Início » Brasil » Anvisa libera autoteste para HIV
SAÚDE

Anvisa libera autoteste para HIV

Exame coleta gotas de sangue do paciente e demora de 15 a 20 minutos para ficar pronto

Anvisa libera autoteste para HIV
Expectativa é que o teste esteja disponível para venda em cerca de 30 dias (Foto: Flickr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Esta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou o registro do primeiro autoteste para detectar o vírus HIV.

De acordo com o órgão, o teste, que será vendido nas farmácias e drogarias do país, examina gotas de sangue do paciente e demora de 15 a 20 minutos para apresentar o resultado.

A Orange Life, que fabrica o teste e tem capacidade de produzir 100 mil unidades por mês, está em negociações com as redes de farmácias para a distribuição do produto, segundo Marco Colocatti, presidente da empresa. A expectativa é que o exame esteja disponível em aproximadamente 30 dias. Apesar de não poder informar o preço final, que depende dos intermediários, Colocatti acredita que se manterá numa média de R$ 50 por unidade.

O exame é eficaz na identificação dos dois subtipos do vírus que causam a Aids, mas indica a presença do vírus apenas depois de 30 dias da exposição do paciente. A Anvisa afirma que o teste demonstrou ser 99,9% eficaz.

A recomendação é de que, caso o teste saia positivo, seja confirmado com um teste de laboratório. Caso o resultado seja negativo, deve ser repetido de 30 em 30 dias até que se completem 120 dias após a exposição.

Fontes:
G1-Teste rápido para HIV ganha registro no Brasil

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *