Início » Brasil » Brasil bate recorde de mortes por dengue
EM OITO MESES

Brasil bate recorde de mortes por dengue

País registrou um total de 693 mortes por dengue confirmadas nos primeiros oito meses do ano

Brasil bate recorde de mortes por dengue
Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Nos primeiros oito meses do ano o Brasil já registrou um total de 693 mortes por dengue confirmadas. Trata-se do número mais alto desde 1990, o dado mais antigo disponível.

Leia também: Casos de dengue no país ultrapassam 1 milhão
Leia também: Dengue custa R$ 4,2 bilhões à União em cinco anos
Leia também: Vacina contra a dengue está pronta e pode ser lançada este ano

O recorde anterior foi registrado em 2013, com 674 mortes por dengue. O número de mortes por causa da doença até o final deste ano deve ser ainda maior, uma vez que os dados atuais consideram os registros entre 4 de janeiro e 29 de agosto.

De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde,
nos oito primeiros meses do ano foram registrados 1,4 milhão de casos de dengue, incluindo 1.284 considerados quadros graves.

O número de mortes por dengue no ano supera em 70% os casos registrados no mesmo período do ano passado.

A epidemia de dengue no estado de São Paulo, que deixou 667,5 mil pessoas infectadas, contribuiu para o recorde de mortes já registrado neste ano. Um total de 58% das pessoas que morreram por causa da doença neste ano viviam em cidades paulistas. Apenas quatro estados brasileiros ainda não registraram nenhuma morte por dengue no ano: Acre, Roraima, Sergipe e Santa Catarina.

Especialistas ressaltam que a população não deve banalizar os sintomas da doença. Grupos consideráveis vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pacientes com doenças crônicas ou com baixa imunidade, devem ficar ainda mais alertas.

O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde mostra ainda um avanço da febre chikungunya no país. A doença é parecida com a dengue e transmitida pelo mesmo mosquito, o Aedes Aegypti. Já foram notificados 12.170 casos da doença desde o início do ano. Deste total, 3.948 foram confirmados e os outros ainda estão sendo investigados.

Fontes:
Uol - Com 693 mortes, Brasil bate recorde de vítimas por dengue

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *