Início » Brasil » Arruda é condenado por violação do painel do Senado
Doze anos depois

Arruda é condenado por violação do painel do Senado

Defesa do ex-senador informou que vai entrar com recurso no Tribunal Regional Federal

Arruda é condenado por violação do painel do Senado
Arruda teve seus direitos políticos suspensos por cinco anos (Fonte: Reprodução/O Globo)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O ex-senador e ex-governador do DF José Roberto Arruda foi condenado pela Justiça Federal, em Brasília, por improbidade administrativa por violação do painel eletrônico do Senado, em 2000, em votação que resultou na cassação do mandato do então senador Luiz Estevão.

Arruda terá que pagar multa equivalente a cem vezes seu salário como senador em 2000 e também teve seus direitos políticos suspensos por cinco anos.

A defesa de Arruda informou que vai entrar com recurso no Tribunal Regional Federal por entender que o então senador não tinha poderes para comandar a quebra do sigilo do painel, nem para quebrá-lo pessoalmente.

Mensalão do DEM

Na época, Arruda, que primeiro negou a violação do painel eletrônico e depois assumiu ter visto os votos dos parlamentares, renunciou ao cargo de senador para não ter seu mandato cassado.

A Justiça Federal determinou ainda que os bens do ex-senador fiquem indisponíveis até o pagamento da multa. Outras três pessoas também foram condenadas pelo mesmo crime de Arruda.

José Roberto Arruda enfrenta ainda na Justiça, junto com outros 36 réus, acusações relacionadas a um suposto esquema de pagamento de propinas que ficou conhecido como mensalão do DEM durante seu mandato como governador do DF.

Fontes:
G1 - TRF condena Arruda por violação do painel eletrônico do Senado Federal
Jornal Nacional - Justiça condena Arruda a pagar multa por violação de painel eletrônico

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. Geraldo Euclides disse:

    Este sujeito se vivesse num país de políticos sérios praticaria Hara-Kiri ou disparava uma bala no ouvido, mas, descarado como é, tem a coragem de candidatar-se à prefeitura do estado aonde se esconde. O pior é que ainda existem idiotas, imbecis que ainda acreditam num indivíduo desses.

  2. João Cleucio disse:

    Sempre foi um pilantra. Desde a primeira vez que o vi na televisão. Enganador dos ingênuos e dos que não vêem as maldades em certos indivíduos.

  3. áureo Ramos de Souza disse:

    Primeiro: passamos umas folhinhas de arruda no Arruda para melhorar sua situação. Segundo: por que ele fica inelegível por apenas 5 anos e quando o cidadão vai preso nunca mais tem condição de encontrar emprego? Terceiro: se o ladrão de painel Arruda faz parte do mensalão que vá parar na cadeia como um verme qualquer e seus sejam confiscados e dito ao país quanto foi a quantia e onde ela será aplicada.

  4. Plinio Marcos Moreira da Rocha disse:

    Esta notícia me permite reapresentar o documento “DUPLO Xeque Mate – Aula ao Plenário do STF”, onde estamos contestando as manipulações espúrias feitas durante as avaliações da chamada Lei de “Ficha LIMPA”
    Formalizando, junto ao Conselho Nacional de Justiça, Pedido de Providências para que envida TODOS os esforços na Responsabilizações Administrativas, e encaminhar ao Procurador-Geral da República os documentos, e informações, necessárias para as Responsabilizações Criminais que se fizerem necessárias.
    Como também, garantir através das razoabilidades apresentadas, a Decisão/Conclusão efetuada na Quarta-feira, 27 de outubro de 2010, uma vez que, a essência do VOTO DE QUALIDADE, somente pode ser atribuída ao Presidente do Supremo Tribunal Federal, bem como, que qualquer reavaliação da questão, somente poderá ter a participação dos Membros não citados nas denúncias de Crime de Prevaricação efetuadas formalmente ao Plenário do Conselho Nacional de Justiça e à Superintendência no Rio de Janeiro da Polícia Federal.
    Portanto a decisão/conclusão de que “prevalecerá o ato impugnado” pela Suprema Corte Eleitoral Brasileira, Tribunal Superior Eleitoral, de que a Lei de “Ficha LIMPA” vale para a eleição de 2010 deverá ser mantida.
    Onde coloco…
    Algo que nos faz lembrar de Arnaldo Jabor, em “
    CARTA A UM MERITÍSSIMO JUIZ
    ”,que tentando explicar um seu comentário proferido em 24 de abril de 2007, nos lembra
    @@@
    Em
    1996
    , pediram minha cabeça ao saudoso Luís Eduardo Magalhães, quando faleique “deputados do Centrão estavam
    sendo comprados
    como num “shopping center”.Quiseram capar-me, Meritíssimo.@@@
    Abraços,
    Plinio Marcos

  5. Geferson disse:

    ► VEJAM OS POLÍTICOS QUE O POVÃO APEDEUTO ELEGE!
    A falta de escolaridade e a consequente ignorância coletiva é a raiz da corrupção perversa e da organização criminosa infiltrada no poder da republica.
    Onde um delinquente procurado pela Interpol em 181 países é convidado a apoiar o partido majoritário nas eleições municipais do maior reduto eleitoral do País. Onde a justiça leva sete anos para julgar crimes que prescrevem em cinco anos.
    Uma sociedade distraída com futebol, copa, olimpíadas e “tietagens”. Um País que não tem povo, tem público
    Depois lamentam o 84° lugar no IDH a despeito de ser a sexta maior potencia econômica.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *