Início » Brasil » Anvisa aprova teste rápido para dengue, zika e chikungunya
SAÚDE

Anvisa aprova teste rápido para dengue, zika e chikungunya

Nova tecnologia desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio Manguinhos, da Fiocruz, é capaz de detectar a infecção em apenas 15 minutos

Anvisa aprova teste rápido para dengue, zika e chikungunya
A capacidade de produção pode chegar a 10 milhões de testes por ano (Foto: Fiocruz/Maria Melo)

Uma nova tecnologia desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), recebeu o aval da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar testes rápidos e eficientes para detectar infecção por dengue, zika e chikungunya.

O teste exibe o resultado em 15 minutos e consegue identificar se a infecção ainda está no início ou se está instalada no organismo há mais tempo.

Segundo o gerente da área de desenvolvimento tecnológico em diagnósticos de Bio Manguinhos, Antônio Ferreira, o trabalho que desenvolveu o teste durou cerca de um ano e meio, e conseguiu chegar a um dispositivo com maior precisão sobre a identificação da dengue e da zika, e ao primeiro teste rápido de chikungunya.

Para as três doenças existem kits de testagens e o mesmo pode detectar a presença de todas as doenças produzindo seis respostas, visto que é possível verificar se a infecção é recente, ou não, através do tipo de anticorpos encontrados na amostra de sangue.

“A gente está completamente pronto para estabelecer as produções aqui e a comercialização”, afirmou Antônio Ferreira, que já tem os insumos necessários para a produção dos testes.

A capacidade de produção pode chegar a 10 milhões de testes por ano, dependendo das quantidades de encomendas realizadas pelo Ministério da Saúde.

Fontes:
Agência Brasil - Bio Manguinhos desenvolve teste rápido para dengue, zika e chikungunya

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *