Início » Brasil » Acontece o comício das Diretas Já na Praça da Sé
nesta Data

Acontece o comício das Diretas Já na Praça da Sé

No dia 25 de janeiro de 1984, acontece o comício das Diretas Já na Praça da Sé

Acontece o comício das Diretas Já na Praça da Sé
Esse comício impulsionou outras manifestações pelo Brasil (Reprodução/Internet)

No dia 25 de janeiro de 1984, o centro de São Paulo foi o palco de um dos momentos mais importantes da história do Brasil. Cerca de 300 mil pessoas se reuniram na Praça da Sé para o comício que massificou a campanha pelas Diretas Já no Brasil. O ato reuniu diversas personalidades políticas, artistas e lideranças sindicais.

Foi o grito do povo clamando pelo direito de votar, após intensos 20 anos de repressão por parte da ditadura. A campanha pelas Diretas Já começou em 1983. Cresceu ao longo do ano e ganhou verdadeira importância no comício em São Paulo. Esse comício impulsionou outras manifestações pelo Brasil. A ditadura sabia que o fim se aproximava.

A emenda das eleições diretas para presidente foi colocada para votação em 25 de abril de 1984, mas não foi aprovada para frustração dos brasileiros. Tancredo Neves foi eleito presidente em 1985 por eleições indiretas. Porém, ele faleceu em função de uma doença. José Sarney assumiu. Só em 1989 ocorreu a votação direta, com vitória de Fernando Collor.

Fontes:
Sua Pesquisa

3 Opiniões

  1. LUIZ CARLOS GUIMARÃES BRONDI disse:

    Enquanto ainda existir, neste país, pseudo-democratas, elitistas e reacionários, que ainda temem por um governo virado ao social, torcendo pelo retorno de uma ditadura militar, evidente que só podemos esperar um retrocesso em nossas duras conquistas politicas. Ainda bem que são ínfimos os infelizes que sofrem com a liberdade de nosso povo. As conquistas democráticas tem de ser preservadas. Claro que corrupção e desonestidade administrativa, coisas intoleráveis, tem de ser duramente combatidas, mas dentro de um processo legal e democrático. As Diretas Já foi um movimento popular que, embora derrotado no Congresso, derrubou de vez com a infame ditadura militar. O povo, enfim, ganhou a liberdade total, tanto é que Bebetos e Man Drakes da vida hoje podem se expressar impunemente expondo as suas idiotices. Isso sim é democracia! E foi por ela que nós lutamos naqueles tempos difíceis, exatamente, para poder garantir a todos e quaisquer beócios a liberdade de expor as suas burrices e as suas asneiras.

  2. Ludwig Von Drake disse:

    Eleição direta para votar no Collor, no Lulla, na Dillma. O FHC pelo menos tem educação, não nos faz motivo de pilhéria.

  3. Roberto1776 disse:

    A maior mancada que já cometemos.
    Quem se opõe a ditadura petista-peemedebista sabe muito bem do que se trata.
    Só ganharam os comunas e socialistas que estão na iminência de transformar o Brasil em uma “nova” união de “repúblicas” socialistas soviéticas.
    Foi mal, muito mal. E não foi por falta de avisos.
    Agora é tarde e Inês é “marta”.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *