Início » Brasil » Adeus Justiça , adeus Barbosa!
Grita Brasil

Adeus Justiça , adeus Barbosa!

Quando li que Joaquim Barbosa estava se aposentando prematuramente vi o abismo à minha frente

Adeus Justiça , adeus Barbosa!
A coluna Grita Brasil é publicada às quintas

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Obrigado Barbosa. Você já deixa saudades!

Na minha infância e lá se vão bons 40 anos – uau, sim 40 anos – eu tinha um ídolo. Era o Wilson Vasconcelos Vianna, o Capitão Aza. Não perdia um programa. Cheguei a encontrá-lo uma única vez quando ele entrou na loja em que eu trabalhava. O tempo passou.

Hoje aos 46 anos poderia dizer que tenho dois ídolos: Zico e Joaquim Barbosa. E se formos analisar, eles são até parecidos no que diz respeito à integridade, ao caráter e suas maneiras de ver as coisas.

Quando li que Joaquim Barbosa estava se aposentando prematuramente, vi o abismo à minha frente. Parece que o chão se abriu logo ali. Vi a balança da Justiça subir de um lado e baixar do outro. Barbosa que poderia ficar até 2024, quando completará 70 anos, resolveu dar tchau, deixando todos nós – ou parte de nós, porque sempre vai ter um cabra que vai dizer que o Joaquim é isso ou aquilo – e a Justiça órfãos.

Sinceramente, não sei o que será daqui pra frente. Mas, como diz a música de Roberto Carlos, com certeza tudo vai ser diferente.

Ainda não me conformo e lamento pelo país que perde um perseguidor da Justiça, que mostrou com todas as letras que para ele não interessa quem o colocou lá no Supremo. Para ele, se fez “malfeitos”, como a presidente gosta de chamar os atos ilícitos cometidos por seus colegas políticos, ele não aliviava, mesmo sendo amigo de alguém que continua dizendo que o mensalão nunca existiu. Não é, Lula?

Se eu pudesse impedir a saída de Barbosa, entrava com um recurso no STF. Mas infelizmente não dá. Vamos ter que engolir.

Agora caberá a Dilma indicar um novo nome para ocupar a vaga deixada por Barbosa. E aí podemos esperar qualquer coisa. Já tivemos uma amostra com Teori Zavascki e com Luís Roberto Barroso, que foram votos decisivos nos embargos infringentes que aliviaram a pena de condenados no julgamento do mensalão.

Barbosa vai deixar saudades e a Justiça caolha e capenga.

Obrigado, Barbosa!

Obras inacabadas: E daí? Qual o problema?

Nunca inauguramos tantas obras inacabadas como no meu governo!

 

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência, reconheceu que o governo cometeu erros no planejamento do Mundial. Ah é? Que novidade! Até cego deve estar enxergando isso. E finalmente, pela primeira vez, o governo admite alguma coisa. Tem alguém com febre?

Mas falar que houve um erro de planejamento é demais para mim. Quer dizer que desde o dia 30 de outubro de 2007 até os dias de hoje, quase sete anos depois, vocês vêm agora dizer que faltou planejamento?

Será mesmo só isso? Claro que não. Falta, além disso, vergonha na cara. Vergonha na cara de assumir que, diferentemente do que afirma a presidente, essa Copa não é só para os brasileiros. É mais para os outros, para a FIFA. Eu sinceramente acho que o Brasil não merecia sediar uma Copa. Não com os problemas que enfrenta. Não com uma Educação e uma Saúde em frangalhos.

Quando a presidente Dilma diz que tudo vai ficar depois para nós é ridículo. Só faltava a FIFA depois colocar na mala tudo que foi feito. A questão – e eu já falei várias vezes – é que muitas dessas melhorias só estão sendo feitas porque a FIFA exigiu o mínimo para que pudesse haver a Copa. Se não fosse a FIFA essas coisas até poderiam ser feitas, mas seriam feitas no ritmo do governo, ou seja, uma hoje, outra ano que vem. Para as pessoas que pensam diferente e acham que a Dilma está fazendo tudo legal, então rezaria para termos Copa do Mundo todos os anos, pois talvez só assim o governo ia se mexer e fazer o que na verdade já era para ser feito. Mas com a FIFA pressionando…

Tanto é verdade que os hospitais da Copa estão com problemas. Mas o governo não assume isso. Muito pelo contrário. Apesar de unidades lotadas, algumas em obras ou sem profissionais, o governo bota a mão no peito e se diz pronto. Quero só ver se um turista for parar num desses hospitais e morrer por falta de atendimento.

Em Fortaleza, por exemplo, alguns dos hospitais que fazem parte da rede de urgência e emergência do plano que foi traçado para a Copa têm falta de medicamentos, falta de leitos e médicos. Tem até paciente recebendo transfusão no corredor do hospital. Isso lá em casa tem outro nome: descaso e não estamos prontos.

E o que dizer dos aeroportos? Qual será a primeira visão de todos que chegam?

E o PAC do Saneamento? Mas e daí que 54% das obras estão paradas ou atrasadas? Afinal para o turista não vai faltar água potável, onde ele estiver vai ter esgoto, luz. E se isso não chegou ao pobre do cidadão brasileiro ele que tenha um pouco mais de paciência, afinal Deus fez o mundo em seis dias. Só que a Dilma, o governo, não são Deus e tem gente que não aguenta mais esperar um só dia sequer. Paciência tem limite. Mas como a FIFA não precisa disso pronto e funcionando… Isso é nojento e o governo parece não ter pressa nenhuma.

A presidente Dilma é uma que vai acabar entrando para o livro dos recordes como a presidente que inaugura mais obras inacabadas da história. Nunca vi isso. Será vontade de sair na foto ou é a Síndrome da Tesoura? A Dilma poderia ser agora apelidada de Dilma, mãos de tesoura.

E enquanto isso…

E enquanto os ouvidos e olhos se voltam para a Copa do Mundo, a Graça Foster, presidente da Petrobras, diz que não pode falar e fica por isso mesmo.

E enquanto isso…

E enquanto os ouvidos e olhos se voltam para a Copa do Mundo, a cidade Varre-Sai no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro acumula obras públicas que se arrastam há anos, mas pra que correr? Afinal são só 9.475 habitantes.

E enquanto isso…

Salve as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambientes fechados.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

26 Opiniões

  1. Renato de la Rocha disse:

    O sinistro Barbosa não passou de um capitão do mato a serviço da mídia golpista e do PSDB/DEM – desmembrou o processo do MENSALÃO TUCANO e a LISTA DE FURNAS (R$ 150 milhões desviados dos cofres públicos e mais de 100 beneficiários) para não ir a julgamento no STF e o pai do mensalão – Eduardo Azeredo, renunciou para não ir a julgamento no STF. O sinistro Barbosinha também TIROU DO PROCESSO O ENVOLVIMENTO DA GLOBO no mentirão do PT.
    A quem tu pensa que engana, BABACA.
    Sugiro escrever sobre o CARTEL DO METRÔ de Sumpaulo e o esquema de corrupção do PSDB, afinal, é um assunto muito mais atual.
    O sinistro Barbosinha vai deixar saudades é para os ignorantes e para a mídia corrupta.

  2. Mauricio Fernandez disse:

    Renato de La Rocha, se conclui então que a maioria dos brasileiros que sentirão saudades do Ministro Joaquim Barbosa são ignorantes por serem honestos. O certo, correto e esclarecido é você? É isso?

  3. helo disse:

    JB é o exemplo do sucesso de um mineiro negro, pobre, que estudou e que apesar de nomeado pelo Lula não baixou a cabeça e seguiu a lei. Os mensaleiros foram condenados por 11 juízes nomeados pelo governo, e estarão na Papuda só até agosto, Genoíno quer aposentadoria. Quem é médico sabe que aposentar um brasileiro pobre é impossível nesse governo. Eu sei, e de doenças gravíssimas.
    É assustador ver como a fala petista pode ser truculenta. Mais de 80% dos brasileiros estão insatisfeitos mas a propaganda chapa branca, e na Globo, garante que não se associe a insatisfação à Dilma, à corrupção federal, a inflação, a péssima gestão.
    E o crime de São Bernardo que não prende o Sombra? E o dinheiro vivo de Rose em Lisboa? E o apto da ex de Dirceu? Cadê o doleiro Barcelona? O Cachoeira da Delta do PAC segue livre. E a CPI da Petrobrás? `um sem fim de manobras espertas que farão que continuemos com a Dilma, a má escolha do Lula, a que nada sabe e se acha.

  4. ilio borges de Araujo disse:

    Belíssimo texto traduz aquilo que hoje lamentamos a saída de Joaquim Barbosa, fiquei por tempos pensando o que faria um homem honrado e de caráter impar, deixar o STF quando ainda tem direito ao cargo por cerca de mais dez anos.
    A tristeza que tenho é por me sentir não mais representado naquele tribunal e lamento com os meus botões por essa decisão intempestiva, queria que ele se sacrificasse e permanecesse lá pelo bem de nosso país.

  5. Glória Patrícia disse:

    Eu lamento que em um país que se gasta o que se gastou para realizar a Copa existam lugares como onde eu moro que nem saneamento básico os moradores têm direito. Até PPP teve aqui na minha cidade(Rio das Ostras) para realizarem as obras de infraestrutura. Mas o município se endividou, ninguém deu satisfação das obras e a gente até hoje paga IPTU sem ter direito ao básico. A prefeitura atual paga ao banco todo mês o empréstimo feito pelo governo anterior pela PPP. Não temos rua asfaltada, rede de esgotos, nenhum tipo de infraestrutura. Quem assinou a PPP foi o ex presidente Lula, mas ninguém do governo fiscalizou para ver se concluíram as obras. O bairro Extensão do Serramar devia ter sido atendido pelo projeto Reviver. Mas saiu nos meios de comunicação que a obra do projeto foi concluída na cidade. Tantos problemas no Brasil, como esse que acabei de citar e quem vai querer saber de Copa?!

  6. Noé disse:

    Joaquim Barbosa deu uma de mineirinho manhoso, não quis agravar sua escoliose e apelou para aposentadoria prematura. Realmente ele deixa saudades, prefiro classifica-lo como perseguidor das injustiças atuando em nome da justiça.
    É uma pena o Cláudio ver sair de sena seu maior ídolo, mas calma caro Cláudio você é jovem e terá oportunidade de orgulhar-se com outros bons exemplos de patriotas.
    Gostaria de ver você usar uma toga e ascender o mais alto grau da justiça ou até transformar-se em um exemplar parlamentar e quem sabe no futuro um grande presidente da república.
    Isso ocorrendo o povo do nosso Brasil irá gozar a plenitude da democracia e ver um país sem corrupção.
    Ainda não entendi porque você já não concorre a um cargo eletivo nas eleições desse ano, pois tenho certeza que as críticas que hoje faz, outros jamais as faria; Você não daria brechas.
    O Aécio Neves é um exemplo do sucesso de um mineiro branco, rico, que estudou e poderá vir a ser presidente… Para ser importante não interessa a cor da pele, o caráter e a dignidade são maiores predicados.
    Inspirei-me também no depoimento de “helo” e aproveitei o mote.

  7. Leo de Abreu disse:

    Mas como avaliar um ministro que se aposenta como presidente do STF, aos 59, deixando tantas coisas por fazer? Dores na coluna terá em qualquer lugar, da mesma forma que sua impulsividade sempre se manifestará, mesmo que venha a se tornar Papa… Quem chega ao Supremo me parece estar investido de uma nobre missão, que deve ser levada até o fim. Mas tudo bem, considerando que até Papa se aposenta nesta estranha era em que vivemos…

    Abraços,

    Leo

  8. Mauricio Fernandez disse:

    O fato do Ministro Joaquim Barbosa Presidente do STF ter pedido sua aposentadoria antecipada em mais de uma década e, assim, abandonando aquela Corte, não passa pelos seus 59 anos, dores de coluna ou ter ou não o que fazer. Acredito que muitos são aqueles que dariam um dedo…. um dedo? – acho que uma mão se não mais, para ocupar um posto no Supremo. Decisões do STF partem de um colegiado de Ministros que nos indica que existem outros lá que substituirão Joaquim Barbosa talvez melhor agradando aos vínculos da Corte. Nada vejo de anormal ou estranho na época em que vivemos. Exemplifico com os tempos de Roma antiga onde se atirava aos leões os diferentes em ideologias, religiões ou que sugerisse a prisão de algum poderoso. Por qual razão seria diferente, hoje, com Joaquim Barbosa? São muitos os que o querem nas garras de leões.

  9. Francisco Miguel de Lucena disse:

    Apesar de você, amanhã tem que ser, outro dia…La, la, la, lalaiá… FInalmente as coisas estão se normalizando. A copa do mundo vai tomando rítimo, apesar da mídia, a Dilma volta a crescer nas pesquisas, apesar da mídia, Joaquim Barbosa joga a toalha, apesar da mídia. O que mais poderia acontecer, apesar da mídia???

  10. Joaquim Caldas disse:

    O que foi que JB realizou de bom para a sociedade brasileira? Condenar meia dúzia de bandidos para proteger o chefão? É preciso ser muito idiota jurídico para acreditar que JB fez justiça! Dentro do STF as decisões funcionam igualmente as decisões plenários congressistas,ganha a maioria.O PT arrombou a nação brasileira e sai de herói na política nacional.Ora,porque endeusar um bandido como JB que se postou conivente todos os tempos,se baseando na sua própria coluna,dando tempo aos bandidos de sua laia.Os próprio bandido é quem reconhecem JB como um herói do bando,consegui evitar a justiça severa para cada militante da cúpula desonesta do PT.Deus nos livre de um home deste falso quilate na política do Brasil.Xô!!!! Joaquim Barbosa só não é considerado bandido de toga por que sua cor se confunde com as vestes.Ele é bandido preto,mesmo!

  11. João da Mata Fernandes disse:

    O Barbosinha vai deixar saudade…. oh se vai. Para as pessoas que gostam da transparência e são honestas.

    Mas para os mascarados PeTistas, muitos deles detentores de cargos nas prefeituras do PT, não passam de golpistas que tanto falaram de honestidade quando eram oposição… e quando chegaram no poder fizeram pior do que a direita, saquearam tanto e ainda querem calar a imprensa golpista…. que ajudou a tantos parlamentares Petistas chegarem ao poder!
    Na época do impichiman do Collor de Mello, ( que agora é tudo farinha do mesmo saco do PT ), eles adoravam dá entrevistas na imprensa golpista….e aparecer noticiário dos jornais, mas agora que é com eles a imprensa não presta!
    Ou será que eles pensam que todo jornal tem que ser tendencioso e mentiroso quanto aos boletins ( jornal ) de Sindicatos filiados a Central coirmã do PT!?

    E que viva o barbosinha, que botou parte da Gangue do PT, na cadeia!!!!

  12. francisco lopes do nasscimento disse:

    É.. o meu comentário é bem simples, esse governo (UMA VERGONHA )

  13. Marluizo Pires Cruz disse:

    As maldades do Estado não é coisa de uma pessoa só. Os “malfeitos” para eles é quando após o feito, eles deixarem pista facilitando o que deveria ter sido feito para descobrirem os segredos dos cúmplices. Porquanto para eles “malfeitos”, indiferente ao ato, é, não fazer bem feito.

  14. carlos disse:

    Orgulho desses políticos de M……, vamos eleger a FIFA,claro só o padrão FIFA não esses bandos de Piratas .

  15. reynaldo disse:

    Assim e a justiça do BRASIL que e serio e mostrar a verdade perante os tubarões desonesto morre ou sai do poder essa e a verdade a verdade quem decide e o poder politico escondendo os roubos de milhões de dinheiro desviado ate hoje não tive conhecimento de que os tubarões ladrão devolver o dinheiro roubado dos cofres públicos 2014 eleição o povo esta de olho nas promessas mentirosas .

  16. ney disse:

    E quem vai pagar a aposentadoria prematura dele? o INSS? se for esse instituto então eu também me aposento já tenho 60 de idade e 30 de contribuição. ou não consigo por não ser da elite dominante do país?

  17. Leônidas disse:

    Quando eu era criança, costumava procurar nos heróis um incentivo para se fazer Justiça, hoje encontrei um herói que não era fetiche, mas um herói verdadeiro. Com Joaquim Barbosa, aprendi que a Justiça brasileira enfim iria punir os grande ladrões do Planalto que mete a mão no dinheiro que é destinado para se dar o minimo de conforto para a população carente de nosso imenso País, com a saída de JB, esses mesmo ladrões então livre para roubar descaradamente. JOAQUIM BARBOSA VAI SER UMA PERDA MUITO GRANDE PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. VALEU JOAQUIM BARBOSA PELO SEU PENHOR PARA COM A JUSTIÇA BRASILEIRA111
    ]

  18. Beraldo Dabés Filho disse:

    O Quinzote ainda será desmascarado pela História. Esperto, tirou o time de campo antes de sê-lo ainda em atividade, e ainda vai receber 120 meses sem fazer nada. Ele e o “João de Deus”, que ele consultou lá em Abadiânia tem algo em comum: a farsa.

  19. Benedito Lacerda disse:

    Já que o leitor Dabés comete o grave desrespeito de chamar o eminente juiz Joaquim Barbosa de “Quinzote”, vamos tratá-lo de Beraldote! “Beraldo” já é esdrúxulo, “Beraldote” fica pior ainda.

  20. Mauricio Fernandez disse:

    Quinzote é um ranço descriminador, racista escravagista. Com isso o Beraldo perde todo o respeito que detinha.

  21. Wolth Pellar disse:

    BUAU…! BUAU…! CHOREI…! O CAPITÃO DO MATO VAI PEDIR APOSENTADORIA NO STF, DEPOIS DE AUMENTAR O PRÓPRIO SALÁRIO…! EH COMPRAR UM APARTAMENTO DE USD 1 MILHÃO, burlando a Lei, para não pagar imposto, criou uma EMPRESA DE FACHADA…! USOU UM APARTAMENTO FUNCIONAL EM BRASÍLIA, como endereço da empresa…! ELE CONHECE AS LEIS…! WOLTH PELLAR, SAFADO…!

  22. André Luiz D. Queiroz disse:

    Maurício Fernandez, Benedito Lacerda,
    Nem se deem ao trabalho de responder aos comentários desses tais de ‘Beraldo Dabés Filho’, ‘Renato de La Rocha’ e o mais recente ‘Wolth Pellar’ : parecem ser todos comentaristas ‘chapa branca’ da mídia eletrônica a soldo do governo e do PT…

  23. Beraldo Dabés Filho disse:

    Será que o “João de Deus” cura dor de cotovelo? O seu vírus parece ser tão avassalador quanto o HIV e, supõe-se, originário da falta de argumento convincente. Quando o “ídolo” se acovarda repentinamente, resta aos seus adeptos atônitos, a ofensa barata aos opostos. Tática comum da oposiçãozinha incompetente…

  24. Jurandi Nascimento Carvalho disse:

    O comentário em tela esta corretíssimo, meus parabéns, !!!!.

  25. raimundo trindade disse:

    Ó, Claudio, quando vc fala em Joaquim Barbosa e Zico, concordo plenamente com tudo, porém, quando falas de copa do mundo, discordo. Vcs da imprensa foram os incentivadores para a copa acontecesse no Brasil e agora viraram irresponsávelmente contra, qual o motivo?… Porque são Maria vai com as outras? ou é questão partidária. Vejo em seus depoimentos um partidário da oposição e não um crítico. Abraços cordiais.

  26. Zé Pitaco disse:

    Em vez de Joaquim Barbosa, o povão prefere apanhar pelo Mensalão, Petrolão, Lava Jato, Pixuleco, Pedaladas e ect. etá povinho burro!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *