Início » Brasil » Brasil autoriza número recorde de refúgios em 2014
cidadãos estrangeiros

Brasil autoriza número recorde de refúgios em 2014

Mais da metade dos pedidos aceitos pelo governo brasileiro são de sírios

Brasil autoriza número recorde de refúgios em 2014
Família síria vive em São Paulo e não pensa em voltar ao país natal (Fonte: Reprodução/G1)

Dados divulgados pelo Ministério da Justiça nesta segunda-feira, 12, revelaram que o Brasil concedeu um número recorde de refúgios a estrangeiros no ano passado: um total de 2.320.

De acordo com os dados contabilizados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), o número de pedidos de refúgio aceitos pelo Brasil no ano passado triplicou em relação a 2013 (649), o maior registro até então.

Mais da metade dos pedidos aceitos pelo governo brasileiro são de sírios que fogem da guerra civil em seu país. O conflito já provocou a morte de quase 200 mil pessoas, segundo Ongs de direitos humanos.

O Brasil acolhe atualmente 7.662 refugiados de 81 nacionalidades diferentes. Os sírios agora ocupam o primeiro lugar no total de refugiados no país (1.740), seguidos pelos colombianos (1.263) e angolanos (1.071).

De acordo com o Ministério da Justiça, o refúgio pode ser solicitado por “qualquer estrangeiro que possua fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, opinião pública, nacionalidade ou por pertencer a grupo social específico e também por aqueles que tenham sido obrigados a deixar seu país de origem devido a uma grave e generalizada violação de direitos humanos”.

O Conare recebeu no ano passado 8.302 pedidos de refúgio. Em 2013 foram 5.882 pedidos registrados.

Fontes:
G1 - Brasil concede nº recorde de refúgios em 2014; sírios já são o maior grupo

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *