Início » Brasil » Boatos de ‘uma nova Serra Pelada’ geram corrida do ouro em Mato Grosso
GARIMPO ILEGAL

Boatos de ‘uma nova Serra Pelada’ geram corrida do ouro em Mato Grosso

Em um mês, cidade de Pontes de Lacerda, em Mato Grosso, atrai cerca de 3 mil garimpeiros seduzidos por imagens de pepitas gigantes em redes sociais

Boatos de ‘uma nova Serra Pelada’ geram corrida do ouro em Mato Grosso
Imagens tiradas de redes sociais mostram os garimpeiros na região de Pontes de Lacerda e supostas pepitas de ouro extraídas de lá (Foto: Reprodução)

A pacata cidade mato-grossense de Pontes de Lacerda, a 483 km de Cuiabá, vêm atraindo pessoas de diversos estados dispostas a tentar a sorte no garimpo atrás de pepitas de ouro gigantes. Segundo cálculos da prefeitura, no último mês cerca de 2 mil aventureiros montaram tendas entre as serras da Borda e Santa Bárbara, a 30 km do centro do município, seduzidos por fotos de pepitas enormes e sacos de dinheiro postadas em redes sociais.

O alvoroço já rendeu à cidade de 40 mil habitantes o apelido de “nova Serra Pelada”, aumentando ainda mais o interesse, embora não seja possível confirmar a veracidade dos relatos. Na década de 1980, uma corrida do ouro em Serra Pelada, no sudeste do Pará, transformou a região no maior garimpo a céu aberto do mundo.

O município fica na fronteira com a Bolívia e surgiu da garimpagem, mas segundo a prefeitura fazia tempo que não se encontrava ouro ali. Boatos circulando no aplicativo Whatsapp contam que um homem encontrou uma pepita de 20 kg há cerca de um mês, dando início ao burburinho.

As pessoas que chegam para garimpar estão vindo de vários estados, como Bahia, Rondônia e Pará. Além disso, segundo a prefeitura, pessoas da cidade estão deixando seus empregos para irem à região garimpar.

Um morador da cidade entrevistado pelo jornal Estadão disse que um homem já teria sido ferido à faca por causa de uma pedra de 5 kg e que  surgiram pontos de prostituição no entorno da cidade.

A prefeitura diz que não pode agir para coibir o garimpo porque a serra é uma área de proteção ambiental federal. Os garimpeiros tem invadido o local por fazendas particulares. Alguns proprietários vêm tentando barrar o acesso, enquanto outros procuram lucrar com a febre do ouro, cobrando estacionamento, por exemplo, diz a reportagem do Estadão.

De acordo com os boatos, muitos garimpeiros têm conseguido ganhar entre R$700 e R$800 por dia usando técnicas rústicas de garimpo, depois que os “profissionais” tiram as maiores pepitas com detectores de metal.

Na última terça-feira, 13, o Ministério Público de Mato Grosso entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal em Cárceres pedindo o fechamento do garimpo e a retirada das pessoas. De acordo com o MP-MT, a exploração da área é ilegal, pois não há autorização emitida pelo Departamento Nacional de Produção Mineral. Além disso, o MP destaca que os recursos minerais são bens da União. A decisão da Justiça deve sair nesta sexta-feira, 16.

 

 

Fontes:
Folha - Fotos de pepitas gigantes em redes sociais criam nova 'Serra Pelada'
Cenário MT - Garimpo de Pontes de Lacerda já reúne mais de 3 mil garimpeiros
Estadão - 'Nova Serra Pelada' provoca corrida do ouro em Mato Grosso

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. william valadao de souza disse:

    vai tirar os garipeiros brasileiros para dar para uma multi nacional e esse pratriotismo nosso falta que o militarismo ta fazendo lembram de serra pelada apoio total ao os garipeiros brasileiro e compra justa do ouro feita pela caixa

  2. Josué Melo disse:

    Essa justiça vagabunda que tira do pobre pra dar pros ricos.a justiça deveria se preocupar com os duzentos milhões de dólares Que o PT RECEBEU DE PROPINA, COM OS BILHÕES DE REAIS QUE FORAM ROUBADOS DA PETROBRAS.EM VEZ DISSO ESSES Vagabundos ficam se preocupando com garimpeiros.

  3. ANA RITA FUGA disse:

    como pode o governo Federal deixar isso acontecer? Onde
    estão os órgãos ambientais, ministério do Trabalho, que servem só para multar as empresas que trabalham certo. onde estão ministério Publico, Receita Federal. Meio ambiente e etc…
    Esse País não tem governabilidade séria de Órgão nenhum !!!!!
    A não ser que esses garimpeiros sejam escravos de muitos políticos. Isso é quase certo!….

  4. Carlos U Pozzobon disse:

    Como os recursos minerais pertencem ao governo, já sei o que vai acontecer com estes garimpeiros.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *