Início » Brasil » ANS suspende venda de 161 planos de 36 operadoras
Planos de saúde

ANS suspende venda de 161 planos de 36 operadoras

Medida pune operadoras dos planos que tiveram a pior avaliação entre dezembro de 2013 e março deste ano

ANS suspende venda de 161 planos de 36 operadoras
Para o diretor da ANS, André Longo, o monitoramento mantém as operadoras vigilantes (Reprodução/internet)

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), André Longo, anunciaram nesta quarta-feira, 14, a suspensão temporária de 161 planos de saúde de 36 operadoras. A medida é uma punição aos planos que apresentaram o pior desempenho entre dezembro do ano passado e março deste ano no monitoramento da ANS.

Confira aqui a lista completa das operadoras com planos suspensos

A análise considerou o descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias, além de negativas indevidas de cobertura. Do total de planos suspensos, 132 receberam a penalização já nesse ciclo de acompanhamento. Outros 29 já estavam com a comercialização proibida desde o ciclo anterior. Das 36 operadoras, 26 não tinham autorização para vender outros planos de saúde, bloqueados em monitoramentos anteriores.

Embora boa parte das operadoras sejam reincidentes, Longo avalia que o controle (iniciado em 2011) tem impacto positivo: “ele é indutor de mudança de comportamento e evita que se acomodem”. Além disso, o diretor da ANS afirmou que o método não elimina outros mecanismos importantes como multas, por exemplo.

No período verificado, foram feitas 13.079 reclamações. Segundo a ANS houve conciliação em 86,3% dos casos. “O monitoramento é a oportunidade da mediação, da negociação. O percentual obtido nesse período foi bastante significativo” afirmou Chioro. Atualmente, 50,3 milhões de pessoas são portadoras de planos de assistência médica e 20,7 milhões de planos odontológicos

 

 

 

 

Fontes:
O Estado de S. Paulo-ANS suspende comercialização de mais 161 planos de saúde de 36 operadoras
O Globo-ANS suspende vendas de 161 planos de 36 operadoras

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *