Início » Brasil » Adeus, Lula
o encanto acabou

Adeus, Lula

A constante presença de Lula nos noticiários nos faz refletir sobre o papel dos ex-presidentes

Adeus, Lula
Lula insiste em não reconhecer que seu tempo já passou (Reprodução/Internet)

A presença constante no noticiário de Luís Inácio Lula da Silva impõe a discussão sobre o papel que deveriam desempenhar os ex-presidentes. A democracia brasileira é muito jovem. Ainda não sabemos o que fazer institucionalmente com um ex-presidente. Dos quatros que estão vivos, somente um não tem participação política mais ativa. O ideal seria que após o mandato cada um fosse cuidar do seu legado. Também poderia fazer parte do Conselho da República, que foi criado pela Constituição de 1988, mas que foi abandonado pelos governos – e, por estranho que pareça, sem que ninguém reclamasse.

Exercer tão alto cargo é o ápice da carreira de qualquer brasileiro. Continuar na arena política diminui a sua importância histórica – mesmo sabendo que alguns têm estatura bem diminuta, como José Ribamar da Costa, vulgo José Sarney, ou Fernando Collor. No caso de Lula, o que chama a atenção é que ele não deseja simplesmente estar participando da política, o que já seria ruim. Não. Ele quer ser o dirigente máximo, uma espécie de guia genial dos povos do século XXI. É um misto de Moisés e Stalin, sem que tenhamos nenhum Mar Vermelho para atravessar e muito menos vivamos sob um regime totalitário.

As reuniões nestes quase dois anos com a presidente Dilma Rousseff são, no mínimo, constrangedoras. Lula fez questão de publicizar ao máximo todos os encontros. É um claro sinal de interferência. E Dilma? Aceita passivamente o jugo do seu criador. Os últimos acontecimentos envolvendo as eleições municipais e o julgamento do mensalão reforçam a tese de que o PT criou a presidência dupla: um, fica no Palácio do Planalto para despachar o expediente e cuidar da máquina administrativa, funções que Dilma já desempenhava quando era responsável pela Casa Civil; outro, permanece em São Bernardo do Campo, onde passa os dias dedicado ao que gosta, às articulações políticas, e agindo como se ainda estivesse no pleno gozo do cargo de presidente da República.

Lula ainda não percebeu que a presença constante no cotidiano político está, rapidamente, desgastando o seu capital político. Até seus aliados já estão cansados. Deve ser duro ter de achar graça das mesmas metáforas, das piadas chulas, dos exemplos grotescos, da fala desconexa. A cada dia o seu auditório é menor. Os comícios de São Paulo, Salvador, São Bernardo e Santo André, somados, não reuniram mais que 6 mil pessoas. Foram demonstrações inequívocas de que ele não mais arrebata multidões. E, em especial, o comício de Salvador é bem ilustrativo. Foram arrebanhadas – como gado – algumas centenas de espectadores para demonstrar apoio. Ninguém estava interessado em ouvi-lo. A indiferença era evidente. Os “militantes” estavam com fome, queriam comer o lanche que ganharam e receber os 25 reais de remuneração para assistir o ato – uma espécie de bolsa-comício, mais uma criação do PT. Foi patético.

O ex-presidente deveria parar de usar a coação para impor a sua vontade. É feio. Não faça isso. Veja que não pegou bem coagir: 1. Cinco partidos para assinar uma nota defendendo-o das acusações de Marcos Valério; 2. A presidente para que fizesse uma nota oficial somente para defendê-lo de um simples artigo de jornal; 3. Ministros do STF antes do início do julgamento do mensalão. Só porque os nomeou? O senhor não sabe que quem os nomeou não foi o senhor, mas o presidente da República? O senhor já leu a Constituição?

O ex-presidente não quer admitir que seu tempo já passou. Não reconhece que, como tudo na vida, o encanto acabou. O cansaço é geral. O que ele fala, não mais se realiza. Perdeu os poderes que acreditava serem mágicos e não produto de uma sociedade despolitizada, invertebrada e de um fugaz crescimento econômico. Claro que, para uma pessoa como Lula, com um ego inflado durante décadas por pretensos intelectuais, que o transformaram no primeiro em tudo (primeiro autêntico líder operário, líder do primeiro partido de trabalhadores etc, etc), não deve ser nada fácil cair na real. Mas, como diria um velho locutor esportivo, “não adianta chorar”. Agora suas palavras são recebidas com desdém e um sorriso irônico.

Lula foi, recentemente, chamado de deus pela então senadora Marta Suplicy. Nem na ditadura do Estado Novo alguém teve a ousadia de dizer que Getúlio Vargas era um deus. É desta forma que agem os aduladores do ex-presidente. E ele deve adorar, não? Reforça o desprezo que sempre nutriu pela política. Pois, se é deus, para que fazer política? Neste caso, com o perdão da ousadia, se ele é deus não poderia saber das frequentes reuniões, no quarto andar do Palácio do Planalto, entre José Dirceu e Marcos Valério?

Mas, falando sério, o tempo urge, ex-presidente. Note: “ex-presidente”. Dê um tempo. Volte para São Bernardo e cumpra o que tinha prometido fazer e não fez. Lembra? O senhor disse que não via a hora de voltar para casa, descansar e organizar no domingo um churrasco reunindo os amigos. Faça isso. Deixe de se meter em questões que não são afeitas a um ex-presidente. Dê um bom exemplo. Pense em cuidar do seu legado, que, infelizmente para o senhor, deverá ficar maculado para sempre pelo mensalão. E lá, do alto do seu apartamento de cobertura, na Avenida Prestes Maia, poderá observar a sede do Sindicato dos Metalúrgicos, onde sua história teve início. E, se o senhor me permitir um conselho, comece a fazer um balanço sincero da sua vida política. Esqueça os bajuladores. Coloque de lado a empáfia, a soberba. Pense em um encontro com a verdade. Fará bem ao senhor e ao Brasil.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

21 Opiniões

  1. josé eduardo dias yunis disse:

    Parabéns ! Ao ler o texto, senti uma profunda decepção com o ser humano. A medícridade de uma senadora chamando de deus um ser no qual habitam a soberba e a ganância é o fim da linha. Parabéns ao articulista. Pena que Lulla não seguirá o conselho final… A verdade lhe apavora !

  2. Francolin Ferreira disse:

    Concordo com o texto, um ex-Presidente não pode ficar se metendo em picuinhas de prefeituras.

  3. Jair Cavalcante disse:

    É preciso ter dignidade para saber encerrar um ciclo de poder.

  4. helo disse:

    Endeusar Lula foi uma decisão bem sucedida para ganhar o poder com seu carisma e cara de povo. Dizer hoje que Delúbio extrapolou é deslocar o que se pensa sobre Lula. O impasse difícil é que o novo deus Lula se tornou a única face do poder e sem qualquer compromisso com a ética, extrapolou. Tentativas, até do próprio Lula, de trazer à cena novos personagens, como Dilma e Haddad, não deram conta de torná-lo um ex-presidente. Talvez, muito sagaz, e com razão, Lula saiba que fora dos holofotes se torna frágil à mínima investigação. Se com toda a tropa de choque e no poder, o mensalão veio à luz, sem o poder os riscos são enormes tanto para ele quanto para os que lhe são mais próximos.

  5. Ademilson Araujo disse:

    Reconheço que o ex-presidente Lula contribui muito com o desenvolvimento do país, hoje ele tem mesmo é que descansar, curtir a família e os amigos. Gostei muito de tudo que foi dito e olha que só um grande defensou de Lula.

  6. Joel R disse:

    Lula é o maior dos brasileiros. O que se disser ao contrário é bobagem. Veja as eleições em São Paulo. Acho que isto basta!

  7. Ivaldo disse:

    Se nao integra a equipe de governo por que esta presente? Como papagaio de pirata? Hospeda-se com dinheiro de quem? Mas logo veremos quando o presidente aires Brito pronunciar a setenca de Valério, como ficara lula, pois marcos Valério pelo somatório de penas nao devera sair das grades e vai abrir o bico. Enfim tomara consciência de que, como todos, e tb investigavel e punível. Enfim tomara consciência de seu rastro de deteriorizacao das instituições: seu legado.

  8. Ivaldo disse:

    Nunca foi tao fácil “governar” um pais: apoio parlamentar comprado com dinheiro publico, apoio moral da academia(comprado com derrame de verbas) e muita propaganda(bolsas diversas e marketing) p multiplicar a realidade criada

  9. Fabiano Silva disse:

    Muita coisa dita nessa matéria é a mais pura verdade… Acredito que Lula, não deveria exercer algumas funções que não cabem a um ex-presidente. Mas está muito claro que o autor dessa matéria não é imparcial, fica claro que é um anti-Lula e esse caracteristica por si só desqualifica a maior parte de sua matéria. Concerteza que, os demais presidentes não fizeram o que Lula faz hoje, porque, sempre o proximo presidente eleito era da oposição. Duvido se Geraldo Alckmim, estivesse sido eleito em 2002, se Fernando Henrique, não teria se tornado um consultor politico para assuntos presidenciais… Materia muito boa, porém, imparcial…

  10. helo disse:

    Ademilson e Joel,
    Vencer a eleição nem sempre aponta o melhor, vide Janio, Hiltler, Mugabe. Lula só foi bom na expansão da Bolsa Família, entretanto menor que a Bolsa Rico. Foi péssimo exemplo para o país com as corrupções audazes, a mediocridade e multiplicação dos ministérios, o pouco feito na Educação, Saúde e Segurança, a ressussitação de oligarquias como a de Sarney, Jader, Collor e Maluf, a gastança nas articulações e propaganda que explicam a má escolha do inexperiente Haddad cuja estréia foi terrível para a Educação. Como disse antes Lula sabe que não pode deixar os holofotes ou se tornará alvo de infinitos processos, incluindo os patrimoniais.

  11. ISAAC J A CARMO disse:

    BUSCAR REUNIR DEFEITOS PARA ANULAR VIRTUDES E/OU QUALIDADES DE QUEM QUER QUE SEJA É, SEM DÚVIDA, UM DESVIO DE CONDUTA ÉTICA , SEJA DO INDIVÍDUO QUANTO PESSOA OU DESTE COMO PROFISSIONAL. VEJO QUE CERTAS ANÁLISES ESTÃO ABANDONANDO A CONJUNTURA HISTÓRICA PARA, DE FORMA TENDENCIOSA, DESQUALIFICAR OS AVANÇOS NOTÓRIOS ACONTECIDOS NO BRASIL A PARTIR DA GESTÃO LULA. PIOR, VEJO BASTANTE VIGOR NAS CRÍTICAS CONTRA OS DITOS ERROS DE LULA, OU DO PT, MAS NÃO VEJO ESSE MESMO RIGOR PARA APONTAR OS RESPONSÁVEIS PELO QUADRO DE MISÉRIA QUE VIVIA O BRASIL ANTES DE LULA ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. NÃO VEJO, EM CERTOS ANALISTAS, MEMÓRIA PARA LEMBRAR OU RECONHECER, POR EXEMPLO, OS MAIS DE 40 MILHÕES DE PESSOAS QUE, A PARTIR DE JANEIRO DE 2003, SAIRAM DA LINHA DE POBREZA ABSOLUTA E GANHARAM QUALIDADE DE VIDA, GRAÇAS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA IMPLANTADAS A PARTIR DAÍ. ALIÁS, PERCEBO QUE ISSO PARECE QUE NÃO CONTA PARA ESSE SEGUIMENTO DA SOCIEDADE QUE SÓ QUER APONTAR DEFEITOS, E APONTAR MUITOS DEFEITOS A ESSE BRAVO NORDESTINO QUE DESMONTOU A VELHA TESE DE QUE SÓ DOUTORES PODERIAM E SABERIAM GOVERNAR O NOSSO PAÍS. OLHA, PARA MIM, LULA, ATÉ AGORA, FOIN O MELHOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO BRASIL! ALGUÉM (DA ELITE CONSERVADORA) TERIA DITO QUE SE LULA ENTRASSE PELA PORTA DA FRENTE DO PALÁCIO, SAIRIA LOGO EM SEGUIDA PELA PORTA DOS FUNDOS. QUEBROU A CARA! SE OS VÍCIOS DE UMA CONJUNTURA HISTÓRICA DE MAIS DE 500 ANOS SÃO TÃO FORTES A PONTO DE CONTAMINAR ESPAÇOS DE TRANSFORMAÇÕES VERDADEIRAS, O QUE DEVE PREVALECER NÃO SÃO SÃO OS VÍCIOS, MAS A DETERMINAÇÃO DE EXTIRPÁ-LOS DA NOSSA SOCIEDADE, EMBORA ISSO LEVE TEMPOS MAIORES QUE UM, DOIS OU TRÊS MANDATOS. O QUE NÃO SE PODE FAZER É ATIRAR PEDRAS CONTRA QUEM, COMO LULA, DEU A SUA PARCELA IMPORTANTE DE CONTRIBUIÇÃO.

  12. Carlos Neves disse:

    Comporta-se como um doente mental. Precisa de tratamento psiquiatra! “Deus” è brasileiro, mas não ele que não è “Deus” de coisa alguma. Talvez apenas seja “Deus” de Marta Suplicy por estranhas razões que a razão desconhece e nós também. Isso não lhe dá o direito de estar governando em simultânio com a Dilma.

  13. ISAAC J. A. CARMO disse:

    “INTERESSANTE”! QUANDO LULA ESTAVA NA CONDIÇÃO DE NORDESTINO, METALÚRGICO, TORNEIRO MECÂNICO, DIRIGENTE SINDICALISTA, MILITANTE POLÍTICO DE BASE EM BUSCA DE TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, LÍDER DO PENSAMENTO REVOLUCIONÁRIO DA DÉCADA DE 70, ENFIM, QUANDO LULA DESPONTAVA COMO EXPOENTE CARISMÁTICO CAPAZ DE CONSTRUIR UM PROCESSO DE RUPTURA COM A VELHA ORDEM, ENTÃO CRIARAM UM MONTE DE HESTÓRIAS MALDOSAS PARA O DESABONAR E O DESQUALIFICAR DIANTE DA OPINIÃO PÚBLICA, DIGA-SE DE PASSAGEM, “OPINIÃO” MUITO FORJADA PELOS PODERES DOMINANTES DA ÉPOCA. MAS LULA, CABRA TESTADO DESDE OS SERTÕES NORDESTINOS, RESISTENTE E PERSISTENTE, NÃO FUGIU À LUTA! QUANDO DIGO LULA, DIGO TABÉM, OS TRABALHADORES QUE SE ORGANIZARAM, QUE LUTARAM, QUE SOFRERAM, QUE SUCUMBIRAM, QUE ACREDITARAM NUM PROJETO E NUM IDEAL DE TRANSFORMAÇÃQO SOCIAL EM CONTRAPONTO COM A POLÍTICA DE CONCENTRAÇÃO DE RENDA E INJUSTIÇA SOCIAL. NAQUELA ÉPOCA AS “ESTÓRIAS” EXERCIAM UM CERTO PESO CONTRA LULA, TANTO ASSIM QUE TIVEMOS QUE PASSAR POR TRÊS DISPUTAS ELEITORAIS ATÉ ELEGÊ-LO PRESIDENTE DO BRASIL. HOJE TODA TENTATIVA DE DESABONAR A CONDUTA DE LUTA, SEJA COMO PESSOA SEJA COMO FIGURA PÚBLICA E COMO EX-PRESIDENTE, NÃO TERÁ A MESMA FORÇA QUE TEVE NO PASSADO. NÃO SOU DAQUELES QUE QUEREM ENDEUSAR LULA, MAS ESTOU CONVENCIDO DE QUE LULA MERECE, E TEM COM CERTEZA, O RECONHECIMENTO DA MAIORIA DO POVO BRASILEIRO, POR TUDO QUE FEZ, PRIMEIRO COMO BRAVO LUTADOR ABRINDO CAMINHOS PARA A MUDANÇA, DEPOIS COMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GOVERNANDO PRA TODOS MAS PRICIPALMENTE PARA OS MAIS NECESSITADOS, E FINALMENTE COMO EX-PRESIDENTE, CONDIÇÃO ESTA QUE LHE CONFERE BASTANTE AUTORIDADE PARA DIZER O QUE PENSA E O QUE QUER PARA O BRASIL, E CERTAMENTE ISSO REPRESENTARÁ NÃO UMA INGERÊNCIA NO GOVERNO, MAS UMA CONTRIBUIÇÃO DE ALTO NÍVEL, INDEPENDENTEMENTE SE ACATADA OU NÃO POR QUEM ESTÁ HOJE INVESTIDO NO PODER. O QUE É INCOMPREENSÍVEL É ESSA PREOCUPAÇÃO DE ALGUNS SETORES DA IMPRENSA OU DA SOCIEDADE COM O QUE O LULA PENSA E EXPRESSA. FALAM TANTO EM LIBERDADE DE PEBSAMENTO E EXPRESSÃO, DENUNCIAM FATOS, AQUI OU ALI, QUE ATENTAM CONTRA ESSE DIREITO FUNDAMENTAL, DIZEM TUDO O QUE PENSAM, MAS ESTÃO QUERENDO CALAR O LULA. EU JÁ VI ISSO ANTES?

  14. Rudy Lang disse:

    Isaac, cai na real.

  15. Vicente disse:

    Perfeito Marco Antonio Vila!Vc foi de uma eloquência SENSACIONAL…seu comentário vai de encontro ao pensamento da maioria do povo brasileiro, que JÁ NÃO AGUENTA MAIS OUVIR TANTAS BABOSEIRAS DESSE SENHOR ULTRAPASSADO,que PERDEU OU JÁ PASSOU DA HORA de ficar CALADO!!!Talvez lhe falte a mais simples das lições de vida , A SIMPLICIDADE,que deixou na sua terra de origem,no sertão pernambucano…

  16. olbe disse:

    Marco Antonio, você é que não entendeu: Lula colocou Dilma para um mandato tampão! Ele pretende voltar depois de 4 anos. Vc acha que ele deixaria o poder assim tão fácil? Ele fez sua sucessora e vai dizendo o que ela deve fazer enquanto isto…

  17. olbe disse:

    ..e ainda, se Lula foi este PRESIDENTE tão maravilhoso, como ele não sabia do MENSALÃO?????????

  18. Franco disse:

    O Lulla é insuportável.

  19. leidy santos disse:

    Depois de dizer que NÃO SABIA DO MENSALÃO, o EX. pres.lula, deve se limitar a ouvir os conselhos da d. marisa leticia, que é muda.
    FORA SEU FACISTA!!!

  20. João Cirino Gomes disse:

    O mais estranho é que: Quando Lula deveria estar governando ele esteve viajando. e agora que não é p/ nenhuma, quer governar!

  21. ISAAC J. A. CARMO disse:

    ADEUS, SERRA!!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *