Início » Brasil » Bate-boca entre ministros interrompe sessão do STF
TROCA DE ACUSAÇÕES

Bate-boca entre ministros interrompe sessão do STF

Barroso disse que Gilmar Mendes 'envergonha o tribunal'

Bate-boca entre ministros interrompe sessão do STF
Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso trocaram palavras duras nesta quarta (Fonte: Reprodução/STF)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira, 21, foi suspensa após um bate-boca entre os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso.

Incomodado com críticas de Gilmar Mendes em relação a decisões do Supremo, principalmente a que proibiu o financiamento privado nas campanhas, Barroso interrompeu o colega, disse que ele “envergonha o tribunal” e o chamou de “pessoa horrível”.

Gilmar disse que o Supremo tem a mania de mudar votos para formar maioria, classificando a ação como “manobra”, relembrando o caso da revogação da prisão de cinco médicos que atuavam em uma clínica de aborto, cujo relator foi o ministro Barroso.

Diante do bate-boca entre os ministros, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, decidiu interromper a sessão, o que não foi suficiente para acalmar os ânimos. “Presidente, eu estou com a palavra e continuo, presidente. Continuo com a palavra, presidente, eu continuo com a palavra. Presidente, eu vou recomendar ao ministro Barroso que feche seu escritório, feche seu escritório de advocacia”, disse ainda Gilmar Mendes.

Leia abaixo o diálogo completo entre os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso:

Acompanhe o diálogo entre Gilmar Mendes e Luis Barroso:


Gilmar Mendes:

“Tomemos um cuidado, pelo menos vamos ler a Constituição e dizer: de fato estou declarando inconstitucional não porque eu gosto, ou porque eu acho que. Eu acho que é direito achando na rua. Eu acho o que quiser. Ache na Constituição. Eu posso achar o que quiser. Ah, que quero mudar isso, eu tenho vocação para mudança. Mude para o Congresso, consiga voto. Ah, eu sou iluminado! Talvez faça a viagem para o céu. Comece uma viagem espacial. Minha função é iluminar. Quem sabe tenhamos alguém faltando do planeta solar. Não é disso que se cuida, presidente. Nos temos grande responsabilidade institucional. É da Constituição que se cuida. A, mas isso ficou melhor. Não ficou melhor, o sistema ficou pior. 

A explosão partidária tem a ver com decisão que nós produzimos. A tal da portabilidade, esse neologismo, também. Vejam a consequência desse tipo de situação. Não tenho a menor dúvida aqui. Eu já disse no meu voto que me parece inconstitucional. Tem que haver transparência, claro que continua a haver graves problemas. E é claro que naquela decisão nós fomos imbaidos. A própria OAB, por algo que vamos resolver o problema na esfera eleitoral. É preciso que a gente denuncie isso. Que a gente anteveja esse tipo de manobra porque não se pode fazer isso com o Supremo Tribunal Federal. ‘Ah, agora, eu vou dar uma de esperto e vou conseguir a decisão do aborto, de preferência na turma com três ministros, e aí a gente faz um dois a um”. 

Luis Roberto Barroso: 

“Me deixa de fora desse seu mal sentimento, você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal, com atraso e pitadas de psicopatia. Isso não em nada a ver com o que está sendo julgado. É um absurdo vossa excelência vir aqui fazer um comício cheio de ofensas, grosserias. Vossa excelência não consegue articular um argumento, fica procurando, já ofendeu a presidente, já ofendeu o ministro Fux, agora chegou a mim. A vida para vossa excelência é ofender as pessoas, não tem nenhuma ideia, nenhuma, nenhuma, só ofende as pessoas”. 
 

 

Fontes:
Estado de Minas - Barroso diz que Gilmar é 'mistura de mal com atraso' em bate-boca no STF

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Laércio disse:

    A falta de uma doutrina faz com que os caprichos sobreponham as razões que deveriam dirigir o país!

    Várias pessoas estão conduzindo esse país ao caos sob um falso manto de educação, ética, etc..

    Isso se faz presente sob vários aspectos de nossa sociedade; indivíduos se escondem atrás de diplomas para falar sobre educação, julgar pessoas, etc., mas soam como um desastre para o país, por isso permanecemos no caos por esses trinta anos!
    Antes da constituição de 1988 havia uma “doutrina” que não dava espaço as luxúrias, o país matava muito menos do que na atual democracia não enaltecida por aqueles que fumam dinheiro.

  2. Paulo Fernando disse:

    O STF é o guardião da Constituição e as ponderações entre os membros da corte devem ser
    fundamentais, nas decisões de altas relevâncias, portanto, todo o comportamento dos seus membros será observado pela sociedade.

  3. carlos alberto martins disse:

    vi e fiquei horrorizado ao ver o comportamento dos ministro como se fossem moléques de rua sem a mínima educação.foi lamentavel o sr Gilmar Mendes e seus cúmplices no julgamento.a presidente do tribunal mostrou que não tem nenhuma autoridade,com uma demonstração de submissão total as idiotices ali praticadas.é só politicalha da pior espécie.

  4. Daniela Villa disse:

    Gilmar Mendes é vaidoso e gosta de aparecer. E está sim desmoralizando o STF. Todos os poderes estão corrompidos, só nos resta orar.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *