Início » Brasil » Acordo trilateral é assinado para construção de ferrovia Peru-Brasil
Acordo

Acordo trilateral é assinado para construção de ferrovia Peru-Brasil

Ambos países sul-americanos assinaram acordo com a China para construir ferrovia que ligará oceanos Pacífico e Atlântico

Acordo trilateral é assinado para construção de ferrovia Peru-Brasil
Presidentes da China e do Peru em encontro. Sete acordos foram assinados entre os países. (Reprodução/Ng Han Guan)

Os presidentes de Peru e China, Ollanta Humala e Xi Jinping, respectivamente, assinaram nesta quarta-feira, 12, um acordo de trabalho trilateral para a construção de uma ferrovia bioceânica entre Brasil e Peru com participação chinesa.

Essa foi uma das etapas da visita do presidente peruano à China. Além deste, outros seis acordos foram assinados entre os dois países. O líder do Peru faz visita ao país asiático após participação no fórum da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, na sigla em inglês).

Membros da delegação peruana que participam da visita afirmaram que entre os outros acordos há uma doação de US$ 11,5 milhões da China ao Peru. Além disso, há outros projetos acordados no setor de mineração de petróleo.

Em julho deste ano, a presidente Dilma Rousseff esteve em Pequim e também assinou um acordo que possibilita a participação de empresas chinesas na construção de ferrovias no Brasil. Com os acordos assinados, o desenvolvimento de uma ferrovia que atravessa o continente sul-americano e ligue os oceanos Pacífico e Atlântico se torna possível.

Humala ainda teve reuniões com o presidente do Comitê Permanente da Assembleia Nacional Popular, Zhang Dejiang, com o objetivo de estreitar  os laços entre os países. O presidente peruano ainda irá inaugurar o Festival Gastronômico do Peru em Pequim.

Fontes:
Folha-Países fecham acordo para a criação da ferrovia bioceânica Peru-Brasil

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *