Início » Brasil » Bolsonaro diz que indicará Moro ao STF
PRÓXIMA VAGA

Bolsonaro diz que indicará Moro ao STF

Moro, por sua vez, afirmou que quando a vaga surgir, em novembro de 2020, será feita uma nova avaliação, tanto por Bolsonaro, quanto por ele

Bolsonaro diz que indicará Moro ao STF
Bolsonaro disse que assumiu o compromisso com Moro após a vitória nas eleições (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Em entrevista à rádio Bandeirantes, o presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo, 12, que vai indicar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para a próxima vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

“A primeira vaga que tiver [no STF], eu tenho esse compromisso com o Moro [de indicá-lo], e pretendo… pretendo não. Se Deus quiser, nós cumpriremos esse compromisso”, disse o presidente durante a entrevista.

A indicação dos ministros do Supremo é de competência do presidente da República, porém o nome posteriormente precisa ser sabatinado no Senado. A próxima vaga no STF deve ser aberta em novembro de 2020 com a aposentadoria do ministro Celso de Mello, aos 75 anos.

Bolsonaro também afirmou que assumiu o compromisso com Moro após a vitória no segundo turno das eleições presidenciais, “porque ele abriu mão de 22 anos de magistratura”.

“Obviamente ele teria que passar por uma sabatina no Senado. Eu sei que não lhe falta competência para se aprovado lá. Mas uma sabatina técnico-política, tá certo? Então, eu vou honrar esse compromisso com ele, caso ele queira ir para lá. Ele seria um grande aliado não do governo, mas dos interesses do nosso Brasil dentro do STF”, ressaltou Jair Bolsonaro.

Em entrevista ao jornal português Expresso, em abril, Moro afirmou que uma indicação ao Supremo “seria como ganhar na loteria”.

Quando chegar a hora

O ministro Sérgio Moro, por sua vez, revelou que não pensa nisso agora. Faltando mais de um ano para a próxima vaga no STF abrir, Moro afirmou que a possibilidade será avaliada “quando surgir a vaga”. Ademais, disse-se “honrado” com a afirmação de Bolsonaro.

“Quando surgir a vaga, vai se avaliar. O presidente vai avaliar se vai manter o convite, eu vou avaliar se vou aceitar, se for feito. Não é uma coisa que hoje se encontra na minha mente”, afirmou Moro, segundo noticiou o Globo.

Além disso, Moro explicou que, no momento, o seu pensamento é fazer um bom trabalho dentro do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Ele revelou que, quando foi convidado, em novembro do ano passado, prometeu a Bolsonaro que seria “firme” contra crimes de corrupção, violentos e o crime organizado.


Fontes:
Uol-Moro será indicado para próxima vaga no STF, diz Bolsonaro

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *