Início » Brasil » Bolsonaro diz que programas sociais do PT estimulam a paternidade irresponsável
Entrevista ao 'Guardian'

Bolsonaro diz que programas sociais do PT estimulam a paternidade irresponsável

Deputado diz ao 'Guardian' por que apoia a redução da maioridade penal no Brasil e que 'prefere uma prisão cheia de criminosos a um cemitério lotado de inocentes'

Bolsonaro diz que programas sociais do PT estimulam a paternidade irresponsável
Bolsonaro tem planos de concorrer à presidência em 2018 (Reprodução/ABr)

As declarações polêmicas do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) não se resumem ao território nacional. Nesta sexta-feira, 17, em uma entrevista ao jornal britânico Guardian sobre a redução da maioridade penal no Brasil, o deputado explicou por que é um dos maiores defensores da medida.

“Um adolescente de 16 anos pode estuprar e matar 200 pessoas e, mesmo assim, não é tratado como um criminoso no Brasil. A maioria dos menores que cometem crimes sabem que se matarem suas vítimas terão menos chances de serem reconhecidos e, mesmo que sejam pegos, a punição não será maior por isso”, disse Bolsonaro.

O jornalista Bruce Douglas, autor da reportagem, usa dados da Unicef para contrapor os argumentos do deputado. Segundo um estudo da organização, dos 21 milhões de adolescentes brasileiros entre 12 e 17 anos, apenas 0,013% cometeram crimes entre 2006 e 2012. Por outro lado, a faixa etária representa 36,5% das mortes por causas violentas, como estupro, assassinato, ocorridos no período.

Bolsonaro, no entanto, rejeita o argumento apresentado, e acusa os programas sociais do PT de estimular uma tendência de paternidade irresponsável que criou uma geração de brasileiros que, infelizmente, não tem futuro e é propensa à violência por conta da falta de um sistema de punição rigoroso.

A reportagem lembra que o Brasil é o quarto país do mundo em população carcerária, com cerca de 500 mil presos. Desse total, 40% ainda aguardam julgamento. Os dados, no entanto, não mudam a opinião do deputado. “Prefiro uma prisão cheia de criminosos a um cemitério lotado de inocentes”, diz Bolsonaro, que tem planos de concorrer à presidência em 2018.

Fontes:
The Guardian-Brazil's 'bullets, beef and bible' caucus wants to imprison 16-year-olds

1 Opinião

  1. Renato Fregapani disse:

    As estatísticas no Brasil são feitas para confirmar a tese de quem as encomenda. E Bolsonaro é odiado por alguns, porque é sincero. E as pessoas preferem a mentira que convém.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *