Início » Brasil » Base aliada dá como certa a derrota de Temer na Câmara
DERROTA NA CCJ

Base aliada dá como certa a derrota de Temer na Câmara

Para aliados de Temer, o deputado Sérgio Zveiter, relator do processo, apresentará um parecer técnico que deve atrair votos contra o presidente

Base aliada dá como certa a derrota de Temer na Câmara
O governo de Temer deve intensificar as articulações para tentar barrar a denúncia contra ele na CCJ (Foto: Agência Brasil)

O deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), relator do processo sobre a denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), apresentará na tarde desta segunda-feira, 10, seu parecer. Depois de passar pela CCJ, o parecer seguirá para o plenário da Câmara.

A cúpula do PMDB acredita que Zveiter vai apresentar um parecer favorável à denuncia e aliados do presidente já tratam o fato como uma derrota do governo. Para eles, é bem provável que o relator apresente um parecer técnico, sem juízo da acusação. Com isso, ele deve atrair votos favoráveis na comissão.

Prevendo um revés, o governo de Temer deve intensificar as articulações para tentar barrar a denúncia contra ele na CCJ. Temer antecipou seu retorno da Alemanha, onde participou da cúpula do G-20, e se reuniu no último domingo, 9, no Palácio do Jaburu, com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), para discutir “conjunturas políticas”.

No encontro, Temer determinou que sua base aliada se movimentasse para substituir os integrantes da CCJ que tendem a votar contra ele. Com isso, as trocas na comissão devem ser feitas ainda nesta segunda-feira.

Apesar do cenário desfavorável, o governo acredita que terá os votos necessários para derrotar o parecer de Zveiter na CCJ – Temer espera obter 39 votos a seu favor, mas trabalhará para conseguir 41 votos. No entanto, ainda que vença na CCJ, o parecer precisará ser votado na Câmara e o governo tenta acelerar o desfecho desse processo para evitar um desgaste ainda maior.

A leitura do parecer deve ser feita por volta das 14h30 da tarde desta segunda-feira. Nela, Zveiter indicará seu voto em relação à aprovação ou não da denúncia pelo crime de corrupção passiva contra Temer, apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A denúncia de Janot teve como base as investigações iniciadas com o acordo de delação premiada da JBS.

A defesa de Temer rebate as acusações dizendo que as provas contidas na denúncia não são concretas e que o presidente não cometeu nenhum ato ilícito. A expectativa é de que Janot apresente nas próximas semanas novas denúncias contra o presidente.

Fontes:
Folha de S. Paulo-Governo prevê parecer contra Temer e monta reação na Câmara
Agência Brasil-Parecer sobre denúncia contra Temer será lido hoje na CCJ da Câmara
O Globo-Aliados de Temer dão como certa aceitação da denúncia na CCJ

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *