Início » Brasil » Aborto até a 12ª semana de gestação. Você concorda?
Polêmica

Aborto até a 12ª semana de gestação. Você concorda?

Conselho Federal de Medicina defende interrupção da gravidez por vontade da gestante

Aborto até a 12ª semana de gestação. Você concorda?
Parecer do CFM será enviado ao Senado (Fonte: Reprodução/Getty Images)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) vai defender que as mulheres tenham autonomia para interromper a gravidez até a 12ª semana de gestação. O parecer será enviado à comissão especial do Senado que analisa a reforma do Código Penal.

Hoje em dia o aborto é autorizado no Brasil em casos de risco à saúde da gestante ou quando a gravidez é resultante de um estupro. O CFM concorda com a proposta da comissão que defende que o aborto também seja permitido em caso de gravidez por emprego não consentido de técnica de reprodução assistida, anencefalia ou feto com graves e incuráveis anomalias, e também por vontade da gestante até a 12ª semana da gestação.

Autonomia da mulher

O CFM, no entanto, defende a interrupção da gravidez por vontade da gestante sem a necessidade de apresentação de um laudo médico constatando que a mulher não tem condições psicológicas para levar adiante a gravidez, conforme é proposto pela comissão.

O Supremo Tribunal Federal decidiu no ano passado que o aborto em caso de anencefalia não é crime. Essa é a primeira vez que o Conselho Federal de Medicina e também os conselhos regionais se manifestam sobre o aborto. As entidades médicas ressaltam, no entanto, que “não são favoráveis ao aborto, mas sim à autonomia da mulher e do médico”.

Fontes:
G1 - Conselho de Medicina defende liberação do aborto até 12ª semana

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. PATRICIA disse:

    NÃO , EU NÃO CONCORDO!!! JÁ DESCUTI MUITO SOBRE ESSE TEMA E VI O QUANTO AS PESSOAS SAO EGOISTAS,
    ASSASSINAS , PESSOAS QUE COMETEM ESSE TIPO DE CRIME, É UMA PESSOA FUGINDO DE UMA RESPONSABILIDADE, NÃO ME VENHA COM ESSA DE ESTUPRO, SE ELA TIVER SORTE DE ESTA VIVA DEPOIS DE UM , DEIXE QUE VIVA O FETO, AFINAL TEM FAMILIAS QUE QUEREM UM BB E NÃO SE IMPORTA AS CONDIÇOES QUE FOI GERADO. A CRIANÇA É A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, NÃO ME VENHA DIZER QUE ESTAO PENSANDO NA MULHER. ISSO É HIPOCRISIA, A MULHER QUE QUER TIRAR UM FILHO , DEVERIA SER MUTILADA, RETIRADO LHE O VENTRE, ESSA MULHER NAO É PROPRIA PARA GERAR UMA VIDA , NUNCA MAIS!!!!!

  2. PATRICIA disse:

    EXISTEM VARIOS MEIOS DE SE PREVINIR, O HOMEM OU A MULHER QUE SE DEIXA ENGRAVIDAR TEM QUE TER A RESPONSABILIDADE DE AO MENOS DEIXAR VIVER, A MAIORIA DAS PESSOAS QUE SAO A FAVOR , PRA MIM, SAO AS MESMAS QUE ESTAO DANDO COMO XUXU NA CERRA E QUEREM UM RESGUARDO DA JUSTIÇA PRA ABORTAR A SUA INCONSEQUENCIA, FETOS QUE NAO IRAM SOBREVIVER? BOM , EU IMAGINO QUE SE DEUS PERMITIL QUE FOSSE ASSIM , ENTAO QUE DEIXE ELE TENTAR POR ELE MESMO, O DESISTIR POR ELE MESMO, SEM COMETER UM A EUTANÁSIA OU COMO QUEREM …. ABORTO!!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *