Início » Brasil » BNDES quer anular eleição de presidente interino da JBS
JBS

BNDES quer anular eleição de presidente interino da JBS

José Batista Sobrinho, pai de Wesley e Joesley Batista, foi eleito por unanimidade

BNDES quer anular eleição de presidente interino da JBS
José Batista Sobrinho foi eleito como presidente interino (Foto: Reprodução/Youtube)

No último sábado, 16, o Conselho de Administração da JBS se reuniu e elegeu por unanimidade o fundador da empresa, José Batista Sobrinho, como presidente interino. Ele vai assumir o cargo no lugar de seu filho Wesley Batista, que foi preso na semana passada. Este mandato vai até maio de 2019. No entanto, o BNDES, maior acionista individual da empresa, quer anular esta decisão.

Segundo o jornal O Globo, o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, vai consultar a área jurídica da instituição para avaliar a possibilidade de suspender a decisão, já que a reunião foi “convocada às pressas”. Ele diz que não sabia do encontro e que a representante do banco no conselho, Claudia Santos, “votou por conta própria”.

O BNDES tem defendido publicamente o afastamento da família Batista do comando da empresa. “O BNDES não mudou de posição. A conselheira votou por conta própria e pode ter sido pressionada. Ela votou no sufoco, é uma excelente advogada. Não tomei conhecimento da reunião antes. Foi uma reunião na calada da noite e convocada às pressas. Essa reunião pode ser invalidada por não cumprir com algumas regras de governança, como uma pauta prévia. Vou consultar o jurídico do banco para verificar a possibilidade de anular a decisão”, disse Paulo Rabello.

Segundo Rabello, ele havia autorizado verbalmente Claudia Santos, a indicar dois executivos do grupo para substituir Wesley interinamente: Gilberto Tomazoni, presidente global de operações da JBS, e Gilberto Xandó, presidente da Vigor, vendida pelo grupo J&F (holding que controla a JBS) para a mexicana Lala. A conversa entre os dois ocorreu antes da convocação da reunião de sábado. Claudia pediu sua renúncia este mês e vai ficar no cargo até 9 de outubro.

Fontes:
O Globo-Presidente do BNDES quer anular eleição de patriarca para o comando da JBS
G1-Pai de Joesley e Wesley Batista vai assumir presidência da JBS

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Markut disse:

    É trocar seis por meia dúzia.

  2. Rogerio Faria disse:

    Só maracutaia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *