Início » Brasil » Anvisa libera venda e uso de remédio mais eficaz contra hepatite C
Saúde

Anvisa libera venda e uso de remédio mais eficaz contra hepatite C

Ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltou a importância do remédio para pacientes com transplante e pessoas que vivem com HIV, que não podem fazer uso dos medicamentos atualmente disponíveis

Anvisa libera venda e uso de remédio mais eficaz contra hepatite C
Após a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias terminar de analisar os custos, o medicamento passará a ser distribuído pelo Sistema Único de Saúde (Reprodução/Bloomberg)

A Agência de Vigilância Sanitária Nacional liberou a venda e o uso daclatasvir, medicamento que atua contra a hepatite C com mais potência do que os remédios que já estão no mercado.

Após a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitc) terminar de analisar os custos, um processo que deve durar até seis meses, o medicamento passará a ser distribuído  pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltou a importância do remédio para pacientes com transplante e pessoas que vivem com HIV e que, por conta dos efeitos colaterais, não podem fazer uso dos medicamentos disponíveis atualmente.

De acordo com Chioro, o dalatasvir tem poucos efeitos colaterais e os resultados de cura são de até 90%. Os similares aos novos medicamento vendidos atualmente no país, têm resultados de cura de pouco mais de 50%, exigem tratamento prolongado e provocam reações diversas.

Outros dois medicamentos usados no tratamento da hepatite C estão sendo analisados pela Anvisa, o sofosbuvir e simeprevir.

Fontes:
O Globo - Anvisa libera venda de remédio mais potente contra hepatite C

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *