Início » Brasil » ‘BNDES é o maior credor dos magnatas brasileiros’, diz ‘FT’
Bolsa Empresário

‘BNDES é o maior credor dos magnatas brasileiros’, diz ‘FT’

'Financial Times' diz que o BNDES concede empréstimos aos maiores empresários do país a taxas generosamente baixas

‘BNDES é o maior credor dos magnatas brasileiros’, diz ‘FT’
'O custo dos empréstimos dados pelo BNDES supera os gastos que o governo tem com o Bolsa-Família', diz jornal (Reprodução/Veja)

Uma reportagem publicada no último domingo, 11, no jornal Financial Times, critica os empréstimos que o BNDES concede a empresários ricos do Brasil.

Intitulada “BNDES: o maior credor dos magnatas brasileiros”, a reportagem cita como exemplo Jorge Paulo Lemann. Empresário mais rico do país, Lemann tem uma fortuna estimada em US$ 22,4 bilhões. Apesar disso, uma das empresas que Lemann controla, a Lojas Americanas, recebe empréstimos do BNDES a taxas generosamente baixas.

“O custo dos empréstimos dados pelo BNDES supera os gastos que o governo tem com o Bolsa-Família, o que fez o banco ganhar o apelido de ‘Bolsa Empresário’”, diz o jornal.

A reportagem também cita que o BNDES comprou ações das maiores empresa do país. O banco detém 17,3% da Petrobras; 24,6% da JBS; 18,7% da Eletrobras; cerca de 8,4% da Vale; e 30,4% da Fibria, maior empresa de celulose do país, formada a partir da fusão de Aracruz e Votorantim Celulose e Papel. O conglomerado X de Eike Batista também recebeu empréstimos do banco até 2013, quando entrou em crise.

Com empréstimos anuais maiores do que os concedidos pelo Banco Mundial, o BNDES é um marco da política petista de intervenção do Estado na Economia. Porém, críticos afirmam que os empréstimos do banco equivalem a transferir dinheiro do contribuindo para as empresas. Tal fato já tinha sido criticado pelo economista Armínio Fraga durante a campanha presidencial de Aécio no ano passado. “É preciso que haja algum objetivo público, alguma justificativa social”, disse Fraga.

Fontes:
Financial Times-BNDES: Lender of first resort for Brazil’s tycoons

5 Opiniões

  1. norberto disse:

    Só um imbecil pra crer que este governo e dos pobres! os pobres são os mantenedores, Dao uma esmola irrisória em troca do seus votos e pronto! este governo nada tem haver com pobres afinal todos estão muito rcos hj, querem esquecer o peiodo de pobresa, ricos sem galgar os degraus exigidos para se vencer.

  2. rene luiz hirschmann disse:

    Dinheiro barato só para os amigos do Rei, aposentado não consegue empréstimo com pagamento em folha por menos de 2.80 % mes.

  3. Carlos disse:

    BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento das Economias dos Socialmente mais Ricos. Viva o PT ,não se ajuda aos pobres arruinando os Ricos.
    Por isso que o ex-todo poderoso Enrolado EIKE ,comprou o paleto do lula por R$500.000.00

  4. Carlos disse:

    O dinheiro do contribuinte pobre é que sustenta os magnatas por intermédio do PT.

  5. helo disse:

    Sempre se soube que o Bolsa Rico era maior que o Bolsa Família, o pior é que estes empréstimos não são transparentes. Parece que o caso Petrobrás também é uma infinidade milionária de desvios para pessoas ricas. Não sei como os gerentes destas empresas e seus beneficiários não estão na cadeia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *