Início » Brasil » Aplicativo ajuda a traçar rotas seguras e denunciar crimes
Segurança pública

Aplicativo ajuda a traçar rotas seguras e denunciar crimes

Site colaborativo Smaps ajuda a criar rotas seguras na cidade e a visualizar imagens de câmeras de segurança em ruas de todo o mundo

Aplicativo ajuda a traçar rotas seguras e denunciar crimes
Além de roubos e furtos é possível também denunciar crimes de homofobia, agressões em geral crimes contra a mulher (Reprodução/Globo)

O empresário paulistano Douglas Roque, de 43 anos, criou o site colaborativo Smaps (www.smaps.com.br) para ajudar as pessoas a criar rotas seguras na cidade e visualizar imagens de câmeras de segurança em ruas de todo o mundo. As pessoas podem ainda relatar crimes e serem avisadas de ocorrências em sua vizinhança.

Roque diz que a ideia é tornar acessível ao cidadão as informações sobre segurança pública que o governo não disponibiliza. Além do mapa de crimes em determinada região, o aplicativo também ajuda turistas a se informar sobre os locais onde pretendem se hospedar.

O Smaps já cadastrou  mais de 2 mil ocorrências em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. A maior parte das ocorrências cadastradas foi considerada pela polícia como sendo de “menor potencial ofensivo”. O empresário diz ainda que as pessoas acostumaram-se a não denunciar pequenos delitos, como roubos de celulares. Mas, segundo ele, as pessoas não podem achar normal passar por esse tipo de violência, ainda que sejam consideradas como crimes menores.

O criador pretende ainda acrescentar informações para que as pessoas encontrem estacionamentos, farmácias ou delegacias. Além de roubos e furtos, é possível também denunciar crimes de homofobia, agressões em geral e crimes contra a mulher.

O site está disponível em aplicativo para aparelhos Android e Iphone. Para monetizar a invenção Roque diz que pretende fazer parcerias com seguradoras, bancos e criar um cartão de desconto para serviços que podem ser encontrados pelo Smaps.

Fontes:
O Globo - Site colaborativo permite criar mapa do crime em tempo real

1 Opinião

  1. Felipe Fortes disse:

    Aplicativo muito útil, principalmente, pra nós que trabalhamos no terceiro turno e temos nossa segurança compromentida a todo momento no trajeto. Excelente idéia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *