Início » Brasil » Apesar da queda, Marina ainda tem mais chances de chegar ao segundo turno
Eleições 2014

Apesar da queda, Marina ainda tem mais chances de chegar ao segundo turno

Dilma Rousseff tem 26% de chance de se eleger no próximo domingo, 5

Apesar da queda, Marina ainda tem mais chances de chegar ao segundo turno
A queda de Marina tem aumentado as chances de Aécio e, ao mesmo tempo, aproxima Dilma Rousseff da vitória já no primeiro turno (Reprodução/internet)

As possibilidades de Marina Silva (PSB) chegar ao segundo turno com Dilma Rousseff (PT) caíram 7% em dois dias (de 67% para 60%). Ainda assim, são 1,5 maiores que as de Aécio Neves (PSDB), conforme o modelo estatístico elaborado pelo Ibope e o Estadão Dados, baseado nos limites mínimo e máximo de votação de candidatos.

O método considera todas as combinações possíveis de votação de Marina e Aécio, em seguida, calcula quantos desses arranjos beneficiariam um ou outro presidenciável.

Segundo a análise do Ibope, 60% dessas combinações levariam Marina ao turno final contra Dilma, e 40% levariam Aécio. Na última quarta-feira, 1, as chances eram de 67% contra 33% para Marina. Caso a tendência de queda se mantenha, as probabilidades de ser alcançada por Aécio seguirão aumentando.

O modelo Ibope/Estadão Dados foi utilizado para calcular as probabilidades da atual presidente se reeleger domingo; ela tem 26% de chance (ou uma em quatro) de voltar a liderar o país.

O modelo se baseia nos cálculos dos pisos e tetos eleitorais dos aspirantes, sendo o piso o número de eleitores que afirmam que votariam exclusivamente em um candidato. O mínimo de votos para Dilma foi 32%, contra 15% de Aécio e 18% para Marina.

Já o teto é calculado em duas etapas; primeiro a pesquisa divide o eleitorado em três grupos (os pró-PT, os anti-PT e os volúveis), conforme as respostas de um questionário de cinco perguntas. Nessa categoria, os resultados obtidos foram 38%, 32% e 30%.

A partir daí, simulam-se as possíveis combinações de resultados entre os três candidatos (estimando-se 3% de votos para os partidos nanicos e 10% para brancos e nulos).

Dilma lidera a preferência no nordeste

Segundo o Ibope, 7% dos indecisos farão sua escolha na última hora; eles se concentram no Sudeste e são mais críticos em relação ao atual governo. Esses eleitores poderiam validar seu voto no tucano, levando-o ao turno decisivo. Estas são apenas especulações.

O mais importante movimento identificado pelo Ibope foi no nordeste, região onde Marina Silva perde eleitores para Dilma. No sudeste do país, ela também está em queda, e Dilma oscilou para cima. O cenário é ideal para a recuperação de Aécio, que até agora, segue estacionado.

Fontes:
O Estado de S. Paulo-Chance de Marina cai e é 50% maior que a de Aécio, Dilma tem 26% de chance de se eleger no 1º turno
O Estado de S. Paulo-Nordeste empurra Dilma; Sudeste segue mais indeciso

1 Opinião

  1. Joma Bastos disse:

    Marina estará no segundo turno! Se Aécio Neves não apoiar explicitamente Marina Silva no segundo turno, teremos o (des)governo do PT por mais 4 anos, e a nossa economia ficará ainda mais dependente da Rússia e da China.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *