Início » Brasil » Aparelho de oftalmologia permite diagnóstico à distância
São Paulo-Rondônia

Aparelho de oftalmologia permite diagnóstico à distância

Colaboração entre SP e Monte Negro, em Rondônia permitiu o atendimento dos 145 pacientes na fila de espera da cidade rondoniense

Aparelho de oftalmologia permite diagnóstico à distância
Três médicos ficaram responsáveis pelos diagnósticos (Reprodução/Folhapress)

Um aparelho de oftalmologia à distância permite que médicos façam o diagnóstico de pacientes em regiões distantes. No Brasil, essa tecnologia é utilizada por médicos de São Paulo e de Monte Negro, em Rondônia. A colaboração entre as duas cidades permitiu o atendimento dos 145 pacientes que aguardavam consulta em Monte Negro. A fila de espera, de mais de três anos, foi zerada em 45 dias.

Para suprir a carência oftalmológica no município rondoniense, o médico infectologista e professor da USP, Luís Marcelo Aranha Camargo, entrou em contato com o Instituto da Visão, uma entidade sem fins lucrativos voltada para pesquisa e assistência. Com a ajuda de uma ONG portuguesa, a entidade comprou o aparelho necessário para a análise dos exames à distância.

Três médicos ficaram responsáveis pelos diagnósticos. Do outro lado, médicos não especializados e alunos de medicina foram treinados para operar o equipamento. Com três fotos de cada olho e um breve histórico clínico, é possível diagnosticar à distância doenças como degeneração macular, retinopatia diabética, tumores, glaucoma e catarata.

Apesar do projeto ter potencial para ampliar o atendimento em regiões distantes que sofrem com a falta de médicos, a lei brasileira só permite o serviço quando um médico solicita um laudo à distância a outro. Os exames não podem ser oferecidos diretamente aos pacientes.

Fontes:
Folha de São Paulo-Aparelho permite a oftalmologista de SP examinar paciente em Rondônia

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *