Início » Brasil » Bicadas no ninho tucano
Coluna Esplanada

Bicadas no ninho tucano

Neste domingo acontece a convenção do PSDB, evento que promete exaltar os ânimos dos líderes tucanos

Bicadas no ninho tucano
Aécio e Serra participarão do evento no domingo (Foto: Wikimedia)

A convenção do PSDB no domingo em Brasília promete momentos tensos, embora a cúpula pregue a união. Geraldo Alckmin conseguiu emplacar o deputado Silvio Torres (SP) como secretário-geral, mas há uma disputa ferrenha pela presidência do Instituto Teotônio Vilela. Sem mandato e cargo, o indicado, da cota do governador paulista, é o ex-deputado José Aníbal. Ocorre que o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PR) descarta acórdão e quer disputar a vaga. Além disso, os evangélicos vão questionar os progressistas sobre o trecho que fala de diversidade de gênero num artigo do estatuto.

Lista fechada

Hauly diz que conseguiu assinaturas de 41 de 54 federais, e o apoio informal dos senadores e governadores. O ITV tem orçamento próprio e voz ativa na executiva.

Diversidade

O deputado João Campos (GO) vai questionar o Artigo 2º, que cita ‘princípios programáticos’, com ‘respeito às diferentes orientações sexuais e identidade de gênero’

Pluralidade

Campos e Izalci (DF) capitaneiam grupo que pretende mudar o texto para o da base na Constituição: ‘Promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raças, sexo, cor’

Religião no boletim

Passou sem barulho no Senado: o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) aprovou na Comissão de Assuntos Econômicos a Lei Geral das Religiões (PL 160/09), que prevê, entre outros pontos, o ensino religioso nas escolas. O projeto avança no Congresso ao passo que o STF debate o tema, considerado polêmico por muitas instituições.

Supremo Poder

O ensino religioso está previsto no Acordo Brasil-Vaticano, assinado pelo então presidente Lula. O ministro-relator de ADIN que questiona o item, Luiz Roberto Barroso, já promoveu audiência pública com representante de 31 entidades – entre prós e contras. E segue a novela.

Lula & Temer

O ex-presidente Lula tem conversa marcada para breve com o vice Michel Temer. Quer segurá-lo na Articulação, e já prepara o PMDB caso a presidente Dilma perca o controle do Governo. Petistas lembram que o vice está de olho no cargo, sim. Citam sua fala no programa partidário do PMDB na TV meses atrás: O Brasil pode contar com a gente.

Sem derrapar

A Petrobras cortou R$ 90 bilhões em investimentos programados, vai demitir comissionados, mas fica na pista. Manteve o patrocínio milionário da Fórmula 1 no País

Turma do concreto

Pega fogo o Clube de Engenharia no Rio de Janeiro, com indicação de nomes não muito bem vistos pelo colegiado, com membros ligados a empreiteiras enroladas na Justiça.

Janela semiaberta..

A ‘Janela’ de 30 dias, brecha na lei pela qual mandatários poderão mudar de partido sem risco de perder a vaga, pode cair no Senado. Na visão dos partidos de oposição. Num levantamento prévio, descobriram que ela vai favorecer os partidos da base.

..ou trancada

Um grupo de senadores já articula a possibilidade de acórdão para ‘abri-la’ em 2017, após as eleições municipais e os quadros consolidados.

Fala infeliz

Ecoa na Polícia Federal a fala infeliz da presidente Dilma, em sua defesa. Ela ironizou delatores, mas deu bola fora ao citar que, na ditadura, a tentaram fazer de delatora. Conotou, para a turma investigadora, que haveria masmorras na sede da PF em Curitiba.

Voo cego

Enquanto briga na Justiça com a Infraero, o Aeroclube do Brasil, no Rio, está há meses sem interventor nomeado pelos associados. A Infraero pediu o despejo dos dois hangares ocupados desde os anos 70, porque pretende alugar para empresas aéreas.

Mina de ouro

A estatal estuda também abrir rotas comerciais no Aeroporto de Jacarepaguá, pertinho do parque Olímpico e da Barra da Tijuca, alvo do empresariado.

Bicho secular

O Jogo do Bicho completou ontem 123 anos – há 73 proibido, como contravenção penal. Mas há lobby pela legalização, o que renderia bilhões para o Governo apertado.

Ponto Final

A opinião dos passageiros vai nortear decisão da prefeitura de São Paulo sobre subsídios às empresas de ônibus. É a cidade onde, segundo o edital, cabem oito pessoas por metro quadrado nos veículos.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

________________________

4 Opiniões

  1. Luiz Fernando disse:

    Concordo com o texto do Áureo, já deviamos estar com o jogo do bicho regularizado, como forma de captar recursos para aplicação em projetos da saúde e educação.

  2. ney disse:

    PSDB, só me lembro nos anos de desemprego no mandato de FHC.

  3. Regina Caldas disse:

    É insano acreditar na possibilidade de aulas de religião nas escolas. Num país de múltiplas religiões, a opção seria por qual? Não entendo como num governo laico o Parlamento tem a pretensão de legislar sobre religião.

  4. Áureo Ramos de Souza disse:

    Na minha opinião a Policia Federal esta com razão em discordar do pronunciamento de Dilma nos Stats. A Policia Federal vem trabalhando com afinco e mostrando a possibilidade de um Brasil novo e lá vem Dilma que não sabe se posicionar quando fala sem ter alguém escrito e diz merda. Quanto ao jogo do Bicho já devia ser legalizado a muitos anos e rendendo ao país. A caixa tem tantos jogos e de pior qualidade que o jogo do Bicho. Abriria portas para muitos empregos e renda ao país em todos os setores.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *