Início » Brasil » Alta do dólar impulsiona o turismo nacional
Turismo no Brasil

Alta do dólar impulsiona o turismo nacional

Com a moeda americana em alta, a busca por destinos nacionais mais que dobrou em 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado

Alta do dólar impulsiona o turismo nacional
Cabedelo, na Paraíba. Na maioria dos hotéis, os preços da diária e da reserva estão mais baixos do que no ano passado (Foto: Wikipedia)

Em meios a tantos problemas, a alta do dólar gerou pelo menos um efeito positivo para o país: o estímulo ao turismo nacional.

Conhecer novos lugares e culturas sempre foi uma das paixões dos brasileiros. Agora, com a moeda americana em alta, a busca por destinos nacionais mais que dobrou, segundo informou ao Estadão o hotel.com, site especializado em turismo que faz parte da agência de viagens online americana Expedia.

No acumulado deste ano, o hotel.com teve mais que o dobro de reservas em hotéis brasileiros, em comparação com o mesmo período de 2014. Na maioria dos hotéis, os preços da diária e da reserva estão mais baixos do que no ano passado, quando registraram um forte aumento devido à Copa do Mundo.

No entanto, à medida que a demanda aumenta, os preços devem aumentar, segundo Diogo Canteras, sócio da consultora Hotel Invest. “Acho que a alta se estende pelo menos até 2018”, disse em entrevista ao Estadão. Porém, Canteras afirma que há algumas exceções. Em cidades como Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre, que tiveram uma “onda” de novos empreendimentos, os preços devem demorar a subir.

Em contraponto, a mesma tendência não acompanha os hotéis especializados em reservas para viagens de negócios. Segundo Canteras, esse tipo de demanda caiu 10% na cidade de São Paulo este ano.

Neha Parikh, vice-presidente do departamento de negócios globais da hotel.com, afirma ainda que o Brasil ainda tem um grande potencial para atrair mais turistas estrangeiros. “O Brasil recebe cerca de 5 milhões de turistas estrangeiros por ano, o mesmo que a Suécia. O México, enquanto isso, recebe 20 milhões. Há muito a crescer.”

Segundo Neha, o Brasil tem dois fatores a seu favor. O primeiro, a boa recepção dada aos turistas que vieram para a Copa no ano passado. Ela afirma que um levantamento mostrou que “95% dos visitantes disseram que voltariam ao país”. O segundo, são as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. “Na nossa plataforma, já registramos um aumento de 400% nas buscas internacionais relativas ao Brasil.”

Fontes:
Estadão-Com alta do dólar, turismo no Brasil ganha força e "salva" resultados de hotéis

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *