Início » Brasil » Bolsonaro critica disque-denúncia contra abusos policiais
SEGURANÇA PÚBLICA

Bolsonaro critica disque-denúncia contra abusos policiais

Presidente ameaçou retirar o município de Cariacica (ES) do programa de segurança pública Em Frente, Brasil em caso de 'avalanche de denúncias'

Bolsonaro critica disque-denúncia contra abusos policiais
Cariacica recebeu policiais da Força Nacional para o reforço da segurança pública (Foto: Alan Santos/PR)

O presidente Jair Bolsonaro criticou, durante sua live semanal feita na última quinta-feira, 3, a liberação do disque-denúncia em Cariacica (ES) contra possíveis abusos policiais. Atualmente, a Força Nacional de Segurança está atuando no município.

O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho (PPS-ES), liberou a linha 162 da Ouvidoria Municipal para que cidadãos possam denunciar possíveis abusos policiais feitos por integrantes da Força Nacional. O município integra o programa federal Em Frente Brasil, que visa reduzir o número de crimes violentos em diferentes cidades – atualmente, cinco municípios participam do projeto piloto.

“Se é o que estou pensando, vou falar com [Sergio] Moro, se começarem a denunciar policiais, a gente troca de município”, ameaçou Bolsonaro. De acordo com o presidente, os policiais chegaram na cidade para reforçar a segurança pública e não podem ser expostos ao disque-denúncia que, segundo Bolsonaro, “na maioria das vezes é mentira”, pois “são os bons policiais que são denunciados”.

Atualmente, o Em Frente, Brasil ocorre nos municípios de Ananindeua (PA), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR), além de Cariacica. Segundo Bolsonaro, o programa, que recém-completou 30 dias, já reduziu em 53% o número dos homicídios.

“Então, pessoal de Cariacica, queremos o bem de vocês, pretendemos continuar o plano. Mas se tivermos uma avalanche de denúncias, em grande parte falsa, contra homens da Força de Segurança Nacional, eu vou sugerir ao Sergio Moro [que retire Cariacica do programa]”, completou Bolsonaro.

Através de uma nota, a prefeitura de Cariacica afirmou que a Ouvidoria Municipal, que existe desde 2017, é voltada para receber denúncias através do telefone 162.

“O município acredita no poder resolutivo do programa [Em Frente, Brasil] , e por isso aderiu ao mesmo. Informa ainda que atuou auxiliando no preparo e instalação dos agentes da Força Nacional na cidade”, diz a prefeitura em nota.

Fontes:
G1-Bolsonaro ameaça tirar Força Nacional de Cariacica se houver Disque Denúncia para policiais
Agência Brasil-Bolsonaro critica disque-denúncia contra Força Nacional

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *