Início » Brasil » BBB: o maior vilão da TV?
Tendências e debates

BBB: o maior vilão da TV?

E como ficam os programas de auditório sensacionalistas, as novelas ancoradas em apelos sexuais e o telecharlatanismo dos pastores midiáticos?

BBB: o maior vilão da TV?
Na noite do último domingo, 13, o programa comandado por Pedro Bial teve 16 pontos de média (Fonte: Reprodução/TV Globo)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Na tarde do último dia 8 de janeiro, data em que o reality show Big Brother Brasil 13 começou a ser exibido, na Rede Globo, um usuário do famoso serviço online de tira-dúvidas Yahoo! Respostas postou a seguinte indagação: “Faltam quatro horas para a estreia do BBB13. Você está morrendo de ansiedade?”.

Um outro usuário não tardou a responder: “Estou promovendo uma campanha contra essa titica de programa, pois somente pessoas de baixo nível e dementadas é que curtem tal coisa. Hoje, vamos mudar de canal ou desligar a TV assim que começar”.

Mudar de canal? Talvez a maior questão acerca do BBB, do 1 ao 13, seja exatamente saber por que o reality global virou o grande bode expiatório da miséria da TV aberta brasileira, cuja programação está recheada de programas de auditório para lá de sensacionalistas, que submetem pobres ao ridículo em troca da reforma do barraco; de dramaturgias ancoradas em cenas com apelos sexuais; e do mais rasteiro telecharlatanismo, praticado por “pastores” bons de palco e pós-graduados no evangelho da enganação.

Extra! Extra! Fani dá conferida em silicone de Marien!

Ao contrário do que acontece na maior rede social do mundo em relação às novidades do BBB, ninguém faz campanha para que os usuários não “poluam” o Facebook compartilhando as exortaçõe$ dos reverendo$ midiático$…

Mas, afinal, o que o BBB tem que os outros não tem e que tanto irrita as pessoas (leia-se: os internautas), ou pelo menos boa parte delas? Talvez seja o fato de que o programa, na altura da sua décima terceira edição, está em queda livre no Ibope, mas é um sucesso na internet, exatamente onde a sede de autoafirmação, o egocentrismo, o voyeurismo e os julgamentos morais já marcaram lugar, vide o dia-a-dia, ou melhor, as linhas do tempo do próprio Facebook, fundado por Mark Zuckerberg, o John de Mol da web.

Os sites de notícias estão repletos de manchetes como “Andressa e Nasser esquentam o clima embaixo do edredom”, “Fani dá conferida em silicone de Marien”, “Aline chama Eliéser de ‘picolé de chuchu’” ou “Anamara aconselha Fernanda sobre André: ‘Manda ele pastar’”.

BBB12: salvo por um suposto estupro

Voltando à TV, o BBB13 alcançou 25 pontos no Ibope na sua estreia, o menor índice registrado pelo programa desde sua primeira edição, cuja primeira noite teve impressionantes 48,7 pontos de audiência. A formação do primeiro paredão do BBB13 também não despertou a atenção dos telespectadores: na noite do último domingo, 13, o programa comandado por Pedro Bial teve “apenas” 16 pontos de média.

Por outro lado, das cinco matérias mais lidas no portal da revista Veja na última terça-feira, 15, quatro eram sobre o BBB13, inclusive a notícia: “Aline e Ivan são os excluídos da piscina”; dos cinco vídeos mais vistos no portal Globo.com, quatro eram sobre o reality show; e a enquete do portal Terra instigava o leitor a responder: “Quem deve sair no primeiro paredão do BBB13?”.

Pela TV ou pela Web, o fato é que muita gente (ainda) acompanha as desventuras dos “heróis” da “casa mais vigiada do Brasil”, e um dos maiores sintomas disso é que a edição do programa exibida no ano passado chegou ao fim com mais de 300 ações de merchandising de 19 marcas diferentes exibidas junto com as “espiadinhas”. Aquele BBB, o 12, havia ensaiado uma audiência sofrível, que só subiu, e muito (80% a mais de interesse do público), depois do suposto abuso sexual do “brother” Daniel Echniz contra a “sister” Monique Amim.

Caro leitor,

Diante de tantos programas de gosto duvidoso, para dizer o mínimo, na grade de programação da TV aberta do Brasil, por que o Big Brother tem sido apontado como o grande vilão da “telinha”?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

49 Opiniões

  1. André Luiz Duarte de Queiroz disse:

    Qual o modelo desse programa? Um bando de gente “interessante” (conforme os critérios da direção*) é posto isolado do mundo, convivendo numa casa vigiada ininterruptamente em quase todos os seus ambientes, para que o público assista a interação entre eles, que disputam um prêmio final num jogo de eliminação por voto popular (através de um serviço telefônico 0300…). Mais do que o mero ‘voyeurismo‘ do público querendo ver interação sexual entre os BBBs (sexo implícito ou, cada vez mais, explícito…), o programa também se baseia muito na exposição do ‘ridículo’ público dos participantes, disputando gincanas e afins por prêmios variados e por posições de segurança no jogo principal de eliminação. Assistir o ‘joguinho político’ de alianças e intrigas também serve para o escárnio geral, pois o público se satisfaz rindo da futilidade dos BBBs — eu diria que é parecido com o ‘bullying’: no fundo, trata-se de um mecanismo de fuga, onde o ‘bully’ tenta compensar a frustração com a mediocridade de sua própria vida abusando de outros, que considera ‘inferiores’… Aliás, o que o apresentador do programa, Pedro Bial, faz com suas ‘poesias’ é exatamente isso! Zombar veladamente de cada um dos BBBs!

    *Os candidatos são escolhidos pela fotogenia e atratividade sexual, prioritariamente. Há também aqueles que são escolhidos a dedo para serem os ‘problemáticos’, ‘controversos’ — é o vilão quem dá graça à história!. Toda edição do programa traz sempre uma ou mais mulheres que será ‘futura capa de revista masculina’. Para mostrar ‘diversidade’, também colocam participantes gays e/ou de sexualidade ambígua… Participantes negros ou outras etnias também são para mostrar ‘diversidade’. Já experimentaram colocar participantes genuinamente populares, escolhidos por sorteio, e pessoas de faixa etária mais alta, para tentar aumentar a dita ‘diversidade’ e atrair mais público que se identificasse com esses competidores. Não deu certo. Para esse tipo de atração, definitivamente, ‘pobre’ e ‘velho’ não dão IBOPE…!

  2. Lear disse:

    Não podemos agregar toda a culpa no Big Brother Brasil. Existem outros programas de péssima qualidade ou que apelem para cenas chulas no intuito de atrair o pacóvio telespectador. Basta uma olhada rápida para percebermos que nos últimos anos a TV tem sofrido com uma queda pungente de programações adequadas, visto que hoje uma bom tomo dos brasileiros preferem cenas de conotação sexual, brigas, polêmica. Inclusive os desenhos foram atingidos por essa quinada súbita. Antes, eles transmitiam uma mensagem positiva, poucas mortes, sem lutas, enfim, retratavam quotidianos variados.

  3. Mauricio Fernandez disse:

    O abominavel BBB cumpre com uma tarefa primordial para aqueles que pretendem dominar quebrando vigorosamente com os valores reais de uma sociedade. Certamente Maquiavel discorreria melhor sobre isso.

  4. Alcebiades Abel Filho disse:

    É de irritar a tendência do Brasil permanecer com a mentalidade histórica de ser colônia. O BBB é um lixo televisivo importado da TV americana e, como tal, uma autêntica porcaria. A maneira chata do Bial comandar o programa, revela com nitidez que até o apresentador esta farto de tal apresentação. A Tv aberta tem que aceitar esta dura realidade (para eles) cada vez mais o telespectador esta migrando para a TV por assinatura. Não se iludam, CACIQUES da comunicação, o povo tem bom gosto e quer programa de qualidade.

  5. Rosa disse:

    Me dá até desanimo de comentar sobre a Tv brasileira!
    É um lixo atrás do outro. BBB então nem pensar.
    Um bando de marmanjos querendo se mostrar para ocuparem um lugar, onde tudo é válido, até mesmo a pouca vergonha do apelo sexual. Somente essas coisas são mostradas na Tv aberta, menos mal que temos a oportunidade de usar a Tv por assinatura. Caso contrário nem ligaria mais, para q? Para ver esse ridiculo que apresentam para a gente?
    Esse BBB é primeiramente uma fralde, uma fábrica de fazer (desculpem a expressão) merda.
    É a era em que a humanidade não se respeita mais. E não é só na Globo não, entre outras tem a Rede Tv também que é um verdadeiro lixo, sem mencionar outras….
    Grita Brasil!!! Até onde vamos ter que aturar isto?
    E ainda tem os bobos para votarem ligando pelo telefone, gastando dinheiro para pagar o ganhador…. q irônia!

  6. Geraldo euclides disse:

    Essa tv. globo ainda acha-se a única na América do Sul e sendo arrogante pensa que sua programação é a melhor por isso manda para casa de pessoas qualquer lixo, porno novelas faustão,xuxa, maria braga, malhação e esta aberração com nome inglês um programeco dedicado a mentes semelhantes as lombrigas (não me censure) que infelizmente não tendo opinião (é que parece) atura e perde o tempo com essas asneiras. As pessoas de níveis melhorado e que pode pagar a tv. a cabo jamais verá a chamada tv. aberta, é cara, mas a qualidade é inferior não? Mas se o povo quer lixo? lixo para o povo.

  7. Roberto Rivelli disse:

    É ilusão pensar que a Rede Globo tem um objetivo de informar alguém.
    Os responsáveis pelo programa sabem tanto que o programa é ruim que imediatamente após colocam bons programas de séries para tentar a todo custo atrair a atenção para o BBB(Big Besteirol Brasileiro).

  8. Alexandre Boratto do Vale disse:

    Eu acho pura cultura da fofoca e de seres sem expressão própria, e , é claro, deve haver muita edição de video e provavelmente cenas ensaiadas. Que mundinho sem vergonha se tornou nossa mídia ao dar o que eles acham que as pessoas querem, o problema seria menor não fosse a alta eficiência e penetração da publicidade em todas as camadas da população. Forja-se com grande profissionalismo o gosto geral, que falta de senso crítico !

  9. Sergio Drago disse:

    Eu não entendo o porque de tanta pregação contra o BBB-, se uma coisa não me agrada, eu não assisto, não assisto os “pastores” da Record, não assisto UFC, e por ai vai, e simples, agora, ficar malhando uma REDE GLOBO por causa de um programa, tem-se a impressão que é coisa mandada pelo concorrente, no caso Record, com a sua tal fazenda e seus “artista” fora de midia.

  10. Sergio Drago disse:

    E digo mais, a TV Globo é sim a melhor TV da america latina, e a segunda melhor do mundo, tem uma excelente programação em TV aberta, programção para todos os gosto,agora, tem uma leva de “intelectuais de m” que fica malhando o BBB, O Luciano Hulk, o Faustão em fim nenhum presta, Inimigos da Globo (Parodiando o Galvão Bueno) assistam a Luciana Gimenes (escrevendo “Geito” ) Os Pastores da Record. O Gugu, tem um monte, Mas tem uma coisa. não se esqueçam, programas bons só na GLOBO. Plim Plim !!!!

  11. Alfredo Loureiro disse:

    Respondendo a pergunta acima:
    Não faço a menor idéia já q não assisto, me interesso ou comento o referido programa. Fim.

  12. ISAAC J. A. CARMO disse:

    QUANDO A GLOBO FICA REPETINDO QUE “EDUCAÇÃO É A BASE DE TUDO”, EU ENTENDO QUE ESTÁ PRESTANDO UM SERVIÇO AO SEU PÚBLICO. MAS, QUANDO APRESENTA, EM HORÁRIO NOBRE, UM PROGRAMA FÚTIL COMO ESSE BBB, OS OUTROS PROGRAMAS DE “GOSTO DUVIDOSO” ACABAM POR EXERCEREM MENOR IMPORTÂNCIA NA CABEÇA DE QUE FAZ A SUA AUDIÊNCIA OU DE QUEM O TEM COMO “O GRANDE VILÃO DA ‘TELINHA'”.

  13. ROSELI disse:

    Sérgio Cabral aprova lei da moral e dos bons costumes

    Projeto de autoria da deputada Myrian Rios tem como objetivo resgatar os valores éticos e promover a valorização da família.

    Atenção !!! Rede Globo, será que cabe ao BBB

  14. Odacir Marcos Bernardi disse:

    SERGIO DRAGO, HEHEHEHEEHHEHHEHEHEHHEHHEHHEHE
    VOCÊ CONTOU UMA BOA PIADA, DE MAU GOSTO!!!

  15. Orestes disse:

    Faço questão de lhe responder porquê este programa é um vilão, a estimativa é de que a globo arrecade algo em volta de 8 milhões de reais por cada paredão só em ligações, repito, só em ligações, fora os patrocinadores… no final um babaca ganha 1 milhão e a globo fatura 20… repito novamente, só em ligação, fora o direito sobre os seres ali dentro, patrocinadores….

    “E o povão vai como um bundão…”

    A globo é a vilã por ser um canal construído com dinheiro estrangeiro, capital estrangeiro nas telecomunicações é proibido pela constituição, porém…. Por um diretor da Globo de Minas fazer parte da estatal daquele estado que extrai e exporta minério fazer parte do MAIOR ROUBO DA HISTÓRIA DO BRASIL, o roubo do nióbio….

    Já fiquei nervoso, quer que eu continue?

  16. Izaias Magalhães Quintana disse:

    Creio que há um interesse politico em manter a sociedade alienada de temas sérios de problemas como a precariedade na educação, saúde e segurança pública. A tv globo cumpre seu papel de iludir a massa com programas fúteis,com o aval deste governo assistencialista e corrupto, criando zumbis se mantem no poder. Melhor que ser induzido por tv e coniventes é ler.

  17. Zé da Silva disse:

    Minha leitura referente a GLOBO é; Tem um bom jornalismo que também adora falsas denuncias, na grade esportiva é suprema, o programa DESENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES é chato e cansativo. O bem estar é ótimo, mais você é e não é. As novelas das oito e das nove são escolas de maldade e violência, o BBB adora drogar os participantes com festas privadas para estimular a fofoca, as brigas a putaria e aí por adiante. O domingão do faustão irrita de tanto ouvir o apresentador falar bobagem, Salva-se também o bom programa do Luciano Hulk. Se esqueci algum é porque também é de pouca importância.

  18. Margareth disse:

    A TV americana não é porcaria não, e não são só programas de TV mas muuuuuuitas coisas são copiadas de lá exatamente por serem muito boas, aliás, não estaríamos teclando aqui se não fosse um norte-americano.
    Com todo respeito aos porcos, que são animais dóceis e inteligentes, porcaria mesmo é ler gente criticando os EUA gratuitamente, como li aqui.
    Sobre o “Reality”, FOI legal, o problema é que já deu o que tinha que dar, perdeu a graça, só isso.
    Respondendo a pergunta, é visto como vilão porque é da Globo, se fosse de qualquer outra emissora, não teria tanta atenção e logo, ninguém nem ia lembrar que existe tal programa.

  19. francisco paulo cavalcante disse:

    PROGRAMINHA CHULA . A GLOBO PRECISA ACORDAR NINGUÉM MERECE VER CENA NA SALA DE SUA CASA CHEIA DE CRIANÇAS UMA BANALIDADE SEM PRECEDENTE

  20. Marcelo Rossa disse:

    Bom dia, boa tarde e boa noite, parafraseando Luciano Pires.

    Parabéns pelo questionamento ao estilo filosofia “mass”. Penso que a questão não seja o “porquê” ao ódio contra o BBB “somente”, mas sim, principalmente, pois este fere de maneira muito maior o intelecto ao assumir que explora o comportamento humano e principalmente aqueles que gostamos e que não conseguimos fazer “enxergar” o lixo midiático. Novelas, programas de auditório e o neo charlatanismo pentecostal, também são amplamente criticados na rede, bem como o “sertanojo universiteiro”, mas nenhum deles ganha em outras redes, programas que se apoiam para discutir o que é um fenômeno “entre as redes”.
    BBB gera uma coisa que as demais instâncias do baixo intelecto produzem com menos frequência e intensidade: a fofoca sobre pessoas reais e não personagens. O homem é tão cruel quanto o BBB e por mais que a audiência caia, outro lixo o substituirá.

  21. DRAGAOFORTE disse:

    De forma geral a TV é prá IGNORANTE…corpos e bundas são oferecidos como mercadorias…é como se fosse um pedaço de carne jogado aos lobos famintos…e daí tem gente falando em moralismo…!!! A TV globo está pronta para “instalar” nas cabeças das pessoas a ideia do homossexualismo, liberdade sexual como se fossem uma vitória…quebrando pré-conceitos…daí vem os estudos de que a gravidez na adolescência aumentou nos últimos anos…também pudera com uma barbárie destas ao alcance e o pior de tudo livre … livre… e dane-se quem assista!!!!

  22. Glória Drummond disse:

    Falar mal do BB é chover no molhado. Quase todos falam, mas “espiam” e se inteiram do que se passa naquela abominável casa. Isto porque o BB atende ao que há de mais baixo nas pessoas.

    Por que ele é o grande vilão da telinha? Porque no meio de tanto lixo fabricado pelas nossas emissoras de televisão e importado dos States, ele é o estuprador-mor de todos os valores que nos passaram. Porque deseduca ,promove o mau gosto, a fofoca, a falta de RESPEITO ( do latim respicere = olhar para…)e privacidade, o TER no lugar do SER, despertando o que há de mais escatológico no ser humano. E tudo por dinheiro, numa prostituição deslavada do apresentador, repórter, produção, participantes e suas famílias.

    Depois que a Globo testou os limites da aceitação de mitos, assuntos proibidos na família brasileira, via “Você Decide” (se lembram ?), foi acontecendo uma espécie de dormência, aceitação, conivência com situações-limites, tipo casa dos pais se tornando Motel, sogras dando em cima de genros, justificação da corrupção etc Não no sentido de uma humanização dos preconceitos, mas na banalização de tudo, inclusive da vida e da morte. Nas entrelinhas, a violência, escola de crimes, a grosseria nas relações humanas, a sexualização precoce das nossas
    crianças e jovens… barrigas crescendo, aumento populacional nas periferias, mulheres quase nuas se esfregando nas telas, barracos…

    Em busca da audiência a Globo produz para os semi-analfabetos. Como dita a moda, as outras emissoras, inclusive as dos pastores, copiam-na. Ao invés de educar essa massa de excluídos para melhor usufruir e contribuir com o lento processo civilizatório, a Globo deseduca até aqueles que chegaram às portas das Universidades. Fomenta o consumo de bens, do prazer sem limites, da discutível Felicidade por meio do subliminar das publicidades e propagandas. Resultado: endividamento da população, crimes, frustração generalizada levando ao suicídio lento ( ou imediato) daqueles que são incapazes de fazerem críticas ou que não percebem que se tornaram objetos da manipulação midiática. Os outros, os que têm um nível razoável de boa alfabetização ou que não têm estômago para o escatológico do Casseta, da Zorra Total, Faustão e… até mesmo do Não-noticiário do famosésimo Jornal Nacional, não vêem televisão ou migraram para a TV a Cabo, cada vez
    mais parecida com a TV Aberta. Parece que estamos sem saida.

    A Globo prostitui seus profissionais, como o jornalista Pedro Bial. Seu rosto, gestual transmite a degradação (e talvez o inconformismo) a que chegou um bom profissioinal, conivente com o BB. O pano de fundo das novelas, mesmo quando põe o dedo da repetitiva Glória Perez nas feridas sociais ( agora o tráfico humano), é uma escola
    de crime, da grosseria e amoralidade do morro descendo e se impondo, tudo muito bem amarradinho. As novelas
    globais levam o que há de pior em Copacabana, Leblon, Ipanema, Morro do Alemão a esses brasis carentes de Educação, da preservação de seus valores básicos. Ao lado de tudo isto, o BB é a síntese, o exemplo para outras produções que objetificam o ser humano. Que faz a sociedade retroceder naquilo que tem de evolução. Daí a sua
    vilania.

    A Televisão, em quase todos os países, ao invés de promover a Paz, a Solidariedade via Educação, tornou-se um instrumento do Capital, do Consumismo de tudo, dos Governos, dos Senhores da Guerra. A Televisão, até quando deseja ser diversão para as crianças é promotora da violência nos desenhos animados. Evidente que há muita coisa boa na Televisão, sem incentivo e ao alcance apenas dos mais conscientes, seletivos.

    Como profissional da comunicação, tentei ( e fiz) o melhor em matéria de Televisão. Cansei-me da censura da ditadura, da falta de espaço para produções locais. Hoje fujo de qualquer participação e quase não vejo TV Aberta ou a Cabo. Só como analista, crítica ou para ver o que estão colocando no subliminar das pessoas e passar para meus alunos e leitores. BB? Desligo. O dia em que a maioria fizer isto e a insensada audiência for para o brejo ( como está indo), teremos uma programação menos escatológica. Até lá perdemos um grande avanço tcnológico, que poderia ser colocado a serviço da Educação, diversão, informação e Paz no planeta Terra, nesta era da globalização.

  23. Luiz Carlos Braga de Camargo disse:

    Acho que “gosto duvidoso” é uma avaliação apenas estética, segundo a Forbes a fortuna dos pastores, bispos,apóstolos seja lá que diabos forem a coisa é assim: Edir: R$1,9 bilhão – Valdemiro: R$450 milhões – Malafaia: R$305 milhões – Soares: 225 milhão e os pombinhos Estevam e Sonia R$130 milhões. Não pagam um pu– de impostos e agora solicitam passaporte especiais, pra mim é imoral e não gosto duvidoso. Quanto ao BBB e novelas não podemos negar, a Globo produz lixo com competência, usam o talento de diretores, atores, montadores, pessoal de efeitos e seus mágicos softwares etc, vez ou outra podemos ver produções com valores culturais, mas é pouco afinal não é o que o “povo” gosta de ver. Quanto ao Bial, competente jornalista, sobrou comandar os Heróis mas fica bem atras do casal, mesmo assim deve valer a pena estar fora do que ele faz melhor a treze BBB’s.

  24. Luiz Alfredo disse:

    A grade de programação da rede globo e ruim em sua totalidade sendo o bbb muito ruim, por isso a critica. O Ideal é mesmo mudar de canal, e não adianta a defesa da emissora.

  25. Jorge H. disse:

    Começo por mim mesmo, simplesmente não assisto essa joça de programa, nem aos outros dos “pastores midiáticos”… Se um dia, todos fizermos assim, talvez a coisa mude… pelo que foi dito na matéria o IBOPE já está se encarregando de enterrar esse programa maldito. Basta não dar IBOPE para a Globo cortar, sem dó nem piedade…

  26. Darley m. Pires disse:

    porque o programa não tomou uma atitude com o Domini que disse que arrancou os dentes do cachorro com o machado ,e o deixou banguela todos os ..Sites de Relacionamento estão comentando .saiu um video dele falando e rindo deu para perceber ,que os outros participantes que eram varios ,não acharam a minima graça…foi horrivel ouvir aquela historia com detalhes ….qual foi a providencia ….gostaria de saber os protetores de animais a qual faço parte estão revoltados e vão tomar provdencias ….por favor aguardo uma resposta …….

  27. Ezequiel Domingues dos Santos disse:

    O problema não é só esse programa de pervertidos, mas toda a emissora; no século passado quando o Brasil ia ser “modernizando” aonde a Rede Globo conseguia o seu alcançe, estatísticamente aumentava o nº de divórcios, crimes e toda espécie de esquizofrenia. É um câncer dessa nação; esse programa gerou um deputado que cresceu as custas dessa malignidade de programa está transfigurando a sociedade brasileira. Somente nesse país uma emissora medíocre como essa consegue 70% de audiência e controlar socialmente e ainda ditar comportamentos.

  28. oswaldo e. aranha disse:

    Não vejo esse programa, entretanto quando passo por algum lugar que está passando, sinto-me agredido, pois há um acúmulo de mal gosto, mediocridade outros adjetivos pertinentes. Posso dizer que é a 2ª coisa pior na tv, sendo a primeira o Pedro Bial, que é metido a intelectual, apresentando-o.

  29. Lais disse:

    Na verdade a globo é a emissora da mediocridade, e muitos brasileiros vão na cola da mesma. Bun–, peitos e coxas “emborrachados” tornaram-se o centro da atenção do Brasil, enquanto isso a educação vai de mal a pior.

  30. Thiago Maciel disse:

    considero que a TV, assim como toda arte, imita a vida. è hipcrisia dizer que as novelas estão tentando moldar nossos pensamentos e modo de agir, elas estão apenas mostrando a realidade que não queremos enxergar. Sim as mulheres estão mostrando demais o corpo, as pessoas bebem mto e fodem mto também. Não é a midia quem faz isso acontecer, ela mostra o que está acontecendo “debaixo dos nossos narizes” e por moralismos ou hipocrisia mesmo não queremos ver. Qdo a TV mostra a falência dos costumes não é para que nós passemos a seguir aquilo como novo modelo de vida, mas para que olhando para nós memsmos e repugnando o que está ali posto na tela, tomemos uma posição nova frente aquela situação. fazendo isso com certeza a arte teria algo diferente para mostrar, porque como a arte imita a vida, teria um modelo melhor.
    Com relação ao BBB as críticas ocorrem por ser um programa já batido e de plataforma repetitiva, da qual já estamos enjoados. ele desnuda a pequenez moral, a real condição, pois sim gostamos de falar da vida alheia, mas ninguém gosta de ser desmascarado e assim surgem os ataque ao programa, servindo de escudo. Porém estou mto orgulhoso de mim por nem saber quem são os partcipantes dessa edição e não estar nem um pouco preocupado com o que vai ocorrer lá. Só comentei pq é o tema do debate.

  31. Mariele disse:

    Se tornou o grande vilão pelo fato de ter conseguido muito ibope a alguns anos atrás, fazendo com que as pessoas procurassem se informar cada vez mais sobre o programa. Dai foram surgindo vários comentários e opiniões levando, assim, às críticas, que por sinal demoraram a aparecer. As pessoas tiveram um atraso para perceber que o programa é apenas mais uma forma da televisão de prende-las a esse mundo de fofocas e intrigas, tão adoradas pela mídia. Infelizmente, o programa só vem trazendo isso cada vez mais, como forma de chamar mais ainda a atenção das pessoas e não entendem que as críticas já foram formadas, e estas vêm circulando nas redes sociais e mudando a visão de algumas pessoas. Pena que ainda temos pessoas ingênuas demais para perceberem a tal manipulação.

  32. Antonia Norberto Ximenes disse:

    Eu particularmente gosto muito do programa, não tenho preconceito nem um. Assisto desde a primeira edição, pra mim toda edição é única. É tipo da coisa, cada um faz, o que quer, assiste o que quer não vou deixar de ver o programa porque fulano ou cigrano não gosta? Há que va dormi.

  33. João Paulo disse:

    Olha, como se diz: “Canal Aberto”, assiste quem quer globo não obriga a ninguém assistir. Eu amo as noves das “9”, não perco um capitulo da Salve Jorge assim também com Avenida Brasil e as outras, sempre gostei das novelas da globo, pois contem ótimos atores, já em relação ao Big Brother Brasil, eu já não assisto, porque na minha opinião vida aleia não me interessa. Então se vc não gosta não repudia, apenas mude de canal e fica quetinho. Pois vivemos em Pais que temos o “Livre Arbítrio”, vc pode assistir o que quiser, ou seja, se o program não te agrada pode ter certeza ue existem vários outros. Fica a dica.

  34. Evandro Correia disse:

    Engraçado, o João Paulo ama um tipo de lixo e não gosta de outro equivalente…

  35. JESUS R. DE ARAUJO disse:

    O BBB – a Borra da Bosta do Brasil, infelizmente está fazendo o papel dele: desvirtuar e adoecer uma sociedade adormecida, que aceita qualquer tipo fútil de diversão! Que péssimo exemplo estamos deixando para nossos filhos, e a nossa futura geração!
    Trabalhei por alguns anos na Europa (França, Dinamarca e Noruega) e nunca vi programas desta índole nestes paises… Aliás, França e Noruega assisti alguns programas que tinham a responsabilidade de formar socialmente crianças e adolescentes. E, digo mais, não era TV estatal. Será que um dia, nesta pobre Brasil iremos ter um conciência em formar cidadões? Talvez daqui á 20, 50 ou 100 anos… Eu acredito, que enquanto esta “tropa de ingênuos e babacas” pagarem de 25 a 30 milhões de reais em ligações para votar nos paredões do BBB, talvez no DIA DE SÃO NUNCA, teremos um Brasil digno, com uma sociedade limpa e saudável…

  36. MinhaKynha disse:

    Gostei dessa parte por que resume bem como o telespectador vive refém da tv aberta ” – Talvez a maior questão acerca do BBB, do 1 ao 13, seja exatamente saber por que o reality global virou o grande bode expiatório da miséria da TV aberta brasileira, cuja programação está recheada de programas de auditório para lá de sensacionalistas, que submetem pobres ao ridículo em troca da reforma do barraco; de dramaturgias ancoradas em cenas com apelos sexuais; e do mais rasteiro tele charlatanismo, praticado por “pastores” bons de palco e pós-graduados no evangelho da enganação.

    Porém uma das coisas que me impressiona, é que mesmo as pessoas sabendo que não é um programa recomendado para famílias, não falta quem o defenda, e não me refiro apenas á BBB não, mas também aos falsos pastores e seu moralismo xulo, com fiéis que mesmo sabendo-se enganados e explorados, ainda os defendem ..Falo de donos de emissoras de tv que usam-nas para lavarem não só sua suposta honra , como também ..aah deixa kieto…

    Enfim, o povo não explorado sem consentimento, assistem a esses lixos televisivos nem que seja para falar mal…Trouxas que são!

  37. Renato Cesar disse:

    Nunca torrei meus neurônios assistindo esta idiotice de BBB, mas “gosto” não se discute. As pessoas tem o direito de se divertir da maneira que seu bolso permite. Quem não tem TV por assinatura realmente não tem opção, Faustão, Gugu, Silvio Santos, novelas tendenciosas da TV Globo e das outras emissoras, enfim, é uma verdadeira plêiade de mesmice; para quem gosta que faça bom proveito. É muito raro assistir bons programas na TV aberta brasileira, pois a maioria da programação exibida é de uma mediocridade abusiva. Quanto ao BBB, em minha opinião, é melhor ir ao Zoológico pelo menos ao observarmos os animais não seremos vitimas de baixarias, promiscuidade e outras tentativas de subversão do pouco de moral e de bons costumes que ainda restam em nossa sociedade.

  38. elcio prado disse:

    Acho que navegamos num oceano de cretinices, onde a cultura é deixada de lado e a idiotice impera. Sensacionalismo, imagens abusivas, morbidez, e as diversas atrocidades que aparecem na telinha aberta já é coisa antiga. Mas, na minha modesta opinião, o que faz as poucas pessoas conscientes sentirem ojeriza pelo BBB é o fato de não possuir conteúdo algum. Veja bem, um Ratinho ou um Silvio Santos ainda possuem algum conteúdo, não estou questionando se é bom ou ruim. Mas o BBB é uma cambada de NINGUEM fazendo absolutamente NADA dentro de uma casa FAKE, mostrando PORRA NENHUMA pra um bando de paquidermes. Acho que o BBB, por ser a expressão mais fiel da falta de informação, do abandono de conteúdo, da ausência de arte , e da banalidade cultural e apelos sexuais, despertam em nós, pessoas de opinião, uma revolta sem tamanho, levando-o, com todo louvor, ao patamar de grande vilão da telinha. Num país onde impera a injustiça social, a violência, a impunidade, além dos escãndalos envolvendo políticos inescrupulosos , BBB É MAIS UMA VERGONHA E UMA AMEAÇA À INTEGRIDADE CULTURAL DO POVO BRASILEIRO.

  39. Antonio Manoel Garcia Gonçalves Rato disse:

    Um programa na TV Globo tem uma audiência e uma importância bem maior que do que os outros canais.

    Como a maior e mais importante TV, a Globo tem que assumir maiores responsabilidades.

    O BBB é um elogio à intriga rasteira, à futilidade, à banalidade, à grosseria, ao mau gosto e ao ócio no sentido mais pejorativo !

    Ô Bial, você que já foi um importante repórter, como se presta a esse papel? Só a grana conta?

    Se os jovens que participam do BBB fossem a amostra da nossa juventude estaríamos muito mal !

    Graças a Deus não o são !!! Sim mudemos o canal !!!

    Antonio M GG Rato

  40. helo disse:

    A vida política dos que elegemos, o sucesso do BBB são um triste atestado da mediocridade que nos cerca.

  41. Brandon Boyd disse:

    3,2,1…Lights, camera, transactions!

    Venham um, venham todos
    Para 1984
    Yeah, três,dois,um..
    Luzes! camera! transação!

  42. Defato.Dedireito disse:

    PESSOAS QUE SÃO ASSÍDUAS TELESPECTADORAS DO BBB OU OUTROS “REALITY” SÃO MINORIAS EM FÓRUNS DE DEBATE COMO ESSE, MUITO PROVAVELMENTE PELA CARÊNCIA DE CULTURA OU DISCERNIMENTO. NÃO CONCORDO COM O LEITOR PEDRO CAMPOS (ABAIXO) QUANDO DIZ QUE O QUE INTERESSA É FATURAR MILHÕES. É UMA PENA QUE TENHAMOS ESQUECIDO A VERDADEIRA FUNÇÃO DA MÍDIA TELEVISIVA QUE É DAR SUPORTE PARA A SOCIEDADE POR MEIO DE UMA PROGRAMAÇÃO DE BOA QUALIDADE, OU SEJA, QUEM DEVERIA NOS SERVIR ESTÁ SE SERVINDO DE NÓS, NOS IMPONDO UMA PÉSSIMA PROGRAMAÇÃO E O BOMBARDEIO DE PROPAGANDA E MERCHANDISING, E AINDA, NA MAIOR CARA-DE-PAU SE INTITULANDO DE TV GRATUITA. DEVIDO A ESSES VÁRIOS MOTIVOS RARAMENTE LIGO A TV. PELA INTERNET ASSISTO TUDO QUE DESEJO E NA HORA QUE DESEJO: FILMES, DOCUMENTÁRIOS, SHOWS. VIVAM O YOUTUBE E OS ARQUIVOS TORRENT.

  43. william disse:

    Concordo com tudo que falaram e antes que me julguem eu não olho o bbb..
    Mas o programa ta ali e olha quem quer.. se vocês tivessem uma empresa, colocariam a venda um produto que vende muito, não? claro que colocariam.. e o bbb vende muito.. e como o ultimo comentário citou, existe internet pra você buscar a informação que quiser..
    Não aguento mais pessoas falando mal do bbb.. se não quiserem assistir, não assistem e vão se ocupar com outra coisa..
    Abraços

  44. João Cândido disse:

    A audiência deste programa deixa transparecer o nível do público brasileiro.
    A Rede Globo já produziu coisas notáveis, dignas de se ver, porém, com o passar dos anos o nível da TV brasileira foi caindo, despencando lentamente até chegar ao nível do bbb, lamentavelmente.

  45. Claudia disse:

    A Globo é detentora da maioria absoluta da audiência televisiva no país. A exibição do BBB 13 acontece num horário em que a maioria das pessoas está em casa. Acredito, genericamente falando, que o fato de termos um povo intelectualmente travado e com pouca ou nenhuma consciência crítica explica essa audiência. Um programa onde os participantes mostram a falta de educação, discernimento, classe, estrutura. É uma feira de vaidades, onde o objetivo é uma quantia substancial em dinheiro e a projeção na mídia, seja por quais meios forem. Lamentável o jornalista, escritor, e tantos outros talentos Pedro Bial ter seu nome ancorado à essa porcaria. De forme geral, os programas de tv aberta aqui discutidos exploram as misérias humanas e a audiência deles também é reflexo da deplorável falta de senso crítico da massa telespectadora.

  46. RICARDO FREIRE disse:

    NÃO ASSISTO, NÃO RECOMENDO, NÃO SUPORTO, NÃO ADMITO QUE COMETEM PERTO DE MIM, NÃO… ETC

  47. carlos alberto martins disse:

    na cidade em que moro,nos obriga a termos tv por assinatura,no meu caso a SKY,e,podem ter certeza que é uma verdadeira porcaria.Na grande parte dos canais,só vemos religião esportes do mundo inteiro,e, uma quantidade absurda de culinarias,modas e,outras drogas.Pago por um dos melhores pacotes.Gosto muito de filmes e os alugo com frequencia nas locadoras.Os pacotes,deveriam ser montados de acordo com o que o assinante quer ver,afinal estamos pagando para isso,e,nao termos que engulir o que eles bem entendem.Está na hora do ministério da cultura e comunicação,por ordem na casa.Que tal um pacote só de filmes,jornal,ciencia e cultura..

  48. Gerson disse:

    Pra mim, tudo isso não passa de lixo!
    O povo assiste porque não tem cultura e isso vem de gerações. Na minha casa não assistem por opção, porque nós dicutimos sobre esses assuntos, minhas filhas utilizam o que tem algum conteúdo, tanto na TV quanto na internet. Ninguém obriga o povo a assistir, assistem por que querem, preferem esse lixo a fazer algo útil e educativo, que traga crescimento intelectual. Tá cheio de opções que não necessitam de dinheiro para se fazer.
    No horário “nobre” não passa nada de útil, só lixo.
    É o que eu penso! E não estou sozinho…

  49. Michael disse:

    O sucesso do BBB não é a doença e sim um sintoma indicando quão fúteis e sem noção de valores está a sociedade brasileira, o BBB de fato é só mais um dos péssimos programas de TV no Brasil mais que já perdura há 13 anos, em que outro lugar do mundo, um lixo cultural com esse dura tanto ?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *