamente
    um termo, descobri de imediato que ele não existia, acho que diferentemente
    do ex-ministro Magri que não sabia o que estava dizendo quando proferiu
    a palavra imexível, penso ter direito de autoria sobre o mesmo até
    que caia na famosa LPU ou linguagem popular urbana.
    Se o termo que proponho já fora lido por alguém abro mão da pretensa autoria,
    de qualquer forma, cá está o vocábulo:

    lulescamente / lulesco.

    Lulescamente / lulesca: adj. acho que acabei de cunhar o termo, pelo menos nunca li.
    Não precisa ser explicado ele se autoexplica, de qualquer forma ai vai:
    ato ou atitude espúria, cabotina, mentirosa, corrupta, indigna em relação a algo, alguém, ao bem
    público ou privado, às instituições, ao Estado etc etc.
    Fulado age lulescamente. Me poupe, não seja lulesco ! e por ai vai.

    Lamentavelmente e dado ao meu baixo conhecimento das regras de nossa gramática
    resiste minha dúvida em classifica-lo como adjetivo.

    Eis abaixo o texto onde o termo reside:

    …Essa é uma das maneiras de ser corrupto na verdade ser vagabundo, viver da esmola que o governo lulescamente dá em troca de voto não diferente do coronelismo nordestino a lá Sarney, Renan e outros.
    Existe um livro que conta a origem da corrupção desde o descobrimento se não me falha
    a memória é de Raimundo Faoro, ao le-lo conclui-se que se trata de um mal genético.
    Pessoalmente acho que este país não tem salvação mas precisamos busca-la.
    Como dizia Paulo Francis somos jecas, como dizia Ivan Lessa : somos uma República de Bananas e como disse recentemente o Diogo Minardi, embora muita gente não goste dele; somos o povo mais bovino que existe !!!

    abç
    Luiz Braga

  4. da Paz RodriguesJorge disse:

    Caro Luís C. B. Camargo:

    Como português, felicito-o pelos termos que inventou: lulescamente e lulesco, sendo que o primeiro é acima de tudo um advérbio de modo. Mais uma vez se prova que o português é uma língua viva e creio que lulescamente e lulesco se adaptam bem à personagem a que se reporta.
    Mas se, todavia, quiser um termo alternativo em português de Portugal, sugiro-lhe que use: ludíbrio.
    Os melhores cumprimentos

  5. helo disse:

    Dilma virá. A mídia ninja é o PT, e caminhamos desinformados para o que Lula tão bem orquestrou, o poder eterno e seu próprio abecedário, a riqueza sem fim dos amigos, ludibriando um povo que quer acreditar. Lula manipula os jovens nos protestos, protesta contra uma mídia que o obedece, e se cerca de uma elite econômica que já comunga com o inevitável.

  6. Raimundo de Araujo Caldas disse:

    Quanta besteira!

  7. Raimundo de Araujo Caldas disse:

    O autor me parece que não conhecer o Brasil de verdade. A não ser o eixo Rio São Paulo. Me parece também que há um grande temor por porte das classes que se considera a elite pensante deste pais que o Lula seja Candidato. O temor só tem um motivo, pensa essa tal elite que sem o Lula será mais fácil eleger alguém deles. Mero engano, quem conhece o Brasil que antes passava fome, não estudava, não tinha emprego, não tinha casa e etc, e que hoje tem o que comer, trabalha estuda, compra casa, compra carro, moto e anda de avião, esta doido para votar no Lula. Os milhões de brasileiros que subiram para a classe média, também sabem que ainda tem muito por fazer, muito para resolver, como: melhorar a Saúde, educação, o transporte e tantas outras dificuldades que é secular. Não é com essa elite que nunca fez nada para melhorar as condições de vida do brasileiro é que vamos ter a solução, resolver todos os problemas do Brasil.

  8. roseli disse:

    Parabéns! Artigo nota 10000000. Existe pessoas corajosas e sensatas, falam a verdade.
    Os nossos politicos tem dor de barriga corre para o Hospital Sirio Libanes. Porque*#……¨O POVO QUEM PAGA. .. é GRATUITO para OS ……… Fila de espera…. brincadeira. BOLSA – O povo gosta, tem o prazer de se enganar E SER ENGANADO; com bolsas de __ m___.
    FESTA_ ELES esturquem os engenheiros, arquitetos, donos de empresas, comerciantes, imobiliárias, para financiar a festa interna da administração publica. Deveriam dar exemplo, e honestidade, vivem levando vantagem nas custas das pessoas. O serviço publico deve ser o mais transparente, mais na verdade fica a desejar. É UM ABSURDO!!! mais é verdade.

  9. Mauricio Fernandez disse:

    Senhor Claudio Schamis, seguindo o raciocínio de Dilma e Lula fica fácil saber, não só a razão pelo qual Dilma iniciou sua subida nas pesquisas assim como será reconduzida a Presidência da República. Ocorre que os protestos populares por “mais”, certamente se repetirão alcançando seu ápice nas reclamações de que a condição de rico não mais servirá a ninguém, o mínimo exigido será o de bilionários. Quem poderá duvidar se foram lançados na classe média 40 milhões de miseráveis. Melhor do que isso somente uma nova separação das águas.

  10. Honório Tonial disse:

    Será que estamos no Brasil governado pelo PT e sua coligação?
    Verdadeiro ou falso?

    SALÁRIO MÍNIMO I LE G A L
    Art. 7.º (*) São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
    IV – salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.

  11. Geraldo Moura Silva disse:

    Quanto Lula incomoda a elite é imensurável.

  12. thomas Toth disse:

    Um país é o espelho dos seus dirigentes. Um exemplo bem didático para o Brasil, é Cingapura que era o que somos hoje, uma corrupção generalizada, uma violência sem controle, o estupro era corriqueiro, as drogas circulavam livremente em todas as camadas e os traficantes com poderes imperialistas. Hoje Cingapura é o país mais seguro, mais limpo, de maior índice em educação, em saúde, em transporte, em habitação, de maior renda per capita e tem os portos mais modernos e de melhor rendimento no mundo. O Brasil teria que acabar com os partidos políticos e adotar o critério meritocrático nas eleições, não havendo necessidade de dinheiro,( fonte de corrupção), e sim cultura, inteligência, honestidade e capacidade administrativa para usar com critério os altos tributos e retornando aos contribuintes benefícios que são de direitos pela constituição.

  13. helo disse:

    Geraldo, você tem razão.
    Se elite são os lêem e não os que tem o poder, Lula desperta indignação. Para a maioria dos brasileiros o incômodo sentido no bolso só começa a acontecer. Manipulador inteligente Lula sabe e nunca admitiu que foi a estabilidade que criou a nova classe média. Sou a favor da Bolsa Família, mas convenhamos não foi ela. O PT pelo poder corrompe, se enrica, dá bolsa rico, e trás de volta a inflação, que rouba sobretudo dos mais pobres. A pesquisa Nem,Nem ,Nem mostra que aumenta o número de jovens que nem trabalham, nem estudam, nem procuram emprego. Isto é muito grave. Nada se fez pela educação, saúde, infraestrutura. O programa MCMV é um fracasso e um equívoco do passado segundo qualquer urbanista. A Petrobrás não deslancha, a dívida interna sobe, os ministérios triplicam, a burocracia cresce. Qualquer um que venha na oposição desmanchará a gangue estruturada e poderosa, aliada ao grande capital. Porém se o PT pouco cuida do país, cuida do poder e da propaganda. Se você é lulista fique tranquilo, Dilma virá, e como ela mesma diz, Lula jamais saiu do poder. O mensalão condenará a turma que não é do PT, e os grandões que nos roubaram vão continuar muito bem.

  14. Luiz A. F. Ramos disse:

    Tudo o que se refere a essa excrescência sindicalista cheira a esgoto.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *