Início » Brasil » Anvisa libera vacinação em farmácias
NOVA RESOLUÇÃO

Anvisa libera vacinação em farmácias

Decisão será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias

Anvisa libera vacinação em farmácias
Anvisa afirmou que 'a norma dá ao setor mais clareza e segurança jurídica' (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira, 12, uma nova resolução que permite que farmácias e drogarias de todo o país ofereçam o serviço de vacinação a clientes.

A decisão ainda será publicada no Diário Oficial da União. O serviço já era regulamentado em estados como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e no Distrito Federal.

Em nota, a Anvisa afirmou que “a norma dá ao setor mais clareza e segurança jurídica”. As farmácias e drogarias que optarem por o serviço terão que estar inscritas no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde, disponibilizar o calendário nacional de vacinação e os tipos de medicamentos disponíveis.

Além disso, será obrigatória a designação de um responsável técnico e a contratação de um profissional habilitado, que deverá passar por capacitações constantes. O ambiente deverá ser refrigerado para armazenar e conservar as vacinas.

Os estabelecimentos também terão que efetuar o registro das informações nos cartões de vacinação e seguir normas que determinam os cuidados necessários no transporte para não prejudicar a qualidade das vacinas.

As vigilâncias sanitárias das secretarias estaduais e municipais de saúde serão responsáveis pela fiscalização das farmácias e drogarias que oferecerem o serviço.

Fontes:
EBC - Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *