Início » Brasil » Brasil cai em ranking dos maiores vendedores do mundo
Exportações

Brasil cai em ranking dos maiores vendedores do mundo

Entre as 30 maiores economias do mundo, o Brasil apresenta a maior retração nas exportações, com queda de 7%

Brasil cai em ranking dos maiores vendedores do mundo
A nova posição do Brasil também mostra a falta de competitividade do setor industrial no mercado internacional

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial do Comércio (OMC), o Brasil sofreu a maior queda nas exportações entre as 30 principais economias do mundo em 2014. Além de cair no ranking dos maiores vendedores do mundo, o país perdeu participação no comércio internacional.

Leia mais: Comércio mundial crescerá 3,3% em 2015, prevê OMC

Entre as 30 maiores economias do mundo, o Brasil apresenta a maior retração nas exportações, com queda de 7%. O ano de 2014 foi o terceiro consecutivo sem crescimento nas vendas do país para o exterior.

“O Brasil, assim como outros países sul-americanos e de outras regiões, sofreu com a queda nos preços de commodities em 2014 e vemos que esse fenômeno pode continuar a afetar no futuro próximo”, alertou Roberto Azevedo, diretor-geral da OMC.

A previsão para 2015 e 2016 é de que as economias sul-americanas terão o pior desempenho do mundo, com aumento de apenas 0,2% neste ano e 1,6% no ano que vem. Enquanto isso, a expansão mundial será de 3,3% e 4%.

Além disso, os dados revelam uma revisão para baixo do crescimento do comércio mundial em 2015. Segundo a OMC, a falta de crescimento nos emergentes e as dificuldades na Europa obrigaram a entidade a prever uma expansão menor dos fluxos comerciais neste ano.

“O crescimento do comércio tem sido frustrante em anos recentes diante do crescimento baixo das economias depois da crise financeira”, afirmou Azevedo. “Olhando para o futuro, prevemos que o comércio continue uma recuperação lenta. Mas com o crescimento econômico ainda frágil e tensões geopolíticas, essa tendência pode ser minada”, disse.

A nova posição do Brasil também mostra a falta de competitividade do setor industrial no mercado internacional. Os dados revelam que a mudança no patamar de preços no setor de commodities não foi compensada por uma alta nos demais segmentos.

Fontes:
Estado de S. Paulo-Exportação do Brasil foi a que mais caiu entre grandes economias

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *