Início » Brasil » Algemas geram polêmicas, dependendo do pulso
Tendências e Debates

Algemas geram polêmicas, dependendo do pulso

Regras sobre uso de algemas só vêm à tona quando atingem pessoas do poder. Por Laura Lemer

Algemas geram polêmicas, dependendo do pulso
Existem regras para o uso de algemas, segundo STF (Reprodução/internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Uso de algemas durante operação da PF foi questionado por Dilma (Reprodução/Folha)

Terça-feira, 9 de agosto. Agentes da Polícia Federal iniciaram a Operação Voucher para prender acusados de desvio de verbas do Ministério do Turismo. Trinta e seis pessoas foram presas em todo o país, entre elas o secretário-executivo da pasta, Frederico Silva da Costa. Além desta acusação, outro fato gerou polêmica durante a ação: o uso de algemas nos acusados, que foi questionado inclusive pela presidente Dilma e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. (Asssista a reportagem sobre a indignação de Dilma quanto ao uso de algemas na operação da PF)

Na mesma terça-feira, um estelionatário, que era procurado em vários estados, foi preso pela Polícia Militar no Rio de Janeiro e encaminhado à 93ª DP (Volta Redonda). No mesmo dia, um suspeito foi preso durante uma operação policial em Manguinhos, no subúrbio da capital fluminense, para coibir o tráfico de drogas. Nos dois casos, os suspeitos foram algemados, mas o uso deste equipamento policial não foi questionado por nenhuma autoridade pública, muito menos pela presidente Dilma.

É fato que existem regras claras para o uso de algemas, consideradas pela sociedade como um objeto vexatório. De acordo com a declaração de Cardozo após a operação da PF, “as algemas só devem ser usadas quando o conduzido apresente periculosidade, seja agressivo ou busque atentar contra a própria vida”. Mas é público e notório que a celeuma provocada por estes “braceletes da lei” depende exclusivamente do status quo de quem os usará.

Foto dos acusados presos foi divulgada após operação (Reprodução/O Globo)

Diariamente, milhares de pessoas são algemadas em operações policiais, cumprimento de mandados de prisão ou em flagrante de crimes, e, em nenhum momento, o uso da algema foi indagado pela Justiça ou pelas mídias em geral. É, visivelmente, uma polêmica antidemocrática, que atinge somente aqueles que têm voz ativa na sociedade.

Algemas e FMI
A polêmica não se restringe somente ao Brasil. Recentemente, o uso de algemas também foi indagado pelas autoridades francesas quando o ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) Dominique Strauss-Kahn foi preso e algemado na primeira classe de um avião — que sairia de Nova York em direção a Paris — por ser acusado de tentativa de estupro.

A defesa de Strauss-Kahn e autoridades francesas também contestaram, na ocasião, o uso de algemas, já que o acusado estava dentro de um avião, sem possibilidade de fugir da aeronave. Ele também teria comprado a passagem com antecedência, o que provaria que ele não estaria viajando naquele momento para fugir da acusação. Mas a polícia novaiorquina não relevou estes fatos e o manteve algemado em todos os julgamentos do processo, até que fosse libertado, no início de julho.

Precedentes
A polêmica das algemas não é nova no país. Há três anos, a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas, do especulador Naji Nahas, do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e de outros 14 acusados de corrupção, evasão de divisas, crime contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro.

No mesmo dia da operação da PF, o presidente do STF na ocasião, ministro Gilmar Mendes, atacou com duras críticas os métodos para a prisão dos acusados, condenando o uso de algemas e a exposição midiática.

Mas fica a pergunta: quantas pessoas também não foram algemadas no mesmo dia da Satiagraha e não foram contempladas com proteção do Supremo nesta ocasião? Com certezas, todas, com exceção dos presos na operação.

Caro leitor,

Qual a sua opinião sobre o uso de algemas?

Na sua opinião, algemar uma pessoa seria uma forma inicial de punição?

As algemas podem marcar a vida de uma pessoa?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

33 Opiniões

  1. Júlio Melo de Farias disse:

    Sou a favor do uso de algemas, pois o que se aplica a uns deve se aplicar aos demais, pelo menos em teoria deveria ser assim. O meliante que foi algemado deveria ter pensado nas consequências de seus atos antes de pratica-los, fazendo algo que não é de acordo com a lei automaticamente ele tem(ou deveria ter)a convicção de que pode ser punido, usar algemas, ser envergonhado publicamente e em ultima instância(no caso de políticos e afins) ser preso.

  2. EDSON SAMPAIO disse:

    A diferença básica de que trata o tema em comento e principalmente quanto a Operação Voucher da Polícia Federal está em que para esses presos da operação da PF a arma que utilizam são as cédulas majoritárias de nosso dinheiro enquanto os presos do Rio de Janeiro (e de outros Estados) utilizam-se das armas de grosso calibre como as .40, .45, escopetas, rifles de longo alcance, etc. Não sei distinguir entre os dois qual será considerado crime. Preciso de ajuda neste sentido.

  3. Thais Lisboa disse:

    Sou muito a favor sim das algemas, afinal se hoje em dia um mãe é presa e algemada por roubar um pote de manteiga, porque defender e diferenciar aqueles que roubam até mesmo em quantidades muito maiores.
    Roubou é roubo,e algema é para ladrão, seja ele ou ela quem for.

  4. João Cirino Gomes disse:

    Este pessoal e quem quer que seja deve receber os mesmo tratamentos perante nossas leis regulamentos e a justiça; só assim poderemos dizer que estamos em um país democrático e com direitos iguais!
    Querem mais? Estas pessoas que estão sendo presas logo estarão na rua! E para onde vão os desvios e os valores surrupiados ninguém saberá!É bom deixarmos bem claro alguns fatos que tentam nos fazer esquecer! Mas quem não se recorda do politico que mais caçou marajás?

    Só sei que no final ele acabou saído pela porta dos fundos, e tido como um dos maiores marajás! E onde esta o dito cujo, e a maioria daqueles marajás caçados?
    Se não todos, a maioria, continua ganhando salários principescos para fazer nadica de nada, só para embromar a população com papo furado, emendas, mentiras e promessas!

    Quem não estia a par dos fatos, pode até achar que estou inventando?
    Mas esta é a verdade nua e crua, neste País do faz de conta, da hipocrisia e das promessas!

    Ou País campeão da taxa tributaria abusiva, da maracutaia e da injustiça social

  5. paulo calmon disse:

    Eu tenho ava ser visão de que o uso das algemas deva ser usadas apenas por bandidos. Neste caso esta turma buscada pela PF tinha os referidos mandados do Juiz Federal, logo BANDIDOS, ladões do dinheiro público.
    Entretanto, a algema serve incluisive de segurança do próprio preso. Conheço caso que na viatura policial o bandido foi tomado de fúria e provocou o capotamento da viatura onde estava sendo conduzido.
    Não quero falar em política, mas é necessário prender este bando do PT e amigos deles que estão acabando com nosso dinheiro.

  6. Raufe disse:

    Dois pesos e duas medidas. Se acham acima da lei. somente os imperadores romanos e egípcios se consideravam deuses. Agora o pessoal do PT também.

  7. kão disse:

    Bandido é bandido, ladrão é ladrão.
    Tanto faz roubar um pote de margarina de péssima qualidade, um pão, um centavo ou verbas milionárias de ministérios, governos estaduais e municipais: ladrão é ladrão.
    Se dependesse de mim, após julgamento e devolução do roubo, a mão esquerda seria amputada e o ladrão passaria por uma sessão de açoites.
    Ambas em público, para exemplar futuros políticos… ops, desculpem: futuros ladrões.
    Depois, a mão direita. Da terceira vez, o nariz.
    Minha Nossa, como ia ter político pobre, maneta e “desnarigado” no Brasil!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Abraço.

  8. J ribeiro disse:

    Os ladrões de colarinho branco pode tudo e
    ainda ganham fama,ficam com os bolsos abarrotados.Se do sexo femimino,é convidada a
    pousar na pleiboy.Roubar muito vale pena,sem
    querer fazer apologia ao crime.Tudo começa lá
    de cima.É tal de CONTINUIDADE.

  9. João Dias disse:

    Realmente a periculosidade em que cerne a vida, seja sua ou de outrem, requer mesmo sem dúvudas o uso de algemas… afinal é a segurança física que está em jogo, todavia, em determinadas prisões vejo desnecessário o uso dessas “puceiras.” Mas, é verdade que essa celeuma só existe quando se prende um “colarinho branco”(hoje em dia encardido tal a sujeira escondida nos compartimentos de Brasília e adjacências)

  10. Alberto Vila Nova disse:

    Caros Senhores,

    Provavelmente os que opinam a favor das algemas nunca foram presos (Eu nunca fui), Mas todo o cidadão é passivel de cometer um crime por reação de momento e nem por isso ele é bandido. A questão é se abrir prescendente para o Estado representado por policiais que se acham verdadeiros xerifes, nós cidadãos estaremos ferrados. (Tudo será desacato a autordade) e bastará uma cara feia para os xerifes nos colocarem uma pulseira. Quantos já foram algemados e depois se provou a sua inocência e ai, quem vai pagar pelo vexame e constrangimento a ele causado. Tem que conter a Polícia para que respeite o cidadão. Perguntem aos que opinaram a favor se eles olharem de cara feia para um policial queremser algemado ou ve um parente nessa condição? “Parabéns ao ex- presidente do STF Gilmar Mendes”. Tá certissimo

  11. Eilizenir Guimarães Silva disse:

    eu acho que a lei foi feita para todos.
    se os poderosos não quer usar as algemas? porque os mais humildes tem que usar?
    lei é lei tanto para o rico como para os Pobres
    mas meu caro jornalista nos estamos no BRASIL
    TERRA DE NINGUEM E SEM LEI. ( PELO MENOS PARA OS PODEROSOS)
    porque os pobres mofam na cadeia por roubar uma lata de conserva
    FICA AQUI A MINHA INDIGNAÇÃO (QUE PAÍS É ESSE)

  12. Deise disse:

    O Brasil é o país da impunidade. Todo mundo sabe disso.Por isto, para que algemas, se apuradas as denúncias, eles são presos num dia e soltos no dia seguinte? Sem algemas dá menos trabalho na hora de soltá-los.

  13. Gilberto Pereira disse:

    Algemas, é o mínimo que a Policia tem que colocar, nesses ratos imundos da sociedade brasileira. Presidente Dilma, o povo está pela bola 8, com esta tolerância para com os corruptos, neste país.

  14. LINDIMARIO DIAS CUNHA disse:

    QUE MARAVILHA, VE ESSES, IDIOTAS TODOS, ESTAMPADOS, NA INTERNET, COMO VERDADEIROS, BANDIDOS, QUE SAO. ATE, QUE ENDIM, A POLICIA ESTA, TOMANDO, O VERDADEIRO, RUMO.AS ARGOLINHAS, FORAM FEITAS, PARA SEREM USADAS, E NAO IMPORTA, DE QUE PUSO, SEJA.A POLICOA FEDERAL.CUMPRE O SEU, PAPEL ENAO PENSE, QUE A OPINIAO, PUBLICA VAI ACHAR, RUIM QUE, OS CRIMES DE COLARINHO, BRANCO NAO MERECE, USAR AS ALGEMAS.A LEI E PRA SER APLICADA, PARA TODOS,AQUELES QUE TRANSCREDIR, NAO IMPORTA, QUEM SEJA. E PRECISO ACABAR, DE VEZ QUE RICO, E INVUNERAL.ELES DAO SORTE, PORQUE ESTAO AQUI NO BRASIL, POIS NOS BRASILEIROS, SOMOS FLEXIVEIS, QUERIA VER, SE FOSSE, NA CHINA, OU EM CUBA. JA ESTARIAM YODOS, FUSILADOS, E A FAMILIA AINDA, PAGARIA AS DESPESAS, DO FUZILAMENTO. DEI-SE, POR SATISFEITOS, DE TEREM SIDOS, PRESOS, E ALGEMADOS, E CONSEQUANTIMENTE,LIBERTADOS. E A LEI DO BRASIL, QUE LHES DAO, ESSA MORDOMIA. LEI E LEI. AGORA UMA COISA E CERTA, VOCES NUNCA MAIS SERA, O MESMO.FASCINORAS.

  15. rubensgomesdefreitasfilho disse:

    HAJA DINHEIRO…
    EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO, SANGRAR A UNIÃO É CRIME DE ALTA TRAIÇÃO, AQUI A PRESIDENTE CUMPANHEIRA DAS ARMAS, ACHA QUE É DESVIO DE CONDUTA E ELE VOLTA A SER SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, ESTADUAL E DIRETOR DO P.T. O QUE A CUMPANHEIRA AINDA NÃO ENTENDEU É QUE O NOVO MENSALÃO É CAIXA PARA A CAMPANHA VOLTA LULA.

  16. Paulo C. Donatti disse:

    Calma meu povo! porque tanta preocupação com as algemas. Agora a Policia Federal vai utilizar vale transporte, se for politico corrupto a policia dará um vale transporte para que ele se apesente quando quizer e se for um pobre coitado preso por engano sera utilizado o uso das algemas,ordens superiores. para o pt deve ser usado sim dois pesos e duas medidas. (E o povo continua votando pra reeleição.)

  17. amilton jose dos santos disse:

    na minha opinião se voce for prezo é porque cometeu um crime ou no minimo é suspeito até hoje pelo que eu tenho visto todos suspeito foram presos algemados assim como todo criminoso então a regra vale pra todos .Ex: Foi preso o suspeito de matar ………ele estava algemado.

  18. Ivo disse:

    Fazem o que querem, metem a mão, desviam, sonegam, corrompem, dão jeitinho e na hora do vamos ver querem tratamento vip, vão se catar cambada de salafrários, tinha é que atirar primeiro e perguntar depois!!

  19. LINDIMARIO DIAS CUNHA disse:

    QUE E TRISTE, E VER UMA PESSOA, QUE FOI ESCOLHIDA, PELO VOTO DIRETO,UMA AUTORIDADE, GOVERNAMENTAL, QUE ESTA ALI, PARA DEFENDER,OS DIREITOS DO POVO, SENDO LEVADOS, ALGEMADOS, UM ATRAS DO OUTRO, PARA NAO, SE PERDER.SE EU, FOSSE ELES, TERIA UM MINIMO,DE DECENCIA, E ABONDONARIA, DE VEZ, A POLITICA.ERA O MINIMO QUE ELES, FAZIAM, EM RESPEITO, AO POVO, A SOCIEDADE BRASILEIRA.IMAGINE VOCES,A CARA DOS FILHOS, DESSES RATOS, NOJENTOS. QUE VERGONHA, PARA ELES, PORQUE NAO TEM, EM QUE SE ESPELHAR.NAO SEI, O QUE E QUE SE PASSA, NA CABEÇA, DESSES IMBECIS, SE VENDEM, POR QALQUER, MOEDA. E OLHEM, QUE NAO E MOEDA, E DINHEIRO, VIVO MESMO, OU E PAPEL, MOEDA, TANTO FAZ.O FATO QUE E VERGONHOSO, DEMAIS, E NOS BRASILEIROS, NAO TEMOS, PALAVRAS, PARA EXPRESSAR, TANTA INDIGNAÇAO.

  20. marco castro. disse:

    minha opiniao….os caras aprontam…aprontam demais e ainda querem posar de bacana…. cana neles..

  21. MARCELINO disse:

    A LEI É PARA TODOS CONCORDO COM USO DAS ALGEMAS.

  22. Maria Carollina disse:

    com certeza Um Indivíduo só deve ser algemado quando apresenta periculosidade tem casos que o uso das algemas são desnecessários !!

  23. www.terapeutavdmblogspot.com disse:

    ACREDITO QUE ALGEMAS NÃO BASTAM É PRECISO MAIS DO QUE ISSO:- CONSCIENTIZAR NOSSOS FILHOS DO QUE É CERTO E ERRADO E JAMAIS SERIA NECESSÁRIO ALGEMAR ALGUÉM, É PRECISO RESGATAR OS VALORES FAMILIARES E ESPIRITUAIS. É PRECISO REFAZER A QUESTÃO POLITICA NESSE PAIS…QUE SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS DE UM DESLEIXO TOTAL EM TERMOS DE LEI….

  24. Zé da Silva disse:

    Se o preso tem boa formação intelectual, ocupa cargo importante, tem noção do certo e errado e capacidade de dissernimento, não pode ser imune a regra. Êle é um perigo silencioso; Deve ser algemado SIM e se possível nos pés e nas mãos.
    Acho ainda que um dia veremos acabar a imunidade de parlamentares e autoridades infratoras, assim como acabar também a prisão especial. PRESO É PRESO, muda-se o espaço a ser ocupado de acordo com o gráu de periculosidade.

  25. Bruno hesse disse:

    Algemas tem como objetivo conter ações hostis do criminoso ou suspeito,alem de dificultar possiveis tentativas de fuga.seja esse traficante, empresario, ou pai de familia… Culpado ou inocente é uma prevenção sempre necessaria para a segurança de todos.

    Sendo uma forma de contenção, nao possui inicialmente função de punição ou mesmo “marcar a vida de uma pessoa”… (nao descartando a possibilidade de que isso ocorra).

    ;]

  26. Géssica disse:

    Na minha opinião o uso de algemas é o certo para corruptos, e para outras pessoas que andam praticando o mal para a humanidade!Pois elas fazem isso porque querem e sabem as conseguências…

  27. Christian disse:

    Não há como o policial prever qual a próxima atitude do detido, então está preso e vai ser conduzido, algema nele.
    A algema é um aparato policial preventivo, previne a integridade do preso, do policial e de terceiros.
    Parabéns aos policiais.

  28. Perolinho disse:

    Porque polêmica,diante de usar as algemas,a regra é clara, “o cidadão aprsentar agressividade, periculosidade, atente contra a própria vida, deve olhar todos os requisitos dentro de cada contexto, é uma questão de bom senso, e raciocínio…, há coisas mais complexas,para discutir, e realizar, do que “algemas” ….

  29. VILLESSA ARAÚJO disse:

    TANTA DEFESA EM VIRTUDE DOS MESMOS, MAIS UMA VEZ O DINHEIRO FAZENDO DIFERENÇA,QUEM TEM MAIS DINHEIRO TEM TUDO E ONDE ESTÁ A TAL DA IGUALDADE SOCIAL?NÃO EXISTE!. NÃO ACHO JUSTO DA PARTE DA PRESIDENTA E DO MINISTERIO DA JUSTIÇA VIR POR MEIO DA IMPRENSSA QUESTIONAR ESTE ATO. QUE DIZER QUE O TRABALHO DA PF FOI ERRADO NA PARTE DELES ALGEMAREM OS MINISTROS E OTRABALHO DOS MINISTRO DE FAZEREM LAVAGEM DE DINHEIRO…ISSO É UM CASO A SE PENSAR JÁ QUE ELES GANHAM TANTO.ISSO É BRASIL, A EDUCAÇÃO EM GREVE, A SAÚDE EM GREVE A SEGURANÇA TERRÍVEL E AS PESSOAS PERDENDO TEMPO DISCUTINDO QUEM DEIXA DE SER ALGEMADO OU NÃO.

  30. Aparecida Santos Almeida disse:

    pois sobre isso é um caso munto sério se é lei tem que ser para todos.e seguranças para os policiai -se pessoas desse nível vem cometer, esse tipo de crime merece ser punido e deve. é um cidadão que respeita as sociedades.

  31. ANDREA disse:

    AS ALGEMAS DEVEM SER USADAS INCLUSIVE PARA A SEGURANÇA DOS POLICIAIS E DE SEUS PRESOS. IMAGINE COMO UM POLICIAL FICARIA EXPOSTO À REAÇÃO DE UM PRESO QUE NÃO ESTIVESSE ALGEMADO.QUALQUER MOVIMENTO SUSPEITO POR PARTE DO PRESO PODERIA ACABAR COM O MESMO BALEADO PELOS DEDOS “NERVOSOS” DE UM POLICIAL “ASSOMBRADO”.

  32. ROBERTO OLIVEIRA disse:

    Sou Contra o uso de algemas. Para todos. Se os policiais já estão com o mandato de prisão expedido pelo o juiz em mãos e ja comunicou ao acusado que ele está preso, na porta dele tem uma viatura lhe esperando para conduzir. Para que uma algema? Tenho certeza que alguns centimetros não dá para o acusado fugir e nem tão pouco causar mal a alguém. A algema só nos faz voltar ao tempo da escravatura no Brasil. Onde as pessoas eram analfabetas e tratadas feito animais. Estamos em um novo seculo. E existem armas e metodos fisicos se acaso hover reação contra os policiais. E nossos policiais são preparados para alto defesa, assim peso eu? Por isso sou contra a qualquer ato, ou peça que nos tragam de volta as opressões e maus tratos da ditadura militar, que seja exterminados o uso de algemas para todos. Essa é minha oponião. Nunca fui preso e graças a Deus nunca cometi nada que viesse a ferir os principios legais da sociedade. Mas mesmo assim continuo com o mesmo pensamento. Sou contra algemas. Pois somos animais racionais. acredito que qualquer erro cometido pelo o ser humano, por eleserá encontrado formas de punição. Sem que seja trazido a opressão, humilhação, e preversão humana.

  33. Rodrigo disse:

    CRIME É CRIME. Oque não pode acontecer é ter essa diferenciação com a população! Tem que ser sim algemado, tanto para a segurança dos policiais quanto para os cidadãos que estão no meio inserido.!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *