Início » Brasil » Após estupro de turista, prefeitura do Rio proíbe circulação de vans na Zona Sul
Zona nobre, não!

Após estupro de turista, prefeitura do Rio proíbe circulação de vans na Zona Sul

Usuários e motoristas criticaram a decisão porque terão de gastar mais com transporte, os outros meios podem ficar sobrecarregados e porque a medida pode gerar desemprego

Após estupro de turista, prefeitura do Rio proíbe circulação de vans na Zona Sul
A partir de segunda-feira, 15, vans não poderão mais circular em bairros da Zona Sul (Reprodução/Internet)

Depois de proibir o uso de insulfilme nas vans, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, proibiu a circulação de vans, kombis e micro-ônibus em toda a Zona Sul do Rio, onde se concentram os bairros nobres da cidade.

O decreto, publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira, 11, entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira, 15. Segundo Paes, a medida já estava prevista para ser anunciada em abril, mas o momento da sua publicação, doze dias após o violento estupro coletivo de uma turista americana em uma van e o espancamento de seu namorado francês, sinaliza que Paes pode ter antecipado a medida. O decreto veta a circulação de veículos cadastrados na Secretaria municipal de Transportes que integram o Subsistema de Transporte Urbano Especial Complementar de Passageiros.

“Eu não estou aqui para dizer que todas as pessoas que operam vans são marginais, ao contrário a maioria é gente de bem. Mas em algum momento isso virou caso de polícia. Foi então que criamos uma coordenadoria especial para tratar dessa questão”, explicou o prefeito.

Paes disse ainda que vai manter apenas duas linhas que fazem o percurso entre Vidigal e Rocinha e o Jardim de Alah, acrescentando que a Zona Sul já tem ônibus, metrô e táxis suficientes para servir a região. No futuro, Paes também pretende proibir vans no Centro da cidade, mas ainda não há previsão de quando isso acontecerá.

Vans ficam vetadas nos bairros de Botafogo, Humaitá, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea e São Conrado. Os veículos que operam as linhas Parque da Cidade – Gávea e Parque da Cidade – Fashion Mall continuarão permitidos, mas devem obedecer itinerários determinados pela prefeitura.

Muitos usuários de vans criticaram a decisão do prefeito, sob o argumento de que terão de gastar mais para chegar ao trabalho e que as linhas de ônibus ficarão sobrecarregadas. Motoristas também temem que a decisão gere desemprego em massa.

Caro leitor,

Você é a favor da proibição?

Na sua opinião, por que a proibição só se aplica à zona nobre da cidade? Será que vans só são ‘caso de polícia’ na Zona Sul?

 

Fontes:
O Globo - Prefeitura do Rio proíbe circulação de vans na Zona Sul

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

9 Opiniões

  1. daisy ribeiro disse:

    Entao na Zonas Norte, Oeste, etc as mulheres podem ser estupradas? Nao seria melhor intensificar a fiscalizacao das vans em toda a cidade? E tambem a fiscalizacao dos onibus? O governo se preocupa muito com a “fluidez” do transito em detrimento do pedestre e do usuario de transporte coletivo. Acho que esta mais do que na hora de inverter a prioridade de circulacao na cidade:

    * onibus disciplinados que parem em todos os pontos;
    * vans bem fiscalizadas e reguladas;
    * sinais de pedestres em todas as esquinas e com menor tempo de espera;
    * calcadas mais largas e bem cuidadas – no Humaita as calcadas tem 1,20m de largura e onde existem postes a largura diminue tanto que nao eh possivel passar com um guarda chuva aberto;

    Cidade civilizada eh a que respeita e da prioridade ao PEDESTRE e usuario do transporte publico.

  2. Rudy Lang disse:

    Definitivamente, nos últimos dez anos (governo do PT) o tecido social do Brasil se esgaçou a níveis nunca vistos.
    A malandragem impera em todos os níveis. Os poderes da República, os três, com sua total falta de ética nos conduziram de volta a barbárie.
    E para coroar esta desgraçada situação, o ministro margarina conseguiu estourar os limites por ele próprio estabelecidos para o monstro da INFLAÇÃO. Pena que essa turma não leia os jornais. Por outro lado é bem feito para a massa de manobra do PT.

  3. Andre Luiz D. Queiroz disse:

    Você é a favor da proibição?
    Claro que não! Essa medida do Prefeito parece até aquela piada do sujeito que chega em casa, encontra a mulher transando com o Ricardão no sofá da sala, e toma uma medida drástica! Joga fora o sofá!

    Na sua opinião, por que a proibição só se aplica à zona nobre da cidade? Será que vans só são ‘caso de polícia’ na Zona Sul?
    Imagino que o raciocínio da prefeitura foi: “Ah, na Zona Sul há mais chances de um turista estrangeiro desavisado entrar em uma Van pirata com marginais mal intencionados. Então vamos proteger os turistas — e a imagem da cidade — proibindo Vans na Zona Sul!” Isso, mais uma vez, só reflete o fato de que Polícia e Justiça parecem só se mexer quando a violência urbana vitima pessoas do estrato social mais alto, e há repercussão na mídia. Pessoas pobres assaltadas, estupradas, ou mesmo assassinadas? Isso tem a toda hora e lugar! Não é ‘notícia’! E por isso mesmo não há pressão política para que se investigue e se faça justiça!

    De resto, as grandes metrópoles brasileiras precisam sim de um ‘choque’ (para usar a expressão da moda) de reurbanização que contemple todas as medidas apontadas no comentário da leitora daisy ribeiro, abaixo. Meu bairro mesmo: está um lixo! Ruas imundas, calçadas quebradas, bueiros transbordando esgoto…É assim que querem “receber o Mundo” na Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos?…

  4. rubens disse:

    Varias mulheres foram estupradas em vans, taxi e até em ônibus e nada tinha sido feito. Agora a prefeitura e o Estado
    resolvem o problema da noite para o dia simplesmente porque uma turista francesa foi estuprada. Isso na verdade não
    é uma satisfação para o povo carioca mas sim para os estrangeiros que estão de olho nos eventos que irão acontecer
    em nosso pais e em especial no rj.
    Vejam por exemplo os hospitais públicos estão falidos , os ônibus sucateados a segurança pública uma vergonha. Na
    verdade o que o povo teria que fazer com o apoio da mídia e de uma meia duzia de políticos honestos era pedir a caças
    são do mandato de Sergio Cabral e toda a sua cupura

  5. PENSADOR disse:

    DE ACORDO COM O PENSAMENTO DO GOVERNO, A CULPA É DO TRANSPORTE POR VANS E ASIM, AS MULHERES SSÓ PODEM SER ESTUPRADAS SE FOREM DA PERIFERIA ONDE AS VANS CONTINUAM A RODAR. NA ZONA SUL NÃO!

  6. PENSADOR disse:

    POLÍCIA DE BAURU CHEGA A CONCLUSÃO DE QUE 50% DAS COMUNICAÇÕES DE ESTUPRO SERIAM FALSAS:

    De acordo com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), das 100 ocorrências de estupros registradas por ano na cidade, cerca de dez envolvem crimes com autoria desconhecida. Desses casos, 50% são revelados como falsos após o início das investigações…
    …um deles envolveu uma garota de 16 anos que, após passar um dia todo fora de casa, apareceu ao final da noite dizendo para os pais que havia sido arrastada para um mato na rodovia e estuprada. “De fato, o laudo do IML deu positivo, ou seja, ela realmente teve relação sexual, mas com o namorado que não era conhecido pelos pais e que, inclusive, acabou a desmentindo, posteriormente, na delegacia”, relata Priscila…O outro caso envolveu uma mulher casada e com filhos que, por medo da repressão do marido e da família, após uma gravidez indesejada, relatou que teria sido vítima de um estupro em plena luz do dia e em uma rua movimentada de Bauru para se justificar.
    jcnet.com.br/Geral/2013/02/falsos-estupros-atrapalham-policia.html

  7. MARCELO BERLING disse:

    Parece que o sr. Eduardo Paes, está querendo fazer deste caso, como o português fez quando viu sua esposa com o amante no sofá. Ele vendeu o sofá. Não estou querendo fazer com o episodio da turista uma piada Mas o senhor prefeito está querendo fazer piada com a vida de vária pessoas que dependem dia a dia do transporte, tanto os usuários passageiros, quanto os proprietários de vans que tem como o transporte o seu susternto e de sua familia.
    O senhor prefeito está querendo tirar o sofá da sala, pois a sala é a zona sul . Se ele alega que a proibição é por falta de segurança, então no suburbio ( ou cozinha ) pode rodar ?

  8. Mila disse:

    Sou sim a favor do Prefeito Eduardo Paes pois a medida era necessária vans atrapalham o transito,andam em alta velocidade,passageiros de pé sem nenhuma segurança,assaltos constantes,acidentes aprovo a medida a zona sul nao precisa de vans Parabens ao Prefeito

  9. carla disse:

    ridicula essa mila ela fala isso pq certamente anda de carro, as vans podem ate atrapalhar no transito devido algumas pessoas que nao sabem trabalha,r mas elas tem sido um adianto na luta contra transporte publico .agora o paes é um porco pois nos primeiros anos era uma seda e agora vira cão
    espero q vc nunca seja estuprada nem em van ,nem num assalto ao seu carro ou da maneira q vc se locomocve mila pq certamente seu caso ficara impune afinal vc não é francesa.
    obs se vc precisar de um hospital e chegar em emergencia junto com um gringo ele tem preferencia do que vc vc sabia disso mila?? entao busque informaçoes antes de abrir a boca

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *