Início » Brasil » Agência determina inspeção diária em barragens como a de Brumadinho
BARRAGENS A MONTANTE

Agência determina inspeção diária em barragens como a de Brumadinho

Empresa que não cumprir determinação pode ser multada e ter barragem interditada

Agência determina inspeção diária em barragens como a de Brumadinho
Bombeiros trabalham nas operações de busca em Brumadinho (Fonte: Reprodução/Corpo de Bombeiros)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou às mineradoras inspeções diárias em barragens a montante, do mesmo tipo da que rompeu em Brumadinho. A informação foi divulgada pela própria agência nesta segunda-feira, 11.

De acordo com a ANM, as informações sobre as inspeções diárias deverão ser enviadas para o Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração. As mineradoras que não cumprirem a determinação poderão ser multadas e até terem a barragem interditada.

Além disso, a agência também determinou que as empresas que têm barragens a montante apresentem em um prazo de até 30 dias Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) das barragens, levando em conta “todos os estudos necessários à verificação da efetiva condição da estrutura, incluindo estudo de susceptibilidade à liquefação para condição não drenada, sob pena de sanções previstas na regulamentação vigente, incluindo multas e interdições”.

As empresas também terão que instalar, até o dia 30 de abril, sirenes nas barragens a montante, além de suporte na área de influência da estrutura com métodos indiretos, tais como geofísica, microssísmica ou outros que complementem as informações sobre o estado da barragem.

Outras determinações feitas pela Agência Nacional de Mineração são atribuídas as todos os tipos de barragem. As empresas terão que informar quais foram as providências adotadas quanto à segurança das barragens em razão do risco e do dano potencial associado” após o rompimento da barragem de Brumadinho, além de informar ações urgentes que foram ou que serão adotadas para imediatas providências.

Fontes:
EBC - Agência determina inspeções diárias em mineradoras com barragens

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *