Início » Brasil » Barragem se rompe no norte da Bahia e causa alagamentos
BRASIL

Barragem se rompe no norte da Bahia e causa alagamentos

Ainda não há relatos de mortos ou feridos. As fortes chuvas que caem sobre a cidade de Pedro Alexandre podem ter contribuído para o rompimento

Barragem se rompe no norte da Bahia e causa alagamentos
Autoridades pedem que famílias busquem abrigo (Foto: Jose Dantas/Youtube)

Uma barragem se rompeu, nesta quinta-feira, 11, no distrito de Quati, na cidade de Pedro Alexandre, no norte do estado da Bahia. O rompimento pode ter sido causado devido às fortes chuvas que atingem o Rio do Peixe, que transbordou, provocando alagamentos.

Até o momento, não há informações sobre vítimas. Ainda não se tem detalhes sobre o tamanho da barragem ou a quem ela pertence. A barragem fazia a contenção de água do Rio do Peixe. Muitas estradas, como a BR-235, que liga a Bahia ao Sergipe, estão fechadas devido à quantidade de lama.

“Algumas casas foram invadidas, mas não teve feridos. Ainda não conseguimos contato com esses moradores porque o povoado está ilhado. Tem muita lama e água no caminho. Apesar disso, sabemos que eles não foram atingidos porque entramos em contato antes, e eles deixaram as casas antes do rompimento”, afirmou a coordenadora da Defesa Civil de Pedro Alexandre, Carla Leão.

O prefeito da cidade Coronel João Sá, Carlinhos Sobral, que fica a 33 quilômetros do município de Pedro Alexandre, usou as redes sociais para solicitar que as pessoas que vivem em áreas de risco busquem abrigo – algumas escolas foram disponibilizadas.

Isso porque, segundo admitiu o prefeito, ainda não se sabe os danos que o rompimento da barragem vai causar. Estima-se que cerca de 120 famílias vivam às margens do Rio do Peixe, considerada a principal área de risco.

“A preocupação é com a cidade de Coronel João Sá. Ela está na rota que a lama seguirá. Então, pedimos que as pessoas procurem ajuda. Já fiquei sabendo que a prefeitura está fazendo o trabalho de retirada dos moradores. Muitos já foram para abrigos”, explicou a coordenadora da Defesa Civil.

O rompimento da barragem em Quati causou medo nas redes sociais. Isso porque, em janeiro deste ano, uma barragem da Vale se rompeu em Brumadinho, em Minas Gerais, deixando mais de 230 mortos.

Fontes:
G1-Barragem se rompe em Pedro Alexandre, na Bahia; prefeito de cidade vizinha pede a moradores que deixem suas casas
Estado de Minas-Barragem se rompe em cidade na Bahia; veja vídeo
Correio 24 Horas-Barragem se rompe na Bahia e água invade povoado e rodovia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *