Início » Brasil » Bolsonaro usa vídeo falso para atacar a Noruega
MATANÇA DE BALEIAS

Bolsonaro usa vídeo falso para atacar a Noruega

Presidente publica vídeo de matança de baleias em arquipélago da Dinamarca e atribui imagens à Noruega

Bolsonaro usa vídeo falso para atacar a Noruega
Vídeo foi postado no último domingo, 18, no Twitter (Fonte: Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) usou sua conta no Twitter no último domingo, 18, para divulgar um vídeo com imagens que aponta serem de uma matança da baleia na Noruega.

O vídeo divulgado por Bolsonaro mostra baleias sendo encurraladas e mortas por caçadores com arpões.

“Em torno de 40% do Fundo Amazônia vai para as….ONGs, refúgio de muitos ambientalistas. Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega”, escreveu o presidente na postagem.

O conteúdo, no entanto, é falso. Segundo apurou a Agência Lupa, de fact-checking, trata-se de uma montagem que mostra uma caça de baleias nas ilhas Faroë, um arquipélago pertencente à Dinamarca, localizado no Atlântico Norte, onde anualmente ocorre um festival chamado Grindadráp.

A rusga entre Bolsonaro e a Noruega teve início na semana passada, após o país escandinavo anunciar a suspensão do repasse de R$ 133 milhões para o Fundo Amazônia. Anunciada na última quinta-feira, 15, a decisão do governo norueguês seguiu a do governo alemão, que cinco dias antes havia suspenso o financiamento de projetos de preservação da Amazônia.

A decisão de ambos os governos foi tomada diante do temor da política ambiental do presidente brasileiro e do aumento do desmatamento no Brasil apontado em recentes levantamentos.

Ao comentar a decisão do governo alemão, Bolsonaro afirmou que o Brasil não precisa de verba alemã para preservação da Amazônia. Já sobre a decisão da Noruega, o presidente afirmou: “Noruega? Não é aquela que mata baleia lá em cima, no Polo Norte, não? Que explora petróleo também lá? Não tem anda a oferecer para nós”, disse o presidente.

A Noruega permite a caça comercial de Baleias. A prática, no entanto, segundo dados internacionais, vem diminuindo.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Bolsonaro divulga vídeo de caça de baleias em ilha dinamarquesa para criticar Noruega

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Carlos U Pozzobon disse:

    “A Noruega permite a caça comercial de Baleias. A prática, no entanto, segundo dados internacionais, vem diminuindo.”
    Parafraseando a reportagem: O Brasil permite a exploração comercial de madeira. A prática, no entanto, segundo dados internacionais, vem diminuindo.
    Quer dizer, parem de falar bobagem. A derrubada da mata Amazônica começou a ser tratada como questão ambiental nos anos 70, quando da construção da Transamazônica e da hidrelétrica de Tucuruí. De lá para cá, a única coisa que deu certo foi a criação de ministérios, paraestatais e ONGs para falar, falar e falar, sem resultado. E com o agravante de, com um ambientalismo xiita, jogar populações de garimpeiros e pequenos proprietários rurais na ilegalidade — pela expulsão de suas terras em pretensas demarcações indígenas –, forçando-os ao corte de comercialização da madeira para a sobrevivência, que também passou a ser perseguida com a destruição das máquinas. Alguma reação deveria ser esperada: e ela veio na forma de vinganças e assassinatos de fiscais e funcionários.
    Enquanto não se descobrir que a única solução para a Amazônia é a exploração capitalista da floresta, com cortes discriminados para manter a mata, a selvageria vai continuar.
    E queimar o patrimônio vegetal valioso para criar gado vai continuar sendo a forma de pacificar o uso da terra. Como aliás tem sido desde o descobrimento.

  2. jan disse:

    A reportagem mostra bem o que é a midia fake news. Realmente o video pode não ser na Noruega, mas ele mostra uma matança de baleias que ocorre na Noruega tambem. A Reportagem tenta deliberadamente manipular o leitor a pensar que Bolsonaro mentiu, até por deixar o fato real para a ultma linha do texto. Infelizmente a grande midia vem perdendo credibilidade por seu viés ideologico.

  3. Marcos disse:

    O pior de tudo são os passadores de pano querendo defender mais uma besteira desse pateta que está no poder. Esses caras querem arrumar confusão com outros países, mas acabam é passando vergonha. Esses eleitores idolatras e fanáticos do atual presidente já conseguiram a façanha de ser mais odiados que petistas.

  4. Rogerio Faria disse:

    Proteger a Amazônia é defender o Brasil.
    O desmatamento irá provocar mudanças no regime das chuvas no centro-oeste e sudeste, o que levará estas regiões ao risco de desertificação.
    Falar em defender os interesses nacionais aumentando áreas de garimpo e da agro indústria na Amazônia, é, no mínimo, uma sandice.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *