Início » Brasil » Anvisa libera o uso terapêutico do Canabidiol
derivado da maconha

Anvisa libera o uso terapêutico do Canabidiol

Substância derivada da folha da maconha passará a ser vendida nas farmácias como medicamento controlado

Anvisa libera o uso terapêutico do Canabidiol
O medicamento ajuda a combater convulsões (Foto: Reprodução/Internet)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou nesta quarta-feira, 14, o uso terapêutico do canabidiol no país. A substância, presente na maconha, entrou na lista C1 de medicamentos controlados. Estudos realizados sobre o medicamento apontam para a eficácia no tratamento em casos do Mal de Parkinson, Alzheimer e convulsões.

O medicamento ganhou destaque em 2014, quando famílias de crianças que sofriam com convulsões reivindicaram a liberação do remédio à base da substância que ajuda a controlar as crises. Pesquisas mostraram que o efeito psicoativo do composto, que representa 40% do extrato da folha da maconha, ajuda a acalmar as convulsões.

A mãe de uma das primeiras crianças no país a utilizarem o remédio, Katiele Bortoli, comemorou a reclassificação feita pela Anvisa e pediu que sejam realizados estudos para aprimorar a utilização da substância.

“Esse momento é muito importante. Sabemos que não se trata da cura, mas esperança na qualidade de vida das crianças. Esperamos que a mudança estimule a realização de estudos científicos para conhecer mais sobre a substância e sua interação com outros medicamentos”, afirmou Katiele.

O presidente em exercício da Anvisa, Jaime Oliveira, justificou seu voto a favor da liberação dizendo que o canabidiol não é considerado entorpecente e não há relatos de dependência. O diretor Renato Porto, que também foi favorável, concordou, mas fez ressalvas em relação à eficácia do medicamento e pediu mais estudos sobre ele.

Fontes:
Estadão-Anvisa libera uso terapêutico do canabidiol no país

4 Opiniões

  1. Áureo Ramos de Souza disse:

    Este é meu primeiro comentário : ESPERO QUE ESTE MEDICAMENTO O CANABIDIOL SIRVA TAMBÉM PARA MAL DE PARKISON ADULTOS , tenho um amigo que sofre de

  2. Áureo Ramos de Souza disse:

    Seria bom saber se o CANABIDIOL serve também para pessoas adultas.

  3. Roberto Henry Ebelt disse:

    É notável como o ESTADO se transformou em máquina de arrecadar impostos e passou a se servir do cidadão em vez de servi-lo. O paquiderme move-se lentamente para cumprir as suas obrigações para com aqueles que o sustentam.

  4. olbe disse:

    BRAVO!!! Finalmente o bom senso prevaleceu e as autoridades se comoveram com o sofrimento destas mães…Precisou lutar muito, precisou fazer um filme, mas felizmente as mães venceram…Que sejam felizes e possam desfrutar a alegria de ter filhos participativos e saudáveis. Que D ÜS as abençõem por sua luta…lamento pelas que perderam seus bebês…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *