Início » Brasil » Banco Central prevê inflação de 7,3% em 2016
ECONOMIA

Banco Central prevê inflação de 7,3% em 2016

Segundo o órgão, previsão da inflação para este ano é de 7,3%. Será o segundo ano acima do teto da meta de 6,5%

Banco Central prevê inflação de 7,3% em 2016
Previsões estouram as margens aceitáveis da meta perseguida (Foto: EBC)

O Banco Central divulgou nesta terça-feira, 27, que a inflação do país – o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – deve ficar em 7,3% este ano. Caso a estimativa se confirme, será o segundo ano seguido com inflação acima do teto da meta perseguida pelo BC, de 6,5%. Em 2015, o índice ficou em 10,67%, a maior taxa desde 2002.

De acordo com o sistema em vigor no Brasil, é prevista uma margem, um piso e um teto de dois pontos percentuais para baixo ou para cima da meta imposta pelo Banco Central. Em 2016, a meta é de IPCA de 4,5%. Assim, se a inflação ficar em até 6,5% este ano, o BC terá cumprido a meta proposta.

A estimativa é, porém, de 7,3%. Se for concretizada, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn terá que escrever uma carta aberta ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, explicando o porquê da meta ter sido estourada.

No documento, o BC também prevê que a inflação fique mais próxima da meta de 4,5% no ano que vem. Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa é de uma contração de 3,3% e alta de 1,3% em 2017.

Fontes:
G1-BC segue vendo estouro da meta de inflação em 2016 e 'tombo' do PIB

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *