Início » Brasil » Bolsonaro volta a criticar Inpe
DADOS SOBRE DESMATAMENTO

Bolsonaro volta a criticar Inpe

Presidente diz que a exposição de dados do desmatamento, divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, ‘prejudica’ o país

Bolsonaro volta a criticar Inpe
'A questão ambiental aí fora é na verdade psicose ambiental', afirmou Bolsonaro (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em conversa com jornalistas na chegada de um restaurante em Brasília neste domingo, 21, o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar a divulgação de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o desmatamento.

De acordo com o presidente, a divulgação desses dados “prejudica” o país. Bolsonaro afirmou que o desmatamento precisa ser combatido e não “fazer campanha contra o Brasil”.

“A questão ambiental aí fora é na verdade psicose ambiental. Você tem que combater se tiver desmatamento, não é justo aqui dentro fazer campanha contra o Brasil. No mínimo, se o dado for alarmante, ele [Ricardo Magnus Osório Galvão, diretor do Inpe] deveria, em tom de responsabilidade, respeito e patriotismo procurar o chefe imediato, no caso o ministro e dizer: olha ministro, temos uns dados aqui, vamos divulgar, devemos divulgar, o senhor se prepare. Assim que deve ser feito e não de forma rasa como ele faz, que coloca o Brasil em situação complicada. […] Um dado desse aí, da maneira de divulgar, prejudica a gente”, afirmou Bolsonaro.

Na última sexta-feira, 19, o presidente Jair Bolsonaro acusou o Inpe de mentir sobre dados de desmatamento e acusou o diretor do órgão de estar “agindo a serviço de alguma ONG”.

Em resposta às críticas de Bolsonaro, o diretor do Inpe afirmou no último sábado, 20, à TV Vanguarda, que não deixará o cargo.

O Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou neste domingo, 21, um manifesto em apoio ao Inpe, ressaltando que “críticas sem fundamento a uma instituição científica, que atua há cerca de 60 anos e com amplo reconhecimento no país e no exterior, são ofensivas, inaceitáveis e lesivas ao conhecimento científico”.

Fontes:
G1 - Bolsonaro diz que divulgação de dados sobre desmatamento prejudica o Brasil

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *