Início » Brasil » As rosas não falam, mas as urnas sim!
Grita Brasil

As rosas não falam, mas as urnas sim!

Será que a foto do Brasil em 5 de Outubro não foi forte o suficiente para fazer o tal do gigante acordar?

As rosas não falam, mas as urnas sim!
A coluna Grita Brasil é publicada às quintas

Passado o dia 5 de Outubro o que podemos tirar de aprendizado? Muita coisa. E a principal delas é que não aprendemos absolutamente nada com a gestão que

A voz das urnas disse o que os números dizem

está prestes a entregar suas cadeiras.

Como podemos dizer que aprendemos alguma coisa se estamos indo para um segundo turno para só então elegermos o nosso presidente? Será que a foto do Brasil em 5 de Outubro não foi forte o suficiente para fazer o tal do gigante acordar? Será que a Educação, a Saúde, a economia e todo o resto não produziram nada que faça com que as pessoas enxerguem o óbvio?

E o óbvio é: temos que dar uma chance para a mudança. Mas não é bem assim que as pessoas pensam.

Tanto é verdade que temos um (o único) Paulo Maluf recebendo mais de 345 mil votos. E quando temos Clarissa Garotinho sendo a segunda deputada federal mais votada no Rio de Janeiro sendo ela filha de quem é. E quando o filho de Renan Calheiros, o Renan Filho é eleito governador de Alagoas. Sem falar no Tiririca recebendo mais de 1 milhão de votos e o Pastor Marco Feliciano com quase 400 mil , mesmo ele tendo se destacado no noticiário político com suas ideias homofóbicas. E o Collor? Senador de novo com quase 700 mil votos.

Sinceramente? Poxa, que coisa né? Para não falar outra coisa.

Na verdade as eleições deveriam servir para que fizéssemos aquela faxina. Tipo barba cabelo e bigode. Mas nem todos acham que o bigode dever ser mexido, outros acham que o corte de cabelo está bom do que jeito que está. Burrice. Pura burrice.

Político deveria ter vida útil. Deveria vir com selo de Ficha Limpa e data de validade. Acabou a validade vai dar palestra, vai sei lá o que.

Eleição chama renovação poeticamente falando.

Mas a banda não toca assim. Enquanto isso não for revisto será assim. Para desespero de muitos e alegria de muitos também.

E se o número de desesperados não aumentar, não vai ter jeito. Vamos ver ainda durante muitos anos e eleições os políticos fincarem suas âncoras e de lá não mais saírem até que um escândalo talvez o tire de lá, isso se antes o cabra não renunciar para poder passado um tempo voltar com a ficha suja e a cara de pau mais limpa de Brasília e perguntando o que ele pode ter perdido nesse ínterim. Não se preocupem eles sempre voltam.

Mas para não ser taxado de radical demais, podemos apontar como sendo talvez um primeiro passo a voz das urnas que falou um “basta”, um “ninguém dessa gente presta”, pois o número de votos brancos e nulos e de abstenções foi consideravelmente alto dizendo o que reflete que parte do eleitorado mandou seu recado. Ele ainda não foi totalmente ouvido em Brasília, mas foi dado.

A bolsa e o dólar gostaram do rumo das eleições

Enquanto o resultado do segundo turno não chega…

Uma coisa é nítida. O mercado gostou de ter ido para o segundo turno. Fechado o resultado o mercado reagiu bem. A bolsa subiu e o dólar baixou.

Se isso será uma tendência só o dia-a-dia do segundo turno e das pesquisas Ibope e Datafolha é que dirão.

Eu pessoalmente não acredito em coincidência. Quem viver verá!

Paralelo a isso é engraçado ver que um dia depois das trocas de farpas, dedos na cara durante todo o primeiro turno, os derrotados e vitoriosos começam a conversar sobre possíveis apoios entre eles. Bem-vindo ao mundo da política onde hoje você é um patife, mas amanhã você pode virar meu melhor amigo e vir tomar um café da manhã aqui em casa. Tipo Garotinho agora vai apoiar o Crivella na corrida para governador no Rio de Janeiro.

Mas não pensem que a troca de farpas vai diminuir. Muito pelo contrário. Ela será até mais intensa ainda. A começar pela declaração do ministro Guido Mantega que a pedido da presidente Dilma faltou à reunião do FMI nos Estados Unidos para começar a atacar o PSDB dizendo que se Aécio ganhar isso trará desemprego, recessão e cortes de programas sociais. É a política do medo. E vai ter um bando de gente que vai acreditar. Principalmente os menos abastados que tem carteira assinada e recebem o Bolsa Família ou estão inscritos no Minha Casa Minha Vida. Política de guerra.

PT saudações… Será?

Contabilizados todos os votos uma certeza. O PT perdeu força. Pelo menos nos redutos que eles achavam que tinham. Em São Paulo não há deputados federais

Tem alguém já com cara de que quer chorar

do PT entre os mais votados, o governador eleito foi do PSDB assim como o senador. E em Pernambuco terra de Lula o PT perdeu a eleição para o governo e o senado. E com certeza nunca antes na história eles poderiam sequer imaginar isso. Não o PT de Lula.

Tudo bem que isso ainda não é motivo de comemorarmos a derrocada do PT oficialmente depois de doze anos no governo, mas é um alento. É aquele respiro do peixe fora da água em busca de ar. Mas não é ainda o fim. Até porque em Minas Aécio foi derrotado por Dilma.

Mas o fato é que se Dilma não se cuidar, não vai ter Lula que possa dar jeito para conseguir levar a reeleição de sua pupila.

Salve as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambientes fechados.

25 Opiniões

  1. olbe disse:

    ROBERTO D por favor, procure saber o que a palavra HOLOCAUSTO significa e não a use inadequadamente..

  2. olbe disse:

    E depois quase lincharam o Pelé quando disse que brasileiro não sabe votar…esta é a última chance de aprender…VAMOS DE AÉCIO!!!! Presidente da República não deve ser cargo eterno, para o bem de uma nação os governantes devem se alternarem…e pensarem no que podem fazer para melhorar o seu País e não o seu bolso !!!!!

  3. olbe disse:

    Quem vota no PT dá carta branca a Dilma pra continuar a roubalheira…depois vai ficar se lamentando.

  4. olbe disse:

    Falou e disse!!!!

  5. helo disse:

    Aécio é jovem esteve solteiro muito tempo e se casou pela segunda vez. Nada extraordinário. Na sua campanha vemos sua família unida, a filha jovem e feliz, sua bela mulher. Invejável. Ninguém comenta a vida amorosa e particular da presidenta, mesmo os que a conhecem desde a Colina. O caso da Rose do Lula, publicado primeiro em Lisboa, foi comentado por sua gravidade. Pagamos pelas 120 viagens de Rose ao exterior com o presidente e por sua representação em SP que deu um escândalo e prejuízo de milhões. Nosso dinheiro. Existe uma cabeça torta e truculenta na campanha do PT e sobretudo falta de ética. Dilma pilotando uma moto e sem carteira é natural. O que não é natural é a presidenta ouvir as denúncias feitas em audiência pública sobre o butim da Petrobrás, por diretor que ela nomeou, e ao invés de saudar as investigações, chama as denúncias de golpe. Que golpe? Por que? Por que já lá atrás se tentou bloquear a CPI da Petrobrás?
    Precisamos de um país que siga mais tranquilo, menos escandaloso, com um governo responsável, com rumo e que garanta os programas sociais que já estão sendo engolidos pela inflação. Aécio está na frente, talvez só por um golpe não seja eleito, ainda mais depois de hoje com a adesão forte da Marina.

  6. Sandra disse:

    É covarde , e tipicamente petista, no anonimato de um blog caluniar pessoas.Ninguém conhece, ninguém sabe o tamanho do nariz, ou a vida sexual ( se é promíscuo ou não) , ou a quantos bafômetros já foi submetido um certo petista…Mas uma coisa eu sei, é só dar uma busca no google , e um certo senhor é réu de inúmeros processos…
    Fora Dilma!Fora o PT!

  7. Beraldo Dabés Filho disse:

    O Pinóquio do Aécio não é pelas mentiras, como atribuído ao folclórico personagem, mas por outro motivo nasal…. Em BH todo mundo entendeu. Eta oposiçãozinha incompetente e…ingênua. O cara sempre foi um play boy. Está no segundo casamento e na enésima relação estável, incluindo a misteriosa acompanhante que estava ao seu lado, quando pego em blitz de trânsito, alta madrugada no Rio de Janeiro. Dá para explicar por que, neste episódio da blitz, ele não se submeteu e nem permitiu que a sua acompanhante se submetesse ao bafômetro? Devia estar vindo de uma igreja, morro acima…
    __________________________________________
    NÃO VOTE EM BRANCO E NEM ANULE SEU VOTO!

  8. helo disse:

    Adoro o Nordeste e sobretudo os nordestinos que são nosso orgulho em tantas áreas, na poesia com o nosso maior poeta Manuel Bandeira e voto Aécio confiante.
    Preconceito contra o Nordeste e dito claramente só vi da Dilma “Quando essa gente vem do Nordeste para o Brasil”.
    Jarbas Vasconcellos, família Eduardo Campos, Cristovam Buarque votam Aécio enquanto outros Collor, Jarbas, Renan votam Dilma. Pinóquia é a campanha do PT, gastando, caluniando e manipulando informação. Pode ser que o povo não saiba o que o PT escandalosamente tirou da Petrobrás, mas sabe no bolso que a vida está ficando muito muito mais cara. Leiam a pesquisa NemNemNem e entenderão a realidade trágica do emprego no Brasil.

  9. Roberto `D disse:

    O holocausto no Nordeste não é coisa apenas da comunidade médica, a anos que o editor e muitos dos que aqui escrevem já pregam esse ódio preconceituoso contra os nordestinos, cuidado com cabra macho sim-senhor, quem não conhece zomba e humilha,mas…

  10. Beraldo Dabés Filho disse:

    O autor é louco. Os menos abastados e que tem carteira assinada representam a maioria esmagadora dos brasileiros.
    Então , pelo seu raciocínio “perrengue” burguês, típico de quem não conhece nada do Brasil, a Dilma ganha com folga.
    Mas, como o raciocínio perrengue burguês ultrapassado não pode ser levado em conta, as urnas devem apontar algo como Dilma 49% e Aécio Pinóquio 43%.
    __________________________________________
    NÃO VOTE EM BRANCO E NEM ANULE SEU VOTO!

  11. Beraldo Dabés Filho disse:

    Segundo Turno:Dilma 49% e Aécío Pinóquio 43%.
    ________________________________________
    NÃO VOTE EM BRANCO E NEM ANULE SEU VOTO!

  12. Jayme Mello disse:

    As urnas falam e infelizmente falaram movidas pela intensificação da mídia dos “grupos familiares” quanto mais tenho mais quero.

    O povo em São Paulo, infelizmente, somente agora (VINTE ANOS DEPOIS) estão percebendo o monumental desastre da Cantareira, portanto, nada de festejos antecipados e acreditem: “o jogo só acaba quando termina e, mal começou, portanto…

    Um bom dia cordial a todos!

  13. Joaquim Caldas disse:

    “As Rosas não falam,mas as urnas sim!”
    As urnas falam o perfume exalado nas pesquisas,devias ver o meu povo tristonho,ninguém sabe vota como eu sonho.Sou democrata e o perfume que roubam de si.Voto no jardim na certeza que devo chorar,em fim!

    O PT vai deixar o poder pelo PACTO da esquerda,mas com certeza ele cumpriu suas tarefas direitinho,ensinadas por Cuba.O PT deixa um rombo de 2 trilhões na dívida pública,isso significa economicamente que seremos escravos vitalícios dos governantes que assumirão,continua tudo na mesma.Pobre só serve para trabalhar,beber,pagar impostos e votar.

  14. helo disse:

    Moro no Brasil, com pequena interrupção, durante toda a minha vida, e nunca vi um governo tanta corrupção organizada, tanto desvio, tanta propaganda enganosa, desmonte da Petrobrás, da Saúde e da Educação. Minas com Aécio teve o melhor desempenho na Educação. O PT espalhou que Marina e Aécio iam acabar com o Bolsa e vender a Petrobrás. Ninguém quer vender a Petrobrás, o PT enterrou a Petrobrás, e com a volta da inflação e do crescimento zero, ameaça o empregos no futuro. O Bolsa foi criado pelo partido do Aécio. Se seguirmos com inflação nem o Bolsa com todos os seus aumentos dará conta de repor a perda do poder de compra. Inflação atinge sobretudo os mais pobres. A indústria e o comércio que empregam estão declinando. Milionários estão os muitos no poder e os empresários que pagaram propina para obras superfaturadas. Não vote em Dilma, vote pela nossa chance de sair dessa trágica combinação de erros. Pense nos jovens, no futuro melhor e vote em quem soube administrar bem e governar com 92% de aprovação e ser re-eleito – Aécio.

  15. JESUS R. DE ARAUJO disse:

    Trabalhei durante muitos na Europa (França, Dinamarca e Noruega) e nunca ví um país com tanta manipulação política como o Brasil! Políticos e seus assessores mentindo descaradamente, pois AÉCIO NEVES depois de governar Minas Gerais está recebendo o prêmio por sua “incompetência administrativa”, pois o povo mineiro desiludido com suas falsas promessas, elegeram já no 1° turno FERNANDO PIMENTEL do PT para seu futuro governador! Isto sem falar que o percentual de votos da Dilma foi superior de Aécio neste primeiro turno, e em seu próprio estado. Eu tenho parentes morando no interior de Minas, e seu governo simplesmente foi um descalabro, pois nada fez pelos pobres e desprotegidos, pois faltou saúde e educação! Trabalhou para as elites, empresários e donos de indústrias. Não adianta a mídia manipular, e o PSDB tentar iludir os brasileiros, que a verdade está em cada um dos mineiros! Se ele foi rejeitado em seu próprio estado, é porque não cumpriu suas promessas eleitoreiras… A voz do povo é a voz de Deus! Portanto, acordem brasileiros, Minas está mostrando a verdade! Aécio será o início do desespero e da fome, enfim, o término do Brasil que precisamos para nossos filhos! Pensem! Não vote em branco, VOTE EM DILMA!

  16. Marluizo Pires Cruz disse:

    Aguardando a voz das urnas para tentar entender, se existe relação individual do voto com a cidadania, economia individual do povo brasileiro, sendo talvez um primeiro passo, a voz das urnas no final venha transmitir aos doutrinadores e formadores de opinião de que o povo deve estar a votar consciente e livre, acima dos seus interesses individuais, devendo prevalecer o precioso bem de valor democrático que é a convivência harmoniosa de todos, no desenvolvimento dos princípios ético dos interesses da Nação.

  17. Áureo Ramos de Souza disse:

    Claudio eu já cheguei a frisar aqui que político deveria ter tempo e sobre em cima de uma lei que primeira vez eleito poderia ter uma segunda chace e a terceira não, pois do jeito que estamos não dá, temos políticos com 45 anos de carreira, tá bom de acabar com isso sendo assim nunca se renovava. O cara foi presidente, posto fora e hoje se elege com centenas de votos que sei que é comprado pois dinheiro para isso eles tem, só não tem para declarar ao leão. Não me interessa se Aécio perdeu em seu estado ou não irei votar nele assim como votei em Marina para tirar o PT da história destas roubalheira que assistimos e lemos durante 13 anos.

  18. ANTONIO RIBEIRO disse:

    O MP de Minas Gerais investiga o descaso tucano com a saúde. Minas Gerais tem a maior e a pior malha viária do Brasil, que ceifa milhares de vidas por ano. O povo mineiro mandou esta tucanada cantar em outra freguesia.

  19. ANTONIO RIBEIRO disse:

    As rosas não falam, mas exalam perfume. As urnas falam e exalam fedor de idéias que deveriam estar sepultadas. O Brasil das urnas talvez nos remeta ao tempo de colônia e retome explicitamente a escravidão. Pó pará e pensá, como se diz lá nas quebrada escamosa da vida.

  20. Vicente disse:

    Como o brasileiro é ingrato!!!Aécio perdeu em Minas,depois de deixar o Estado com a melhor saúde do sudeste!
    E,La Nave Va!!!

  21. Paulo Fernando disse:

    Não pode continuar no governo qualquer Presidente quando um pais entra em declínio econômico. É sinal que não sabe conduzir bem a economia, portanto, o momento é de mudança.

  22. Vitafer disse:

    Aécio perdeu em Minas graças aos Correios.

  23. Joma Bastos disse:

    “Político deveria ter vida útil. Deveria vir com selo de Ficha Limpa e data de validade. Acabou a validade vai dar palestra, vai sei lá o que.”.
    Político devia virar empreendedor privado… fazer contas à sua vida empresarial e lutar pelo seu investimento, para ficar a saber o quanto custa ser responsável pela sua própria criação de riqueza.

  24. Andre Luiz disse:

    A escolha é difícil, talvez tenhamos mesmo que pagar pra ver no que vai dar. Essa eleição tá tipo vote no diabo ou no capeta.

  25. Andre Luiz disse:

    É bem provável que o Aécio ganhe, espero que mude pra melhor mas não sei não. Vamos esperar tudo pra ver, só vou dar risada se mais tarde ver o gigante levar um tombo e ficarem de mimimi reclamando de arrependimento.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *