Início » Brasil » Bancos querem limitar saques para coibir lavagem de dinheiro
DINHEIRO EM ESPÉCIE

Bancos querem limitar saques para coibir lavagem de dinheiro

Presidente da Febraban diz que saques em espécie podem ser um facilitador de crimes de lavagem de dinheiro e de terrorismo

Bancos querem limitar saques para coibir lavagem de dinheiro
Febraban vem discutindo a proposta com o governo (Foto: EBC)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estuda limitar saques em espécie feitos em agências bancárias e caixas eletrônicos como forma de combater a lavagem de dinheiro e impedir que grandes quantias sacadas atraiam atenção de assaltantes.

A proposta vem sendo discutida pela Febraban, em conjunto com o governo e órgãos responsáveis por combater a lavagem de dinheiro, entre eles, o Ministério da Justiça.

“Os saques em espécie podem ser um facilitador de crimes de lavagem de dinheiro e de terrorismo”, disse Murilo Portugal, presidente da Febraban, em um evento realizado nesta segunda-feira, 26, em São Paulo.

Segundo ele, somente em 2014, os saques movimentaram R$ 7 bilhões em espécie. “Há casos de um único saque de mais de R$ 2 milhões em espécie”.

Portugal afirma que um maior controle sobre esse tipo de transação pode reduzir a ação de criminosos. “A grande concentração de dinheiro em agências bancárias em dias de pagamento, por exemplo, tem atraído assaltantes em cidades menores e até em municípios nem tão pequenos, no que vem se chamando de ‘novo cangaço’”.

O presidente da Febraban afirmou ainda que os bancos têm ampliado o repasse de informações sobre movimentações suspeitas às autoridades. Segundo ele, em 2015, o setor comunicou 47.413 operações suspeitas, um aumento de 27% em relação a 2014.

Fontes:
Valor-Febraban quer limitar saque em espécie para coibir lavagem de dinheiro

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Francisco Taborda disse:

    Muito perspicaz: limitar saques para coibir lavagem de dinheiro.
    Como se isto fosse resolver o problema.
    Nada como tirar o sofá da sala.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *