Início » Brasil » Setor de biotecnologia expande no Brasil
MERCADO BRASILEIRO

Setor de biotecnologia expande no Brasil

Relatório da FT Confidential Research mostrou que a área de biotecnologia oferece boas oportunidades para pequenos investidores

Setor de biotecnologia expande no Brasil
“A biotecnologia relacionada com a agricultura é a nossa melhor vantagem competitiva” (Foto: Wikimedia)

O setor de biotecnologia do Brasil começa a apresentar avanços notáveis, graças a um sistema emergente de start-ups que vem se espalhando ao redor de universidades em Campinas e São Carlos, no estado de São Paulo, especializadas em produtos farmacêuticos para doenças tropicais e em produtos de saúde vegetal e animal para o setor de agronegócios.

Um recente relatório da FT Confidential Research mostrou que a área de biotecnologia oferece boas oportunidades para pequenos investidores: o Brasil tem um bom mercado científico, pronto para produtos farmacêuticos para consumidores e para remédios para plantas e animais para o agronegócio.

Mas o setor enfrenta um impasse: os fundos governamentais para pesquisa estão se esgotando rapidamente por causa da crise financeira e a desvalorização do real. O orçamento de 2016 para o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação foi cortado em 24%.

“A biotecnologia relacionada com a agricultura é a nossa melhor vantagem competitiva”, disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, uma fundação de pesquisa de São Paulo.

Francisco Jardim, um dos fundadores da SP Ventures, acredita que “a revolução biológica é a solução” para a crescente rejeição de consumidores brasileiros ao uso de pesticidas na agricultura, o que, por sua vez, levou ao crescimento de pestes resistentes a certos tipos de químicos.

Fontes:
Financial Times-Brazilian biotech blossoms as state aid dries up

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *