Início » Brasil » Bolsonaro chama manifestantes de ‘idiotas’
EDUCAÇÃO

Bolsonaro chama manifestantes de ‘idiotas’

Para presidente, manifestantes pela Educação são ‘massa de manobra de uma minoria espertalhona’

Bolsonaro chama manifestantes de ‘idiotas’
Bolsonaro está nos Estados Unidos para receber o prêmio ‘Personalidade do ano’ (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Em sua chegada à Dallas, no Texas, nos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro chamou os integrantes das manifestações, que ocorrem pelo Brasil nesta quarta-feira, 15, de “idiotas”. O vídeo ganhou as redes sociais e gerou críticas ao chefe de Estado.

Diferentes manifestações tomam o país nesta quarta-feira. Os protestos são contra os bloqueios dos orçamentos das universidades federais, promovidos pelo Ministério da Educação. Para Bolsonaro, as manifestações estão sendo dirigidas por militantes, que são “uns imbecis”.

“É natural [que haja protesto], agora a maioria ali é militante. Não tem nada na cabeça. Se perguntar quanto é sete vezes oito, não sabe. Se você perguntar a fórmula da água, não sabe, não sabe nada. São uns idiotas úteis, uns imbecis, que estão sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo de muitas universidades federais no Brasil“, afirmou Bolsonaro.

Questionado sobre o bloqueio de verbas da Educação, Bolsonaro voltou a destacar que não houve corte, mas sim um “contingenciamento”. De acordo com o chefe de Estado, isso se deve ao novo governo ter pego um país “destruído economicamente”.

“Na verdade não existe corte, o que houve é um problema que a gente pegou o Brasil destruído economicamente também, com baixa nas arrecadações, afetando a previsão de quem fez o orçamento e, se não tiver esse contingenciamento, simplesmente entro contra a lei de responsabilidade fiscal. Então não tem jeito, tem que contingenciar”, destacou.

Críticas da oposição

Diante das afirmações de Bolsonaro, diferentes membros da oposição utilizaram as redes sociais para criticar o posicionamento do presidente. O deputado federal David Miranda (Psol-RJ), que substituiu o ex-deputado Jean Wyllys na Câmara, compartilhou um trecho do vídeo e falou sobre a atual situação educacional no Brasil.

“Universidades fechando, pesquisadores abandonando pesquisas, professores perseguidos, escolas caindo e o presidente prefere ofender manifestantes do que dialogar. VERGONHOSO!”, escreveu o parlamentar.

O ex-presidenciável Guilherme Boulos (Psol) destacou que “o Brasil é muito maior que Bolsonaro” e chamou a atenção para o “nível” do presidente, classificando a reação do presidente como “impressionante”.

Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição no Senado, criticou a afirmação de Bolsonaro, que fez alusão a uma possível falta de conhecimento matemático dos manifestantes. Rodrigues relembrou o vídeo do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que explicou o bloqueio na educação universitária com chocolates.

Diante das críticas, o assunto rapidamente apareceu entre um dos mais comentados nas redes sociais na tarde desta quarta-feira. Milhares de pessoas criticavam a afirmação de Bolsonaro.

Em contrapartida, os apoiadores de Bolsonaro chamaram a atenção para cartazes e bonés escritos “Lula Livre”. A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) compartilhou uma imagem, nas redes sociais, da parlamentar Gleisi Hoffmann (PT-RS) com um boné escrito “Lula Livre”. Segundo Zambelli, a foto é desta quarta-feira.

Enquanto isso, o deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP) compartilhou o posicionamento de Bolsonaro, classificando os manifestantes como “imbecis alienados”. Assim como Zambelli, Garcia chamou a atenção para as faixas escritas “Lula Livre”. “Idiotas: vocês são buchas de partidos políticos servindo a uma elite intelectual”, escreveu o deputado.

Leia também: Governo bloqueia bolsas de mestrado e doutorado 
Leia também: O cerceamento à Educação no Brasil

Fontes:
Folha de São Paulo-Bolsonaro diz que manifestantes contra cortes na educação são idiotas úteis e massa de manobra

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Rosangela disse:

    Esse presidente Bolsonaro falta respeito com a nação desde a época das eleições. Até hj perguntou, como ele foi eleito ? #forabolsonarolixo

  2. carlos alberto martins disse:

    concordo com o presidente.todas as universidades e faculdades gratuitas são para os que não podem pagar suas despesas.a maioria dos alunos são de família com condições de pagarem mensalidades,aja visto que o estacionamento dos alunos,tem em grande maioria veículos de alto padrão,entre eles .tais alunos que se dizem serem sem poderem pagar,gastam muita grana com as mesadas em barzinhos,cercados de muita bebida.todos os alunos deveriam apresentar uma certidão da receita federal,se o poder economico do declarado o isenta do pagamento.no caso de fraude declaratória o mesmo fica a disposição da justiça federal para as penalidades previstas em lei.

  3. Áureo Ramos de Souza disse:

    Para quem assistiu as manifestações ouviu muito claro que ele frisou que os que se infiltram nas manifestação são IDIOTAS. Os infiltrados são aqueles de bandeira vermelha e camisa vermelha que são do PT, Sindicatos e moleques não são estudantes e não sabem uma regra de três.Os reportes distorce sempre as palavras. Eu não sou reporte nem defensor de Bolsonaro mais entendi muito bem o que ele quis frisar.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *